A agonia dos rios brasileiros

Criado em 29/04/2019.



A AGONIA DOS RIOS BRASILEIROS


Não vou falar só de rios, mas também dos mares. UMA CONSCIENTIZAÇÃO PARA OS MOTORISTAS, BARQUEIROS, CAPITÃES DE EMBARCAÇÕES, TURISTAS E SUAS FAMÍLIAS, E NÃO PODEMOS DEIXAR DE CONSCIENTIZAR OS POLÍTICOS QUE REGEM AS LEIS.


Não jogue lixo na natureza, pois vem uma chuva e leva para os nossos rios, passam por lagos e lagoas e os rios desembocam no mar.


Quando for em alguma mata, praia ou rio, leve sacolinhas de lixo e quando estiver lotadas não jogue na natureza, leve até um local correto para descartar. Sempre que vou à praia, levo uma sacolinha plástica, junto o lixo, coloco dentro da sacola e descarto num cesto de lixo ou latão.


Estas águas são a nossa sobrevivência.


Antigamente era bom quando existiam as leis da Marinha que visavam a proteção e a defesa das margens de rios e praias em até (30) trinta metros, que era obrigatório estarem com toda a sua vegetação.


Veja os exemplos:

- O Rio Tietê na cidade de São Paulo: Meu cunhado era sócio do Clube Tietê e em frente ficava o Clube Esperia. Ele me contou que na época dele Você podia pescar, nadar e participar dos campeonatos de remo neste rio. Existiam muitas atividades que eram agradáveis demais. Se quisesse podia até sentar na beira do rio ou então em seu entorno e ficar descansando, ou fazendo um piquenique com a família. Hoje em dia você passa ao lado do rio à pé, de bicicleta, de carro ou ônibus, até caminhões, então você não suporta o cheiro. Se nunca passou lá, experimente visitá-lo, passe por lá, na Marginal Tietê. Em uma reportagem do Jornalista Otávio Mesquita foi mostrada uma obra de canalização de esgoto do Rio Tiete. Uma obra que após um certo período o Rio Tiete voltaria a ter vida e até ficar potável novamente. Pesquisei e não achei nenhuma informação sobre esta obra, parece que esqueceram de tudo.


- Morei também em Sousas, onde é cortada pelo Rio Atibaia. Era muito limpo, hoje em dia os peixes estão contaminados devido a poluição. Quando lá morava, cheguei a pescar, mas não confiava na pureza dos peixes, então quem pedia os peixes, eu doava. E se a gente não cuidar, um dia nós iremos morrer de sede e fome, pois tudo é relativo e tudo está ligado.


- Outra falta de respeito foi em Ilha Bela no litoral norte, era uma ilha cheia de mistérios, cheia de caminhos tortuosos pela mata, um mar calmo que só se torna bravio quando vem o vento sudeste. Tinha diversos camping's, milhões de turistas frequentavam a ilha e as praias sempre respeitadas e limpas. Existiam apenas construções dentro da cidade ou construções no alto, um pouco longe da praia, mas hoje em dia estão desrespeitando. Os turistas acabaram invadindo e construíram casas na beira do mar, às vezes à margem do mar em cima das pedras. A Ilha que era bela ficou feia, não é mais a mesma que conheci a tantos anos!


Veja o vídeo da Câmara dos Deputados com a presença do Sr. Sérgio Ayrimoraes da ANA - Agência Nacional das Águas e Maria do Carmo Zinato do IBEASA - Instituto Brasileiro de Estudos e Ações em Saneamento e tire as suas conclusões:

Aproveite e veja o Mapa hidrográfico do Município de Campinas: