Ilse nasceu a 20 de Março de 1913 na pequena aldeia de Bauer, perto de Hannover, no norte da Alemanha.
Quando tinha cerca de 16 anos a sua família teve dificuldades financeiras, pois a morte do pai gerou várias despesas e o dinheiro não era suficiente.
A jovem Ilse partiu então para Londres com o objetivo de aperfeiçoar o seu Inglês. Tomou conta de crianças e frequentou uma das escolas da cidade.
Ao regressar à Alemanha os partidários de Adolf Hitler começaram a dominar o país. Tentou estudar e trabalhar em Berlim, mas como era judia teve de fugir do país para não ser levada para um campo de concentração.
Assim, em 1934, em plena 2ª Guerra Mundial, acabou por refugiar-se em Portugal, onde adquiriu a nacionalidade portuguesa. Fixou-se no Porto e casou-se com o arquiteto Arménio Losa. Publicou romances, contos, crónicas, trabalhos pedagógicos e muitos livros para crianças. Fez também traduções de alemão para português. O livro “A quinta das cerejeiras” teve o prémio Gulbenkian de texto em 1982. Em 1984, Ilse Losa obteve o Grande Prémio de Gulbenkian de Literatura para crianças pelo conjunto da sua obra.
Faleceu no Porto a 6 de Janeiro de 2006, com 92 anos.
Página editada por:
Inês Fernandes 12ºE