fogo - o que pode representar.

Fogo pode ser a representação da destruição. Nos tempos bíblicos, o fogo era o mais cabal meio de destruição em uso. (Jos 6:24; De 13:16) Por isso, às vezes, Jesus usava o termo “fogo” de modo ilustrativo para indicar a destruição completa dos iníquos. (Mt 13:40-42, 49, 50; compare isso com Is 66:24; Mt 25:41.) Numa ocasião, Jesus advertiu seus discípulos para não deixarem que a mão, o pé ou o olho os fizessem tropeçar, de modo a serem lançados na Geena. Daí passou a dizer: “Cada um tem de ser salgado com fogo.” Ele deve ter querido dizer que “cada um” que fizesse aquilo contra o que acabava de advertir seria salgado com o “fogo” da Geena, ou a destruição eterna. — Mr 9:43-49;

Pedro escreveu que “os céus e a terra que agora existem estão sendo guardados para o fogo”. Pelo contexto, e à luz de outros textos, torna-se evidente que não se trata dum fogo literal, mas significa a destruição eterna. Assim como o Dilúvio dos dias de Noé não destruiu os céus e a terra literais, mas apenas as pessoas ímpias, assim também a revelação de Jesus Cristo com seus anjos poderosos em fogo chamejante resultará na destruição permanente apenas dos ímpios e do iníquo sistema de coisas de que fazem parte. — 2Pe 3:5-7, 10-13; 2Te 1:6-10; compare isso com Is 66:15, 16, 22, 24.

Outros exemplos do uso de fogo para representar a destruição eterna são encontrados em Revelação (Apocalipse) e em Ezequiel. Ali somos informados de que “os dez chifres” e “a fera” se voltarão contra Babilônia, a Grande, e a queimarão no fogo. (Re 17:16, 17) O ataque de Gogue e suas hordas contra o povo de Deus suscitará a ira de Jeová, e choverá sobre eles fogo e enxofre. Os remanescentes implementos de guerra dos atacantes serão usados durante sete anos para acender fogo. (Ez 38:19, 22; 39:6, 9, 10) As nações que se tornarem rebeldes quando Satanás for solto no fim do Reinado Milenar de Cristo serão devoradas por fogo, e o Diabo e todos os não inscritos no livro da vida serão lançados no lago de fogo, que representa a segunda morte. — Re 20:7-10, 15; 21:8; veja (HINOM, VALE DE; LAGO DE FOGO.)