Jesus é o criador?

SERA QUE JESUS É O CRIADOR?

por mensageiro.

observe o texto de João 1:3 que diz: Todas as coisas vieram a existir por MEIO dele, e SEM ELE nem mesmo UMA só coisa veio a EXISTIR.

Podemos notar nesse texto que diz que todas as coisas veio a existir POR MEIO DELE ou seja, Jeová usou Jesus como o meio da criação (usou a preposição grega "DI" nesse texto, falando que Jesus é o intermediário...)

Mas no mesmo texto fala que "SEM ELE nem mesmo UMA só coisa veio a EXISTIR", Primeiro observamos que se trata de Jesus ser O MEIO da criação, ele não é o criador, não tem uma passagem que diz que Jesus é o criador de tudo. Ele pode fazer coisas, mas ele NÃO é o criador das coisas, por que?

Veja um exemplo...

O arquiteto planeja uma casa, como se deve fazer a casa tudo certinho e detalhadamente, aí ele tem dinheiro, e compra todos os materiais para construir aquela casa, faz o cimento, massa, planta da casa etc... e contrata um pedreiro... O pedreiro escuta todas as instruções e pega todos os materiais já feitos, Aí faz a casa toda...

Agora a pergunta

"Quem foi que criou e quem foi que fez a casa?" / Resposta - o arquiteto criou, e o pedreiro fez...

Criar: Começar, originar, iniciar.

Fazer: produzir, fabricar....

Esse é o sentido da bíblia nas 2 palavras na bíblia, palavra grega por exemplo para criar é - Sabiamente, de grego koiné δημιουργῶ ( Demiurgo ) , forma contraída de δημιουργέω ( dēmiourgéō , “ praticar um artesanato")

Então é a mesma coisa com jesus e Jeová.

Jeová planeja tudo certinho como tem que fazer e da o poder para Jesus executar, Jesus é como um mestre de obras, como um pedreiro, então ele faz as coisas... (não que Jeová não possa fazer.) Na verdade Jesus é basicamente um ajudador, ele recebe as instruções e o poder para fazer as coisas.

Por exemplo o texto de

Gênesis 1:26,27 que diz - Então Deus disse: "FAÇAMOS o homem à nossa imagem

perceba que está no plural, ou seja, Mais de 1 pessoa pode ter ajudado a fazer!

"A palavra hebraica ba·ráʼ e a grega ktí·zo, ambas significando ‘criar’, são usadas exclusivamente com referência à criação divina.”

Quando o ato abrange o papel do Filho (a “Palavra”, ou o “Verbo”, de João 1:1) o verbo usado é ʽa·sáh (“fazer”). (Gênesis 1:26) Mas, quando a atuação é da parte de Jeová Deus, usa-se o verbo ba·ráʼ (“criar”): Gênesis 1:27.

1 coríntios 8:6 diz - para nós há realmente um só Deus, o Pai, de quem PROCEDEM todas as coisas, e nós existimos para ele; e há um só Senhor, Jesus Cristo, por meio de quem são todas as coisas, e nós existimos por meio dele.

Note - o texto diz que TUDO o que procede é do pai, nem mesmo mencionou o filho, e falou que é por meio dele que são todas as coisas.

SEM ELE nem mesmo UMA só coisa veio a EXISTIR --- João 1:3

Obviamente então que Não iria vim as coisas pois Jesus ajudava e fazia as coisas. Jesus ajudou a Jeová a fazer o humano, "façamos a nossa imagem", sem Jesus provavelmente não teria como vim a coisa (humano) ...

Mesma coisa eu o fulano fazer um motor, Se nós 2 fizemos acabado, então nós 2 fizemos, e foi pelo intermédio daquela pessoa que eu consegui fazer o motor... Mas se eu tivesse colocado ele em uma mesa já acabado, e tirasse do motor tudo o que o fulano fez nele, será que o motor iria vim a existir/ligar? Claro que não, mesma coisa com jesus....

Veja esse texto agora

Gênesis 2:19 - Jeová Deus tinha FORMADO do solo todo animal selvagem e toda criatura voadora dos céus [.....]

Então veja que JEOVÁ Deus que formou do solo, e obviamente esse texto não exclui a Jesus de ter ajudado seu pai a fazer as coisas. Ali está falando de jeová, Por exemplo é a Mesma coisa essa notícia abaixo:

num artigo sobre Taj Mahal, a enciclopédia delta universal diz que ele foi (o Taj Mahal) "construído pelo imperador mogol xá jehan" 'MAS ELE NÃO O construiu pessoalmente, pois o mesmo artigo acrescenta que foram 20.000 homens na contrução...

GENESIS 1:16 FALA QUE DEUS FEZ A LUA E O SOL, 2 LUZEIROS:

Visto que o sol, a lua e as estrelas estão incluídos nos “céus” mencionados em Gênesis 1:1, eles foram criados muito antes do Quarto Dia. No quarto dia, Deus passou a “fazer” com que esses corpos celestes ocupassem uma nova relação para com a superfície da terra e a expansão por cima dela. Quando se diz: “Deus os pôs na expansão dos céus para iluminarem a terra”[versículo 17], isto indica que se tornaram então discerníveis da superfície da terra, como se estivessem na expansão. Também, os luzeiros deviam “servir de sinais, e para épocas, e para dias, e para anos”, provendo assim mais tarde diversas maneiras de orientação para o homem. — Gên 1:14.

O verbo (“fazer”) foi usado para descrever a ação divina de tornar tais corpos celestes visíveis na atmosfera extremamente gasosa daquela época.