Dona Romilda

Seguindo a incrível proposta da atividade interdisciplinar, que nos proporcionou grandes aprendizagens, nós tivemos a oportunidade de conhecer e ter uma agradável conversa com a querida Romilda Isidoro, uma aposentada de 60 anos de idade que nos mostrou um exemplo de mulher forte, batalhadora e zelosa em que seu bem mais precioso é sua família.

A simpática dona Romilda é um pouco tímida e nos contou brevemente um pouquinho de sua trajetória, ela viveu sua infância de uma maneira simples com sua grande família humilde em uma fazenda chamada São Luís, no Sul de Minas Gerais, se mudou para a cidade de São Lourenço somente em sua adolescência, aos 18 anos se casou e teve três filhos, um aos vinte anos, outros aos 26 e seu último filho aos 32 anos. Uma mulher que sempre batalhou para criar seus filhos com todos princípios e crenças, respeitados por ela e sua família.

Após esse breve relato, dialogando de maneira leve e com grandes vivências. Perguntamos a ela o que ela mais sente saudades, e dona Romilda gentilmente e com o olhar carregado de memórias nos respondeu, que tinha saudades de seus filhos pequenos, da infância deles, das brincadeiras, dos passeios, das caminhadas e nos relatou que atualmente eles estão moços, bem criados e quando ela para e pensa, bate uma saudade no coração de mãe, semelhante também ao coração de pai, que tem esses momentos únicos guardados para sempre. Com alegria no olhar dona Romilda, relatou que nos dias atuais ela mata essa saudade com os quatro netos dela.

Contudo, mesmo sendo uma conversa realizada de maneira online, de uma forma não tão habitual para dona Romilda, como ela mesmo nos relatou, notamos que foi um diálogo emocionante, rico em aprendizagens e mais proporcionamos a dona Romilda um momento de reflexão, ternura em momentos tão difíceis que estamos vivenciando, tivemos uma troca tão carinhosa e de uma maneira tão especial.