A Bíblia Vem do Politeísmo da Suméria? (Refutação)

REFUTAÇÃO DO VÍDEO ABAIXO

Então, lá da epopéia de Gilgamesh e o Gênesis [dizendo que tem muita semelhança entre si] "e mesmo se tivesse", o que não é o caso, dizer que ocorreu um plágio sem NENHUMA demonstração factícia disso, simplesmente comete obtestação de começo.

Ele tenta fazer tantas comparações entre os mitos da suméria e a Bíblia que passam a ser ridículo, realmente, existem centenas de mitos entre os povos e as civilizações sobre a origem da vida, não há o porquê alguns desses povos pegarem relatos falados por um servo de Deus inspirado e começar a colocar mito nela.


Afirmando que [...] Os caminhos da Epopéia e do Gênesis dividem-se depois disto, pois não houve castigo aparente à Enkidu, e a epopéia é centralizada principalmente na busca do sentido pela vida perante as faces da morte. O problema é que não é nem pouco associada ao Gênesis.

Vemos também que ele faz a seguinte comparação:

  • Astarote (“Quem és tu entre os deuses”)

  • Monolatria (“sei que Jeová é maior que todos os outros deuses)

Somente é uma similaridade entre os dois, mas não prova que é um plágio. Realmente Jeová é Deus dos deuses. A palavra para deus/Deus (que são sinônimos) significa basicamente um ser poderoso; Forte autoridade; Alguém que tem força e poder; Diz o ANCIENT HEBREW LEXICON. Ou seja, Jeová é o mais Poderoso, forte, autoritário dos deuses, é simplesmente isso que quer dizer. A Bíblia foi pega da linguagem dos pagãos, sem nenhum problema, a Bíblia não é pega de uma suposta "Linguagem Angélica das Línguas Estranhas".

O vídeo afirma que, pelas semelhanças mitológicas, a Bíblia brotou do pensamento mesopotâmico e grego, mas, felizmente, existem semelhanças mitológicas não só entre as histórias antigas do Oriente Próximo, Médio e Europa Mediterrânica, mas entre os relatos de ameríndios, de habitantes do Extremo Oriente e de nativos do Novíssimo Mundo. Determinados conceitos mitológicos são revelados em quase todas as mitologias de quase todos os povos do mundo e de quase toda a História Humana, o que gera o problema do isolamento: como povos que nunca tiveram nenhum tipo de contato nas últimas dezenas de milhares de anos poderão concordar em vários pontos de suas mitologias? Ora, se as semelhanças entre o relato bíblico e os contos gregos e mesopotâmicos sugere uma cópia judaica, tal conceito não deveria aplicar-se às infindáveis semelhanças existentes entre as “mitologias” do mundo todo? (Quer dizer que todo mundo pegou mitologia no passado?) Faço questão de reforçar que determinados pontos do Antigo Testamento se aproximam mais de histórias de índios americanos do que de relatos babilônicos! Os hebreus também copiaram dos ameríndios!? Com base nisso, podemos entender que não houve uma impossível cópia universal de “mitos”, mas, sim, a perpetuação, com suas devidas alterações, de memórias comuns de um longínquo passado. E o que falar da questão lógica, se levarmos em conta a critica de que Gênesis foi copiado das tradições mesopotâmicas, devemos tentar lembrar que Nínive, a fonte desses textos, caiu por volta de 633 A.C. E, desde então, a Epopeia de Gilgamesh, foi perdida até ser reencontrada em 1.853. Os assirios e Judeus de Jerusalém eram inimigos, e Jerusalém nunca foi dominada pelos assirios e nem tiveram relações com eles. Certamente, Judeus no exílio em Babilônia tiveram contato com a versão de Atrahasis. Porém, lembrando que os Babilônios invadiram e destruíram Jerusalém... Cabe a pergunta: seria razoável dizer que Judeus copiaram relatos de um povo que os oprimiam e eram cruéis?

No relato do dilúvio, vemos que a arca de Noé ficou no Monte Ararate, um país que não tem nada a ver com Israel. Caso os Hebreus tivessem criando um mito, estranho que o jardim do Éden nem seja dentro de sua própria terra, e nem a origem humana... A arca de Noé para em uma terra de estrangeiros, que é muito intrigante, pois todo o mito de fundação sempre tem que ser tendencioso e passar no país em que estão. Por exemplo, o mito da origem dos Egípcios, que sempre se passa no rio Nilo. Os mitos Sumérios que sempre passam na mesopotâmia. Um mito Israelita inventado, deveria contar em sua própria terra natal.

É interessante notar que o relato bíblico possui uma gama de comprovações arqueológicas assombrosamente mais numerosas do que os relatos pagãos, (VEJA AQUI 69 FATOS HISTÓRICOS DA BÍBLIA) isso além da cortina de ferro que se instala entorno das Escrituras com base no cumprimento de milhares de suas profecias ao longo da História, como a queda da Babilônia de um homem que ia nascer e chamar Ciro como a bíblia já apontava isso a tempos atras (e muito mas muito mais, que se eu ficasse aqui falando, o ateuzinho ia passar vergonha) e tendo a sustentação arqueológica e papirográfica de que o texto profético fora escrito antes do cumprimento da profecia.

Muitos também afirmam que a bíblia veio do politeísmo ou é pagã por usar palavras como "HADES" que era um deus pagão, "dragão" que era um ser mitológico e muito mais... Só que como já tinha dito, temos que saber que a bíblia pode pegar e pega linguagem e pronúncias de palavras de outros povos como politeístas pagãos, eles não usam (a bíblia) como já dito, numa língua inventada ou uma linguagem celestial, o ateu tem tanta criatividade que "pensa" que os discípulos inventaram uma linguagem de cabeça... Não! eles usam linguagem e significados até mesmo pagãos para SIMBOLIZAR ou retratar algo, só que eles dão CONOTAÇÕES diferentes as palavras. Por exemplo "dragão", pegaram essa palavra mitológica para SIMBOLIZAR satanás, que dragão passa a significar um ser mal, que dá medo. Hades, é um deus pagão do submundo, que é pego na bíblia para dar uma conotação a sepultura, óbvio que não tem um relato bíblico que diz que Hades é um deus, então, não há problema algum nesse ponto!

no vídeo quando ele começa a falar da Epopéia de Gilgamesh, o qual apresenta como primeira semelhança notável os seguintes textos:

  • 1° texto - “Nenhum mortal pode chegar ao alto do monte, a sede dos deuses, pois ninguém viu a face dos deuses, pois quem viu a face dos deuses deve morrer”

  • 2° texto - “Não poderás ver minha face, pois homem nenhum pode ver minha face.” (Êx. 33:20)

Na 1° ocorrência diz que "nenhum mortal pode chegar no céu, as sedes dos deuses."

Já em êxodo não fala nada, totalmente NADA disso...

Depois no 1° texto também fala - "Ninguém viu a face dos deuses"

já no 2° texto que é de êxodo fala "face de Deus."

Mas pera lá - A palavra hebraica para "face" no Antigo Testamento é frequentemente traduzida como "presença", então não tem nenhuma similaridade "CATASTRÓFICA" ali, é parecido? Mais ou menos. Ainda se fosse totalmente parecido, não iria provar nada...

observe: O 1° fala que ninguém viu a presença ("pessoa") dos deuses.

E no 2° (da bíblia) diz que não pode ver minha presença ("pessoa")

Depois, o 1° texto fala - "pois quem viu a face dos deuses deve morrer”

"Ali está se referindo de que olhou a eles ou viu a presença deles deve morrer, ou matar ele"

Já na bíblia diz - "porque ninguém poderá ver-me e continuar vivo”.

"Mas note que o sentido da bíblia é que ninguém pode ver a Deus, pois ele é o todo poderoso, supremo, e a energia mais forte do universo, e quem ver a ele morre instantaneamente de tão poderoso que ele é, [nesse sentido] mesma coisa olhar para o sol a milhões de quilômetros, já arde somente olhando, imagina então ao criador... Sinceramente, achar que essa "similaridade" prova um plágio [ainda se fosse], é realmente o fundo do poço. Mesma coisa o MONOTEÍSMO, (a adoração a um Deus) também existiam povos pagão que eram monoteístas, por exemplo, uma que foi constituída por um Rei inca da sua época na America do sul, mas será que por isso quer dizer que o cristianismo pegou o monoteísmo nesses povos? Claro que não!

Acreditar em mais de um deus, ou existir mais de um deus, Não é politeísmo, politeísmo é a ADORAÇÃO a mais de um Deus. Quando você adora a mais de um Deus, você é politeísta, caso contrário, não! Monoteísmo judaico, o que é? Monoteísmo significa ÚNICO DEUS, mas o que significa esse único Deus? Bom, único Deus é em sentido SUPERLATIVO, que ele é o único em "maioridade". Por exemplo, veja o texto de Marcos 10:17-18 que diz - Quando ele estava saindo, um homem chegou correndo, pôs-se de joelhos diante dele e lhe perguntou: “Bom Instrutor, o que devo fazer para herdar a vida eterna?” Jesus lhe disse: “por que você me chama de bom? NINGUÉM é BOM, a não ser UM , DEUS

Perceba que ali fala que um só é bom, Jeová! mas será que por esse motivo todo o resto é ruim? Até mesmo os discípulos? Claro que não, ali é em sentido SUPERLATIVO, que ninguém é bom COMO ele... Mesma coisa da palavra monoteísta, único Deus, mas em que sentido? De supremo, que é o único criador, único todo poderoso único de "MAIORIDADE"

Pois bem, continuando nossa aula de Refutações...

..."Então Gilgamesh encontra a planta da vida, uma cobra a devora, ele volta pra casa e morre… (bocejos). Bom, até aqui já deu pra perceber o contorcionismo lógico necessário pra acreditar que a epopéia de Gilgamesh foi plagiada pelos hebreus, algo que necessita de muitas provas para preencher suas lacunas. Provas essas desse ponto do vídeo, não foram apresentadas, e que agora o cara simplesmente diz que fez a maior descoberta da vida...

((Observação - Temos também que 'gravar' na cabeça que várias coisas dos sumérios eram FATOS HISTÓRICOS, vários acontecimentos que eles retrataram foram ditos como fato...))

no vídeo também vem falando que os hebreus adoravam uma tal de Asherah. E se adorassem? O que isso iria provar? Isso provavelmente não era da alegria do Deus Jeová, o que explica o por quê da deusa ser tão demonizada na Bíblia, a bíblia realmente conta vários desvios de cristãos e de povos que cometeram idolatria e o politeísmo... mas enfim, a notícia é tão especulativa e a desarmonia de opiniões entre os pesquisadores é tamanha que a notícia nem merece atenção.

como Moisés ia escrever gênesis se não existia a escrita? - Bom, a escrita surgiu somente depois com a necessidade de registrar os dados, antes a transmissão das mensagens e informações era feita tudo em forma oral, a mente das pessoas eram muito mais capacitada que a nossa hoje, por exemplo você vê vários relatos parecidos da criação em diferentes culturas pagas que nunca tiveram contato entre si, ou seja, ouve uma transmissão oral de um evento CORRETO mas que as culturas foram distorcendo...

Abrão existiu? - Se “Abraão” foi apenas uma figura para o desenvolvimento de um povo, então a sugestão é que ele não tenha existido, mas as implicações de tal teoria são maiores do que as soluções que ela proporciona. Nós temos acesso a mais materiais arqueológicos relativos aos Patriarcas do que tinham os israelitas dos últimos tempos antes da vinda do Messias. Apesar disso tudo, o relato patriarcal de Gênesis é historicamente preciso com relação aos achados arqueológicos das últimas décadas, o que indica que tal texto foi quase que obrigatoriamente escrito nos dias de Moisés, ou quem sabe até antes – pelo menos em parte. Os acontecimentos do período patriarcal podem ter sido registrados logo após sua ocorrência em textos que o escritos bíblico utilizaria mais tarde como fontes.

E o dilúvio? tem a ver com o mito da suméria? Já abordei este tema no meu site - https://sites.google.com/view/mensageiro-tj/Biblia-e-a-Epopeia-de-Gilgamesh


Antes de comentar sobre a teogonia, ele faz pequena menção à escrita hebraica, especificamente à palavra Elohim, que é “Deuses, majestades” (NOTA: ele diz que a ideia da santíssima trindade veio depois, e isso é completamente irrelevante, pois se esse conceito for verdadeiro, isso quer dizer que a santíssima trindade sempre existiu…)

Bom, não vou refutar isso pois eu não acredito na trindade, acho que vou pegar esse argumento para refutar eles também, pelo menos o vídeo serviu de alguma coisa. (Risos)

Mas falando sobre a palavra Elohim, ele é um plural majestático. Veja o que diz a Introdução ao Antigo Testamento, escrito por Clyde T. Francisco, John R. Sampey, Publicações Casa Batista , pg. 40 -

(Deus (hebraico Elohim) é um substantivo plural… é um exemplo do COSTUME judaico de PLURALIZAR um nome para denotar EXCELÊNCIA [elevação] e transcendência [importância...]" Então não tem nenhuma trindade no substantivo Elohim, somente está no plural para dar uma conotação de elevação a palavra, simples assim...


Aprofunde mais nas pesquisas

O dilúvio é um mito da suméria? (VEJA A RESPOSTA AQUI!)

E será que as leis de Moisés é uma cópia do código de Hamurabi da sumeria?

o livro Documents from Old Testament Times (Documentos da Época do Velho Testamento) declara: “Não há base para se presumir que tenha havido qualquer apropriação direta dos babilônios pelos hebreus. Mesmo nos casos em que os dois conjuntos de leis diferem pouco na letra, diferem muito no espírito.”

Veja mais nesse vídeo - https://youtu.be/Pt1537qJHbs

(Pergunta dos Leitores) A lei de Moisés e o código de Hamurábi - ((CLIQUE AQUI))

Diferença dos hebreus e de outras civilizações (VEJA A MATÉRIA AQUI!)


É claro que no final das contas um vai acabar se assemelhando a outro, mas isto não vai querer dizer que um mito é cópia do outro, se a bíblia realmente pegasse esses mitos, não iria acontecer assim, a bíblia não iria contar os relatos Simples, mas ia amplificar MUITO mais o mito, dando mais detalhes, como é de costume ao copiar um mito, ao copiar o mito, a bíblia devia amplificar ainda mais o mito que ela pegou se realmente pegou da suméria, mas é claro que não pegou....

Em última instância, ele ainda teve a picaretagem de generalizar e dizer que a Bíblia (inteira) veio do politeísmo da suméria, coisa que não é verdade, o cara só citou trechos de Gênesis e vem falando essa Hipocrisia. Por isso que eu digo galera, não caia nessas tramoias (estude)

Conclusão - ele simplesmente deu uma de criança, mas é isso que ele é, "criança" no conhecimento, não consegue nem observar a complexidade e perfeições da natureza como o tatu bola tendo seu encaixe perfeito e ainda jogar sua argumentação nos 'milhões de anos'... mas em fim, esse não vem ao caso...

Então realmente esse ateu desinformante quis esforçar muito a barra, só que felizmente não conseguiu, a não ser ficar chorando na frente da câmera para enganar os leigos...

OBSERVAÇÃO 'Talvez esqueci de abordar outros pontos no vídeo do 'ateu informa'... Poderia até colocar mais matérias, mas isso já é o suficiente para a Refutação do vídeo'