Meu nome é Nélida Marina Pistone, tenho 76 anos, e desde 2012 sou Presidente de SOS que é uma entidade beneficente sem fins lucrativos. Na ocasião que eu assumi a entidade estava totalmente abandonada, o prédio estava muito descuidado e junto com a Diretoria tivemos que começar a reconstruir-lo, até hoje este é meu trabalho.
Quando começou a pandemia eu tive uma sensação muito ruim, no começo eu pensei que estava acontecendo somente comigo, parecia um filme, difícil de acreditar que era uma epidemia mundial. Como os países de Europa estão distantes, a gente e não pensava que seríamos atingidos.
Eu fui obrigada a mudar meus hábitos, como sou uma pessoa bastante otimista e não me deixo abater facilmente pelos problemas logo comecei a procurar ser o mais criativa possível nestes momentos, assim que abri minha máquina de costura, tenho uma máquina de costura que tem 66 anos, e comecei a ajudar confeccionando máscaras para doação na nossa entidade. Meu dia é da seguinte maneira, eu procuro ocupar todo meu tempo, faço um pouco de crochê, um pouco de tricô, um pouco de costura, leio e também faço jogos no tablet, assisto filme e cuzinho de vez em quando. Então tenho bastante atividade, com isso eu acho que estou conseguindo passar esta pandemia mais tranquilamente. É Claro que mudaram um pouco meus hábitos, antes eu ia no SOS todos os dias, agora vou uma vez por semana e acompanho o trabalho de nossos colaboradores desde casa.
Então eu não sou uma pessoa que vive no passado, apesar de minha idade eu procuro sempre estar vivendo no presente. O futuro é uma coisa que a gente não sabe ainda o que vai acontecer. Eu brinco sempre dizendo que estou mais perto do fim que do começo, devido ao tempo que já vivi. Tenho muita experiência, morei em muitos lugares, então eu consigo passar para meus filhos e incluso para meus amigos toda vivência que eu tive. Acho que é importante que a gente de esta idade passe os exemplos de vida, de todo o que viveu ao longo da vida. Eu até lamento que não explorei meus pais, devia ter conversado mais com eles, mas aqui em casa eu procuro contar minhas histórias, porque todo idoso tem uma longa história. Brinco com minha neta dizendo que ela tem toda a tecnologia mais sabedoria eu que tenho.
Então esta é minha contribuição neste áudio e desejo que todos tenham uma paciência muito grande e tolerância para superar este tempo difícil.
Dona Nélida Marina Pistone é a Presidente de SOS, uma organização não-governamental voltada para a prestação de serviços sociais. Aqui se oferecem diversos cursos voltados para a capacitação e geração de renda, além de contribuições para a sociedade.
https://pocoshoje.com.br/blog/slider/sos-comemora-75-anos-de-trabalho-em-pocos/
https://www.facebook.com/pocossos/