Ateísmo - Perguntas e Respostas

RESPONDENDO PERGUNTAS DE ATEU

Observação: Algumas argumentações foram pegas do site "O Caminho Para O Novo Mundo". As respostas são claras e objetivas. As principais perguntas que o ateu faz para o cristão Respondida! Leia todo artigo para obter conhecimento...


Pergunta 1 - Quem criou Deus?

perguntar quem criou Deus é o mesmo que perguntar quem criou a causa que gerou o primeiro efeito. portanto, o próprio ateu não teria como provar essa conclusão.


Pergunta 2 - Qual Deus é o verdadeiro, o seu?


Não é porque existem filmes piratas que não haja o filme original a partir do qual outros foram copiados e modificados sem possuírem em si mesmos as marcas da originalidade.

Isso seria o mesmo que afirmar que não existe uma cédula verdadeira devido a existirem muitas outras falsas. Na verdade é por conta dessas cédulas falsas e filmes piratas que existe a cédula e o filme verdadeiro.

Muitas conclusões cientificas depois de algum tempo precisaram ser revistas e atualizadas, pois estiveram baseadas em dados equivocados ou estavam desconsiderando outros dados e informações.

Nem por isso precisamos apelar para qual dos dados científicos seja o certo.

Existem algumas conclusões lógicas ao perceber como é Deus e qual Deus é o verdadeiro. Invisível, Todo poderoso, Bom...

René descartes em seu livro discurso do método, fala sobre os caminhos que seguiu, a razão que ele conduziu... Gastou muito tempo com as leituras de livros antigos, história e fábulas.

Ele diz: "é bom saber algumas coisas dos hábitos de diferentes povos para julgar os nossos mais justamente. E não pensarmos que tudo quanto é diferente dos nossos costumes é ridículo e contrário à razão."

Poderá ver: Por que faz sentido crer na bíblia? o artigo está apresentado no site: mensageiro TJ.


Pergunta 3 - Deus mandou matar pessoas na sua bíblia!


Deus existe e toda a vida a ele pertence por ter dado origem a elas, apontado os objetivos pelas quais elas vieram a existência, logo, ele estaria plenamente justificado em extrair a vida de quaisquer pessoas que não estivessem vivendo suas vidas segundo tais objetivos.

O ateu não poderá apelar para o livre arbítrio

a pessoa para poder prosseguir uma vida sem Deus deveria isentar-se totalmente do uso dos recursos divinos, e isso implicaria em perpetuar a própria existência, criar um universo paralelo ao projetado por Deus e usar para isso elementos originais e não os criados por Deus. Deus age como uma mãe e um filho. Uma criança tem que tomar uma injeção, ou ir ao hospital, e o médico diz para segurar o filho que ele vai dar uma injeção. No momento Deus vai "agarrar a criança." Já no caso da morte, é o que Pablo Neruda disse: Você é livre para fazer suas escolhas, mas é prisioneiro das consequências.**

Como várias pessoas morrem por ter feito crimes e o povo não reclama. Por que então reclamam de Deus?


Pergunta 4 - Por que na nossa era cientifica, milagres não mais são relatados ou verificados?


Os milagres de uma vez era mais pelo caso de que não tinham a bíblia feita como hoje, usavam de tais estatísticas para que os outros poderiam ver. Hoje já temos ela para crer. Usamos ela como meio.

o ateu pressupõe que os relatos das Escrituras de milagres divinos eram produzidos e mencionados aos milhares em todas as horas do dia.

Existiu longos períodos de tempo nos quais não são nem ao menos mencionados tais ocorrências nas Escrituras.

o milagre como possibilidade não viola as leis da física e nem da lógica, apenas demonstra o quanto o nosso conhecimento destas leis ainda é precário e limitado. Existem leis e forças para as quais o próprio ateu reconhece terem suas fontes desconhecidas. As próprias leis que trouxeram as leis do universo a existência são elas mesmas desconhecidas.

De fato, o milagre pode ter muitas formas pelos quais é compreendido como tal, pois existir é em si mesmo um milagre.

"Só há duas maneiras de viver a vida: a primeira é vivê-la como se os milagres não existissem. A segunda é vivê-la como se tudo fosse milagre." - Albert Einstein ***

Pergunta 5 - por que Deus não cura seus servos?


porque Deus não tem nenhuma obrigação para com os humanos. Querendo ou não, a cura nem sempre é só no sentido físico. Mas pior ainda é a dor que sentimos na nossa "imaginação", no nosso psicológico. Deus é um refugiu para nós. Confiando nele nós podemos enfrentar vários obstáculos.

Pergunta 6 - como você pode crer em Deus se nem pode vê-lo?


Bom, certamente nosso mundo é repleto do conhecimento, uma pessoa intelectual, inteligente, chega a 1%, por exemplo, do conhecimento de 20.000 livros de biologia e história. E muito menos de todo conhecimento que nós temos hoje. Será que essa pessoa sabe 98% do conhecimento? 55%?

O resto do conhecimento, a pessoa simplesmente não sabe, não viu, não vê. Então você acharia certo que Deus pode couber nesses 98% 99% 100% de todo conhecimento?

Claramente se ele é o todo poderoso deve, e ocupa esse espaço imenso de todo conhecimento.

Então para você ver, "saber" de Deus, precisaria ter os 100% do conhecimento. (De tudo)

Será que uma pessoa tem os 100% do conhecimento no mundo para observar a sua existência? - NÃO

Temos de saber que Deus é algo transcendental, não imanente...


Pergunta 7 - nós somos muito limitados. O próprio sol causa câncer em nós.


Veja se o sol causa câncer nas plantas... Não, ele não causa!

O que acontece é o que precisamos para o sol não reagir assim em nós.

Na química como:

composição óxido de zinco e dióxido de titânio que ajudam muito a sua pele.

Simplesmente ao passar dos milhares de anos poderia então ter sido desgastado, e a qualidade foi sendo inferior.

Nós temos a nossa atmosfera. Ela ajuda com os raios que nos prejudicam. É basicamente o melhor protetor solar que existe. Mas, com o tempo que foi passando, tais como a atmosfera / camada de ozônio. E nossa pele não ficaram perfeitos. Nada do que hoje temos seria perfeito.

Sobre a questão das limitações humanas: algum tipo de limite é sempre natural, há padrões morais que envolvem o bem estar de outros seres vivos. Fora isso, creio que a maioria dos limites que nos foram impostos hoje, são todos artificiais ou até introjetados por memorização contínua. Coisas como voar, ou levitar, mergulhar sem se afogar, serão coisas comuns quando o homem se tornar sapiente do fato de que tudo é um sonho. O que ele precisa fazer neste sonho é vivê-lo com equilíbrio, e os limites naturais de hoje desaparecerão. Mais poderes, só com mais responsabilidade.

Se tivéssemos hoje os poderes de Cristo, nos aniquilaríamos uns aos outros. Você sabia que Deus não pode tudo? Sim, por exemplo, é impossível para Deus mentir. É impossível para Deus, deixar de existir. É impossível para Deus criar outro Deus igual a si. É impossível para Deus fazer o ontem deixar de acontecer. É impossível para Deus fazer injustiça. Deus não pode fazer o tempo retroceder. Deus não pode fazer um triangulo de quatro cantos. De fato, Deus não pode realizar certas proposições, mas isso não é porque ele não tem poder, ou por limitações, e sim porque a natureza de Deus é a verdade e a lógica, e nenhuma ação que seja ilógica e na qual a verdade não esteja presente pode ser produzida por Deus, já que seria negar a si mesmo.

Cada qual tem propósitos e fins que se adequam a sua natureza. A perfeição da laranjeira é fornecer laranja, seria imperfeita se desse uvas. Tudo ele fez dentro de seus propósitos e especificidades visando um fim.


Pergunta 8 - Prove que Deus exista. Pessoas inteligentes não crê nele.


Na verdade quem tem que provar o contrário, da não existência dele, é a própria pessoa ateia, já que a Maioria crê nele. É mais de 80% da população. E muitos intelectuais e cientistas criam nele --- Clive Staples Lewis / Isaac newton / Fiódor Dostoiévski / Gottfried Wilhelm Leibniz / Louis Pasteur / Blaise Pascal / Antony Flew

Rene descartes

E depende muito do como você vê o que é uma prova. Pois muitos ao ver uma pegada de um pé na praia é uma prova cabal de que alguém passou lá. Já outros, podem achar que foi feito a pegada usando objetos, ou até mesmo achar que foi aleatoriamente, e só nosso cérebro que projeta uma 'ilusão.'

Outros até mesmo tem a prova de algo com suas Próprias Experiências, portanto, não precisa convencer ninguém de algo.


Pergunta 9 - Eu penso que crer em Deus é um apelo a ignorância. Também muito bem posso imaginar o que quero.


Crer em Deus não é um apelo a ignorância. Mas é uma lógica envolvendo a objetividade da nossa vida e até conclusões e hipóteses boas. Tais como a hipótese do originador da vida. Já que vemos nosso Universo como uma música em harmonia e não ruídos sem sintonia. É totalmente lógico uma pessoa encontrar uma casa e perceber que alguém criou e não que as madeiras caíram e formaram ela.

Se você está num escritório, e vê cadernos jogados no chão que caiu duma prateleira. Você vai levantar hipóteses se aquilo caiu aleatoriamente pelo vento ou se alguém o derrubou. Você analisando observa que alguém derrubou, já que o vento aleatoriamente não podia pois a janela estava fechada.

Falando sobre o imaginar e Deus. É esse mesmo o método que Rene descartes usou para provar a existência de Deus. Observe:

""Sobre o método que usou, é justamente porque Deus existe de que a idéia de Deus é concebível. Ele dizia que, para pensar, tinha que existir. A famosa frase 'Penso logo existo."

A idéia de que apenas eu existo e todo resto em volta de mim são representantacoes que eu percebo. Portanto, algo que eu penso logo existe.

Então tudo que nós vemos não seria mera ilusão.

Alguns exemplos como unicórnios e fadas.

O unicórnio é um cavalo com chifre. Você pega o chifre que existe e põe num cavalo que também existe. O unicórnio existe? As partes do unicórnio existe.

A fada, nós devemos reduzir uma pessoa e o seu tamanho e colocar assas.

A assa pode ser de borboleta por exemplo...

Ou seja, a mulher e a assa existem. E você compõe e imaginou tal ser.

E o que garante essa correspondência é a de Deus. Veja que o homem é finito. Como pode então conseguir pensar na idéia dum ser infinito, todo poderoso, invisível? É porque se pensamos num ser infinito. É porque deve haver um ser infinito.""



Pergunta 10 - Muitos teístas afirmam muitas coisas anticientíficas que não tem como aceitar!


não devemos imaginar que todos os que se arrogam a si mesmos como apologistas da fé cristã, de fato estejam minimamente capacitados para isso.

Alguns ateus talvez argumentem sobre a cobra que falou e outros animais.

Na verdade ele comete um erro grodesco em afirmar isso. Já que não aparece nenhum animal falante na bíblia. Mas animais que foram usados como tal... por exemplo de Adão e Eva a cobra, a criatura animalesca, de fato não estava a falar com Eva, mas foi usada como meio de enganar Eva, assim como um ventríloquo usa um boneco para ''iludir'' uma criança fazendo-a crer que a voz e a comunicação está vindo do próprio boneco.

Sobre o cajado que virou uma cobra. A bíblia não trata duma linguagem científica, mas podemos observar que o correu uma metamorfose. nós vemos ali uma metamorfose. Ou seja, é um ser que transforma em outro animal apartir do tempo, até sua maturidade.

Deus é o criador de tudo, e sabe todo e melhor processo químico e biológico. Ele usou tal técnica para um cajado transformar numa cobra.

Temos que saber que a matéria não passa de átomos. Ela é criada pelo nosso detector (olho) e levado até o cérebro como uma informação. O que faz ver tal objeto, por exemplo, a cor... Seria a luz.

Deus ou poderia criar ilusão na mente daquelas pessoas ao verem a cobra ou Simplesmente usar o processo metamorfose. Imagina uma pessoa que nunca viu como "nasce" uma borboleta. E derepente vê como é o processo. É claro que ela vai achar um milagre ou até mesmo estranho. Por nós e a ciência ter desconhecimento do que ocorreu com o cajado, isso não impede de que aconteceu. Pois é totalmente possível.

Já da jumenta de balãao. Sabemos que a linguagem existe nas mais variadas formas, e que ela não se limita a um conjunto específico de sinais ou fonemas. Comunicar é informar e fazer com a mensagem ou sentimento intencionado chegue de um emissor a um receptor, e que esta mensagem seja compreendida quando chega ao destinatário.

Ora, partindo da ideia de que existe um Deus que criou todas as criaturas e compreende suas linguagens e sentimentos, seria acaso impossível que este Deus abrisse uma exceção quando desejasse, a fim de tornar compreensível pela decodificação e conversão, uma informação para outra estrutura de linguagem possibilitando que alguém compreendesse algo que de outra forma não compreenderia?

Deus poderia usar o processo que quisesse para outro Entender algo. Até mesmo entender o que Deus falou através da jumenta pelo que ele conseguiu compreender em sua mente ou Simplesmente a comunicação seja ela como for que a jumenta fez...


Pergunta 11 - A religião tenta impedir o progresso cientifico!


não se usa casos particulares para fazer afirmativas gerais e atribuir certas ações isolados a todas as pessoas. Uma coisa que o ateu ou cientista devem compreender é que o verdadeiro cristão não é contra os avanços da ciência e conhecimento. até mesmo vários cristãos ajudaram no desenvolvimento, exemplo:

Isaac newton, Gottfried Wilhelm Leibniz...


Pergunta 12 - A evolução refuta o teísmo, a existência de Deus.


Vimos de Gênesis que Deus inicia a vida terrena a partir da água, e durante um processo que nas escrituras se chama de “dias”, que no idioma original em que a Bíblia foi escrita pode referir-se a “eras” ou “períodos”, Deus teria gradualmente trazido novas espécies a existência. Assim, já iniciamos desmontando a ideia equivocada de que a evolução refuta o teísmo, pois de fato não o faz mas apenas colocaria, se fosse factual, como o meio pelo qual Deus teria trazido todas as espécies a vida.

Deus poderia omitir ou inserir informações no DNA de uma espécie causando que desta surgisse uma nova que se encarregaria de preservar estas informações e configurações a uma nova prole. Quando Então Deus desejasse, ele poderia usar esta configuração adicionando novos dados e então a prole desta nova configuração, viria com aspectos adicionais que levariam aquele grupo a uma inovação, trazendo uma nova espécie. Seria uma engenharia genética. Se este fosse o caso, percebemos que não teria nenhum problema entre a evolução e a existência de Deus, pois Deus seria o cientista que estaria se encarregando de conduzir e condicionar a evolução, até chegar à raça ou espécie humana finalizando nela os updates (atualizações).

Ora, sabemos que no DNA tem informações que estão codificadas e que são a planta de construção de um ser vivo. Informações não surgem do nada, pois informações carregam instruções e estas instruções visam um fim que geralmente resultam em algo útil.

podemos apenas concluir que nada surge a partir da inércia absoluta, mas sim de um movimento que cause e anteceda ao efeito, e esta causa ou movimento para dar inicio a algo, precisa de iniciativa, de volição.


Pergunta 13 - O teísmo pressupõe Deus como causa, mas não pode prová-lo.


O ateismo também pressupõe um nada e aleatória causa, e não pode provar. Como já dito, devemos ver o que a pessoa pensa por "provar". Pois muitos ao ver uma pegada de pé na praia, é uma prova cabal de que alguém pisou lá.

E Deus é a mesma coisa. Pressupõe ele pela própria complexidade que temos no nosso universo. A harmonia em si. A Sequência de Fibonacci é apresentada em basicamente todo o Universo. Não é nenhuma ignorância a pessoa pensar que alguém criou uma casa que ela vê numa floresta em vez de as árvores caírem e aleatoriamente se fazer a casa.

A obra do autor dá evidências suficiente de sua existência ou de que tenha ao menos existido. Uma escultura é capaz de fazer com que uma pessoa que a encontre em meio e uma floresta, exclame afirmando que houve alguém por ali.

Acho muito mais plauzivel por alguém para fazer um motor, do que por o motor numa caixa, e esperar que daqui 1 milhão de anos ele estará funcionando. Realmente a uma fé maior do que crer Em Deus como o originador da vida.

É como se a EVOLUÇÃO que o ateu crê tivesse algum fato plausível, Não existe evidências arqueológicas que suportem as transições das espécies, e o chamado elo perdido continua tão ou mais perdido hoje que no passado.

O universo certamente ouve uma causa. Esta causa do universo não pode ela mesmo ter uma causa, pois se tivesse, nos estaríamos apenas acrescentando causa como mais um efeito que também deveria ter tido uma causa. Fica claro que um regresso infinito de causas é logicamente impossível, logo, a causa original não tem causa, pois ela mesmo é o motor que moveu tudo, de modo que o ateu também pressupõe uma causa, mas não pode prová-la, mas nega-la é absurdo e patético.

Pergunta 14 - A mecânica quântica explica o porquê as coisas se organizam.


Bom, mecânica quântica é somente uma lei...

Veja o que disse Isaac Newton, o próprio que "criou" a lei da gravidade:

"A gravidade explica os movimentos dos planetas, mas não pode explicar quem colocou os planetas em movimento. Deus governa todas as coisas e sabe tudo que é ou que pode ser feito." ***

Posso aplicar esse mesmo principio na mecânica quântica.


Pergunta 15 - Me explique então as falhas dos animais, têm animais que apresentam coisas bizarras sem utilidade, que até nos seres humanos simplesmente podem nascer: gêmeos grudados, não se esquecendo também da violência animal. Cadê a perfeição?


Para Responder essa pergunta eu iria misturar um pouco da minha religiosidade. Mas, vou explicar de uma forma melhor e simples.

Digamos que eu faça um carro, o carro eu criei ele PERFEITO, mas, a partir do uso desse meu carro, poderá surgir algumas falhas: batida, ferrugem, etc.

É a mesma coisa Deus, ele criou tudo perfeito, mas as coisas estão sujeitas a imperfeição. O motivo? Pecado...

As pessoas que ficam grudadas, simplesmente é uma falha que houve (falha genética), já que nosso mundo é imperfeito, misturando religiosidade, eu acredito que depois que veio o pecado de Adão e Eva, as coisas estão como estão pelo pecado.

Outros exemplos que nós podemos ver, é o circulo da morte das formigas, os animais atacando outros animais... Na verdade, temos que saber que a natureza reflete o caráter dos humanos, o mundo humano reflete no mundo animal. Da mesma maneira que existe violência aqui, existe violência no "reflexo" de nós, na natureza. (Gênesis 1:26) Antes de criticar a natureza pela suas coisas imperfeitas, lembre-se que ela reflete a nós.


Pergunta 16 - Se tudo faz parte do plano de Deus, que diferença faz rezar ou não?


Se você tem que "fazer necessidades" diariamente, então para que se alimentar? Ou seja: Você sabe que tem que fazer suas "necessidades", mas enquanto não acontecer... a comida estará te mantendo com aquilo que seu corpo precisa. Pegando esse mesmo raciocínio, você sabe o que vai acontecer, mas precisa orar para se manter "vivo" e com fé até que se cumpra.


Pergunta 17 - Como Deus julga os que vieram antes da Bíblia?


Sinceramente, esse é o pior argumento da lista. Mas por incrível que pareça têm pessoas que utilizam. O povo de Deus, ou pessoas que fazias parte do povo de Deus, como noé, nem mesmo tinha uma Bíblia. Ela foi escrita depois. Os Hebreus nessa época nem mesmo tinham a escrita desenvolvida. Muitos passavam seus relatos pela fala. O dilúvio? Ele ocorreu quando nem mesmo o V.T tinha sido escrito.

Atos 17:30-31: Mas Deus, não tendo em conta os tempos da ignorância, anuncia agora a todos os homens, e em todo o lugar, que se arrependam;

Porquanto tem determinado um dia em que com justiça há de julgar o mundo, por meio do homem que destinou; e disso deu certeza a todos, ressuscitando-o dentre os mortos.


Pergunta 18 - Por que Deus criaria gente que não acredita nele e depois os puniria por aquilo que ele fez?


Deus criou o homem e não a dúvida. A maioria nasce com a perspectiva de nenhum conhecimento. E a maioria, eu digo quase todos, são ensinados sobre a existência de um Deus. É posteriormente que a pessoa toma seus próprios caminhos. Toda pessoa que vê o nosso planeta terra pressupõe que alguém criou, pela própria beleza, encanto e complexidade. (Ec. 8:9)

Falar que Deus iria punir é esforçar muito a barra. Não basta a nós julgarmos se será punido ou não. Isso parte do coração de cada pessoa, e isso ele (Deus) não interfere.


Pergunta 19 - Por que Deus abriu o mar vermelho para que Moisés tirasse os judeus do Egito mas não abriu os portões do campo de concentração?


Além de Deus não ter uma obrigação com a gente, ele não interfere radicalmente ou tudo que a pessoa queira. As situações são muito pontuais e específicas. Naquela ocasião era necessário preservar a continuidade da nação hebraica porque um dia o próprio Jesus viria. Não que Deus teria abandonado, mas que não precisava mais as intervenções sobrenaturais. Falar que essa argumentação provaria algo, é simplesmente ter um desconhecimento bíblico ou uma visão muito materialista. Deus poderia sim ter ajudado, mas não de forma física. E sim ajudado psicologicamente e emocionalmente. Deus é o refugio em tempos de aflição.


Pergunta 20- Por que Deus não escreve sua mensagem no céu, não fala diretamente para mim, e decidiu escrever num papel?


O ser humano só se constitui como tal no meio social. Nós nunca aprendemos nada sem a intermediação do outro. A criança, por exemplo, ela tem contato com o mundo externo através dos pais, tios... Você observa o comentário de outro... Vamos fazer uma ilustração.

Vamos supor que eu sou um advogado, estou andando de carro e ele quebra. Eu vou ter que chamar um mecânico. Mas o mecânico passa mal, ele vai ter que chamar um médico... Ou seja, mesmo se for ótimo numa área, você vai precisar alguém de outra área. Não aprendemos nada sozinhos.

Foi uma maneira que o criador teve de nos manter um pouco mais humildes, porque geralmente quem é bom numa área começa a se achar superior.

Portanto, Deus repetiu os padrões humanos. Então assim como preciso do médico e do mecânico, preciso do profeta. Então ele fala através de outro, pra não pensar que estou sozinho.

Ele é humilde e deixa que todos veem o que ele quer. Até aqueles que o neguem. E a linguagem da bíblia? Ela é escrita para que até os leigos possam entender. Não é descrita em uma linguagem cientifica e nem clássica.

E é por uma razão muita obvia. Uma obra literária é a unica forma de preservar dês da antiguidade até os dias de hoje. Uma mensagem falada se perderia com o tempo.


Pergunta 21 - Deus mandou matar até crianças na sua bíblia


Já foi dito que Deus é o dador da vida, ele tem o direito de exercer o que quiser para seu propósito. Muitos creem que Deus teria mandado matar crianças como também idosos e mulheres. Já sabemos que isso é fato contido na bíblia, mas muitos desconhecem que a linguagem Hebraica e também grega é contida em uma forma muito exagerada, uma linguagem Hiperbólica... No português um exemplo muito claro é "Estou morrendo de sono."

Na bíblia também contém figuras de linguagem: “Seus guias cegos! Você coa um mosquito, mas engole um camelo.” - Mat. 23:24, NIV

“Se o teu olho direito te ofende, arranca-o ...” Matt. 5:29

"Alguns exemplos de hipérbole no hebraico bíblico" - Semitics 1 (1970), pp 38-49 **

Veja o que Aristóteles disse: "Há algo de adolescente nas hipérboles, pois elas expressam as coisas violentamente... São mais usadas por pessoas iradas que por outras pessoas." A arte da retorica III.xi.16

Vamos comparar algumas passagens claras de Hipérbole na bíblia:

Josué 11:21,22 - "Naquela ocasião Josué exterminou os enaquins dos montes de Hebrom, de Debir e de Anabe, de todos os montes de Judá, e de Israel. Josué destruiu-os totalmente, e também as suas cidades.

Nenhum enaquim foi deixado vivo no território israelita; somente em Gaza, em Gate e em Asdode é que alguns sobreviveram."(NVI)

Josué 14:12 - "Dê-me, pois, a região montanhosa que naquela ocasião o Senhor me prometeu. Na época, você ficou sabendo que os enaquins lá viviam com suas cidades grandes e fortificadas; mas, se o Senhor estiver comigo, eu os expulsarei de lá, como ele prometeu".(NVI)

Se Josué tinha destruído, por que ele pede la na frente para expulsar? Bom, porque é um sentido Hiperbólico.

1 Samuel 15:7,8,20 - "Saul atacou os amalequita... Capturou vivo Agague, rei dos amalequitas, e exterminou o seu povo... a tudo que era desprezível e inútil destruíram por completo... exterminei os amalequitas." (NVI)

COMPARAR COM:

1 Samuel 27:8,9;30:1. - "subia Davi com os seus homens... e davam sobre... os amalequitas... Quando Davi e seus soldados chegaram a Ziclague, no terceiro dia, os amalequitas tinham atacado o Neguebe e Ziclague, e haviam incendiado a cidade."(NVI)

EXPLICAÇÃO: Se Saul, tivesse matado todos até crianças e idosos, não era para Davi encontra-lo.


22 - A mecânica quântica explica como as coisas se organizam.


As coisas estão em harmonia por conta da projeção que Deus criou. Sobre isso, Isaac newton, um dos maiores cientistas, disse sobre a lei da gravidade: A gravidade explica os movimentos dos planetas, mas não pode explicar quem colocou os planetas em movimento. Deus governa todas as coisas e sabe tudo que é ou que pode ser feito.

Fonte - https://www.pensador.com/frase/MTM2NDU0/


23 - Por que Deus deixa ter tanto sofrimento no mundo? Não ajuda as pessoas que são estupr#das, que estão no hospital. Deus não ama essas pessoas? Por que ele não cura mais as doenças?


Em seu livro "cristianismo puro e simples", C.S. Lewis falou algo bem interessante: "O sofrimento é o megafone de Deus para o mundo ensurdecido." ** De fato, isso faz todo sentido. A pessoa busca a Deus sempre quando está sofrendo e percebe que ela não tem outra ajuda senão a dele. Deus ama todas as pessoas, mas eu devo saber que o amor dele não é o meu amor. Ele não tem amor, mas ele é amor. Se ele é o amor e eu não sou o amor mas tenho amor, eu não vou saber como é o verdadeiro amor de Deus. Ele deu liberdade para as pessoas e elas escolheram esse caminho. Sabendo que eu sou imperfeito e peco, independente da idade, eu devo passar por isso também para então saber qual é a unica esperança que devo me acatar. E se apelar para as pessoas que sofrem de novo, eu digo o seguinte: que essas pessoas que sofrem aproximam mais de Deus. Você observa na africa as pessoas são firmes na fé, já em países muito desenvolvido parece que elas não precisam de de Deus. É claro que algumas pessoas ainda podem dizer o porquê precisamos de Deus se ele não faz nada. Mas a afirmação da pessoa é materialista, ela não enxerga mais a fundo a questão. ela só consegue enxergar o que está em seu mundo de espaço e tempo. Observando a africa onde existe muita fome e sofrimento, comparando a taxa de suicídio com outros países bem desenvolvido como é o caso da Russia e Japão eles conseguem virar bem com esse sofrimento físico. Por que? Porque Deus age psicologicamente, dando forças para ele (nas orações) e assim conseguindo enfrentar aquele problema. Deus não é como um namorado que fica atras da mulher e fala que se ela não ficar com ele, ela vai morrer. Mas é como a água falar para o peixe: Sem mim você não vive. Pelo simples fato que você, de 300 milhões, ser o espermatozoide que conseguiu fecundar no útero, já é uma demonstração que sua vida vale ouro e que passar por todo esse sofrimento não é nada em comparação do que ganharemos no futuro. Falar que Deus permite esse tipo de sofrimento é pelo simples motivo que permitiu dês do começo que Adão pecasse. Ele deixou isso ocorrer pois usou a sua onisciência seletivamente para não interagir no caráter da pessoa, e assim, optando por respeitar a sua liberdade e não interagindo de que Adão fizesse o mal, pois se ele fizesse isso, então iria anular a possibilidade da ocorrência da moral boa. A autoconfiança de Deus, onisciência seletiva e respeito ao livre arbítrio, deixa isso ocorrer. Oras, quem pratica o mal não é ele, quem assassina não é ele, quem estupra não é ele, mas a pessoa que decidiu optar por essa escolha. Ou Deus faz um mundo que não tenha moral boa fazendo que um pedaço de arma vire suave omo algodão ao pegar a arma, ou faz um mundo que contenha o bem e conseguente o mal, já que partilham da mesma natureza.


24 - Por que os animais sofrem?


Os animais sofrem por causa dos humanos que fizeram o mal e distribuíram por toda parte. Sendo assim, os animais também foram contaminados. E livrar eles do mal é como livrar os humanos do mal. Pois toda vez que o humano fizesse o mal à um animal, ao mesmo tempo não iria poder fazer o mal, pois os animais não iriam ganhar o mal. Permitir que o humano não fizesse o mal ao Animal é não possibilitar ele de fazer o mal, e assim indo contra o próprio livre arbítrio.

E se tirasse o animal do mundo, os humanos não sobreviveram, precisam dos animais. Ou você tira o animal que assim não existe o humano, ou você tira o mal que causa ao animal que assim consequentemente ia ter um desequilíbrio no mundo fazendo com que ainda tivesse o bem. As plantas iam ter que ser perfeitas, o mundo perfeito para os animais serem perfeitos e assim nós também seríamos perfeitos e a imperfeição seria uma mentira.

Se animais não existirem, poderia haver um desequilíbrio até na cadeia alimentar. Iria ter problemas também na Defaunação, Polinização, Controle de Pestes, Ciclagem de nutrientes, decomposição, Qualidade da água, Saúde pública, Regeneração das florestas, afetaria o clima e estoque de carbono...

E, por exemplo, se somente as abelhas existirem, poderiam gerar altos problemas. Precisa da cadeia alimentar. Portanto, precisaria dos animais, e esses animais precisam de outros animais...


25 - Você acha que o povo de Deus surgiu posteriormente depois dos sumérios e os escritos pegos deles?


Não necessariamente. Penso que a escrita surgiu posteriormente depois dos sumérios, já que não tinham ela bem desenvolvida. Mas o povo de Deus já existia. Transmitiam seus relatos, acontecimentos e fatos oralmente… Claro que os sumérios também tinham acesso, só que colocavam seu politeísmo, enquanto a bíblia era simples em retratar um acontecimento. É como um “telefone sem fio” que eles basicamente desviaram o relato verdadeiro. Querendo ou não, elas (religiões) mexem com o transcendente. Penso que a ideia de Deus sempre esteve presente, mas a ideia oral de como foi trabalhado e transmitida poderia ter deturpação. Como a adoração aos astros que você consegue imaginar nos relatos mitológicos.




Perguntas que fizeram ao cristão: Francis Collins.


OBS: Francis Collins é um dos maiores cientistas modernos. É considerado o cientista que mais rastreou genes com a finalidade de encontrar tratamento de doenças. **


A maioria dos cientistas argumenta que a crença em Deus é irracional e incompatível com as descobertas científicas. O zoólogo Richard Dawkins, com quem o senhor trava um embate filosófico sobre o tema, diz que a religião é a válvula de escape do homem, o vírus da mente. Como o senhor responde a isso?


Collins - Essa perspectiva de Dawkins é cheia de presunção. Eu acredito que o ateísmo é a mais irracional das escolhas. Os cientistas ateus, que acreditam apenas na teoria da evolução e negam todo o resto, sofrem de excesso de confiança. Na visão desses cientistas, hoje adquirimos tanta sabedoria a respeito da evolução e de como a vida se formou que simplesmente não precisamos mais de Deus. O que deve ficar claro é que as sociedades necessitam tanto da religião como da ciência. Elas não são incompatíveis, mas sim complementares. A ciência investiga o mundo natural. Deus pertence a outra esfera. Deus está fora do mundo natural. Usar as ferramentas da ciência para discutir religião é uma atitude imprópria e equivocada. No ano passado foram lançados vários livros de cientistas renomados, como Dawkins, Daniel Dennett e Sam Harris, que atacam a religião sem nenhum propósito. É uma ofensa àqueles que têm fé e respeitam a ciência. Em vez de blasfemarem, esses cientistas deveriam trabalhar para elucidar os mistérios que ainda existem. É o que nos cabe.

(...)

"Se estou caminhando à beira de um rio, vejo uma pessoa se afogar e a ajudo mesmo colocando minha vida em risco, de onde vem esse impulso? Nada na teoria da evolução explica a noção de certo e errado, a moral, que parece exclusiva da espécie humana."



Não é uma contradição que um cientista acredite em dogmas e milagres?


Collins - A questão dos milagres está relacionada à forma como se acredita em Deus. Se uma pessoa crê e reconhece que ele estabeleceu as leis da natureza e está pelo menos em parte fora dessa natureza, então é totalmente aceitável que esse Deus seja capaz de intervir no mundo natural. Isso pode parecer como um milagre, que seria uma suspensão temporária ou um adiamento das leis que Deus criou. Eu não acredito que Deus faça isso com freqüência - nunca testemunhei algo que possa classificar como um milagre. Se Deus quis mandar uma mensagem para este mundo na figura de seu filho, por meio da Ressurreição e da Virgem Maria, e a isso chamam milagre, não vejo motivo para colocar esses dogmas como um desafio para a ciência. Quem é cristão acredita nesses dogmas - ou então não é cristão. Faz parte do jogo.


Fonte: Revista VEJA, nr. 1.992, Amarelas, 24/01/2007.