Nome completo: Maria Fernanda Moreira Ribeiro
Nascimento: 23 de julho de 1969
Atleta Portuguesa
Fernanda Ribeiro ganhou o ouro olímpico há 25 anos na corrida de uma vida. A mais importante das 12 medalhas em grandes eventos de Fernanda Ribeiro foi conquistada nas Olimpíadas de Atlanta 1996 ao ultrapassar na recta final dos 10 mil metros a chinesa e recordista mundial Wang Junxia. Num ano em que “até tinha dado a carreira como terminada” devido a um problema no tendão de Aquiles.
Fernanda Ribeiro, de 52 anos, teve cinco participações olímpicas e 12 medalhas em grandes eventos, entre as quais o bronze em Sydney 2000, que valeu novo recorde nacional, com 30:22,88 minutos
Foi condecorada pelo Presidente da Republica com a Ordem do Infante D. Henrique. Fernanda Ribeiro é atleta portuguesa mais medalhada de sempre!
Academia Fernanda Ribeiro
Fernanda Moreira fundou a academia Fernanda Ribeiro associação desportiva sem fins lucrativos, a “Academia Fernanda Ribeiro” está focada nas diferentes etapas da carreira dos atletas (da Iniciação ao Alto Rendimento Desportivo), no acompanhamento dos que praticam o Atletismo com objetivos de lazer, saúde e bem-estar, no processo de formação e reciclagem dos técnicos e professores de Educação Física.
E claro que ser atleta profissional e representar Portugal não é um mar de rosas. Em múltiplas entrevistas feitas a Fernanda Ribeiro a própria afirma que a pressão e a desilusão dominam muitas vezes.
“Não estava bem a nível psicológico e achava que tudo me corria mal. Se tivesse acreditado mais, se calhar tinha sido muito mais. É uma corrida que me deixou muita marca e nunca vou esquecer, mas há uma diferença muito grande entre ganhar um bronze e um ouro: a bandeira sobe na mesma, mas o hino que toca é o nosso”, vincou.
Frase retirada do artigo feito a Fernanda Ribeiro pelo Público
Fernanda Ribeiro foi, de certo modo, obrigada a abandonar o atletismo, em 2011. Aos poucos, também devido ao acumular de lesões, nomeadamente uma lesão grave no pé, que a foi afastando da atividade atlética. Nessa altura, os seus médicos diziam-lhe que “nem pelo prazer ia correr”, recorda, confessando que esse diagnóstico a desiludiu.
Em 1996, Fernanda Ribeiro, conquistou a medalha de ouro nos jogos olímpicos. Foi campeã do mundo em 1995 e campeã de europa em 1994. Em 2000 e 2004 ganhou a medalha de ouro nos campeonatos ibero-americanos.
Ao longo da sua carreira ganhou também diversas medalhas de bronze e prata.
Trabalho realizado por: Ana Mendes e Maria Valente, 12ºE
Página editada por Gonçalo Gaspar, 12ºA