Dona Rosa

Dona Rosa.wav

A dona Rosa possui 71 anos de idade. Morou na roça até os 39 anos, e depois, mudou-se para a cidade, com os seus 3 filhos e esposo.

Ela aprecia bons livros, principalmente, os de oração, os quais permitem que ela se sinta mais próxima de Deus.

Quando conversamos, ela relatou que sente muita saudade da família. Ela possui 15 irmãos, mas agora, 3 já faleceram. Relatou que sente saudades de quando ainda era solteira, pois a casa era cheia, com todos os irmãos e seus pais, que também já faleceram. Hoje, ela sente falta das reuniões, principalmente, no período da noite, que ela conta apenas com sua televisão como companheira. Nestes momentos, as memórias invadem o pensamento, trazendo à tona, muita saudade de um tempo diferenciado, onde não havia celulares ou filmes e apenas os “causos” e as gargalhadas ocupavam a noite.

Apesar de ter os 3 filhos e 6 netos, dona Rosa se sente um pouco sozinha, pois todos os filhos já se casaram. Os netos, a maioria, já são jovens, sendo que um, o qual ela é mais “agarrada”, já se casou. E assim, a família quase não encontra tempo para se reunir:

...“Saudade eu sinto quando eu era solteira, com as minhas irmãs, todo mundo junto. Era aquela alegria! O meu pai era muito bom. Chegava de noite, ele “colocava nós em roda” dele para rezar o terço.... Saudade da vida, quando vivia com a família, agora eu tenho saudade.... Tenho os netos, mas vivo sozinha.... Hoje, é só a televisão. Os filhos tudo casaram, tive poucos filhos, poucos netos, não temos movimento de encontrar... sinto aquela saudade de estar todo mundo junto, conversando”...

A dona Rosa é encantada por flores. Deixou que eu trouxesse de presente essa linda foto: