Por que Deus mandou matar?

Por que Deus Mandou Matar?

"Deus mandou matar até crianças na sua bíblia."


Deus é o dador da vida, ele tem o direito de exercer o que ele quiser para seu propósito. Muitos creem que Deus teria mandado matar crianças, como também idosos e mulheres. Já sabemos que isso é fato contido na bíblia, mas muitos desconhecem que a linguagem Hebraica e também grega é contida em uma forma muito exagerada, uma linguagem Hiperbólica... No português um exemplo muito claro é: "EU estou morrendo de sono."


Na bíblia também contém figuras de linguagem:

  • “Seus guias cegos! Você coa um Mosquito, mas engole um camelo.” - Mat. 23:24,

  • Se o teu olho direito te ofende, arranca-o ...” Matt. 5:29


"Alguns exemplos de hipérbole no hebraico bíblico" - Semitics 1 (1970), pp 38-49 **


Veja o que Aristóteles disse: "Há algo de adolescente nas hipérboles, pois elas expressam as coisas violentamente... São mais usadas por pessoas iradas que por outras pessoas." A arte da retorica III.xi.16


Vamos comparar algumas passagens claras de Hipérbole na bíblia:


Josué 11:21,22 - "Naquela ocasião Josué exterminou os enaquins dos montes de Hebrom, de Debir e de Anabe, de todos os montes de Judá, e de Israel. Josué destruiu-os totalmente, e também as suas cidades.

Nenhum enaquim foi deixado vivo no território israelita; somente em Gaza, em Gate e em Asdode é que alguns sobreviveram."(NVI)


Josué 14:12 - "Dê-me, pois, a região montanhosa que naquela ocasião o Senhor me prometeu. Na época, você ficou sabendo que os enaquins lá viviam com suas cidades grandes e fortificadas; mas, se o Senhor estiver comigo, eu os expulsarei de lá, como ele prometeu".(NVI)


EXPLICAÇÃO: Se Josué tinha destruído por que ele pede la na frente para expulsar? Bom, porque é um sentido Hiperbólico.



1 Samuel 15:7,8,20 - "Saul atacou os amalequita... Capturou vivo Agague, rei dos amalequitas, e exterminou o seu povo... a tudo que era desprezível e inútil destruíram por completo... exterminei os amalequitas." (NVI)


1 Samuel 27:8,9;30:1. - "subia Davi com os seus homens... e davam sobre... os amalequitas... Quando Davi e seus soldados chegaram a Ziclague, no terceiro dia, os amalequitas tinham atacado o Neguebe e Ziclague, e haviam incendiado a cidade."(NVI)


EXPLICAÇÃO: Se Saul, tivesse matado todos até crianças e idosos, não era para Davi encontra-lo.


Deus mandou Matar


Deus existe e toda a vida a ele pertence por ter dado origem a elas, apontado os objetivos pelas quais elas vieram a existência, logo, ele estaria plenamente justificado em extrair a vida de quaisquer pessoas que não estivessem vivendo suas vidas segundo tais objetivos.

O ateu não poderá apelar para o livre arbítrio

a pessoa para poder prosseguir uma vida sem Deus deveria isentar-se totalmente do uso dos recursos divinos, e isso implicaria em perpetuar a própria existência, criar um universo paralelo ao projetado por Deus e usar para isso elementos originais e não os criados por Deus.

Como várias pessoas morrem por ter feito crimes e o povo não reclama. Por que então reclamam de Deus?


Algumas pessoas simplesmente tentam pegar os costumes de mais de 2 mil anos atrás e tentar levar numa perspectiva do presente. Isso não funciona. O ato de matar era a única e melhor forma de disciplina naquela época. As pessoas eram totalmente diferentes que hoje.

Não era simplesmente ir lá e falar: - Olá, mude o que você está fazendo.

Uma vez as pessoas eram mais "secas" e mais "duras"...


Jeová é o "A"

Nós somos o "B"


O "A" não se mistura com o "B".

o 'A" é perfeito e o "B" é imperfeito...

o "A" da "ajustes" para que o "B" fique "ajustado"

Nem se quer tirar alguns "B" (matar) pois não está propondo a coisa certa. É como uma conta de matemática, que precisa tirar e acrescentar números para que tudo fique certo como planejado.


Cultura: "As convicções são inimigas mais perigosas da verdade do que as mentiras." - Friedrich Nietzsche ***

Convicções é basicamente os princípios, crenças... Muita de nossas convicções são formadas pela cultura a qual vivemos. A cultura é os hábitos que adquirimos pelo homem como membro da sociedade...

Muitas pessoas tem o Hábito de achar que todo mundo ao nosso redor é Brasileiro.

O melhor a se fazer seria até mesmo visitar outros lugares e cultura... As vezes você acha que algo é totalmente certo aqui no Brasil mas na verdade não é.

Se você nascesse na cultura da tribo Dani, iria cortar os dedos da mão a cada vez que seu marido morresse. Era para demostrar sua dor. (Veja Aqui)

Na índia, a vaca é sagrada, não poderá matar ela para comer.

Se você acha que só "esses costumes" são criticados, aqui no Brasil também são. Veja:

  • Algumas pessoas de outras culturas acham mais nojento usar talheres do que a própria mão.

  • Feriados prolongados.

  • Roupas curtas em baladas, festivais...


O problema maior é que é muito difícil mudar a cultura duma pessoa. Imagina falar para alguém "Você não vai mais tomar refrigerante." Não é fácil seus costumes de mudar.


Os israelitas foram no povo da região de Canaã para pegar suas terras que pertenciam a eles. Mas quando foram lá, o povo era mais forte, por isso Deus mandou matar. Será que por isso Deus estaria preso a cultura deles? Não! Deus não está preso à cultura, mas como eu esto, Deus tem que falar na minha linguagem. Não necessariamente precisava matar, no sentido de ser uma exigência. É a mesma coisa eu falar para uma pessoa que esta com dor no estomago insistindo em comer chocolate: Vai comer chocolate, vai lá! Se você ver na linguagem portuguesa pegando o imperativo, eu estaria dando uma ordem para ela. Mas essa ordem é como se fosse uma ironia. É a forma de falar da minha cultura. Na forma Hebraica seria basicamente: Eu te farei comer o chocolate. Veja: Ex 1:17, Jer 24:1, Gên 48:11, Gên 2:16, Ex 12:12 e 23, Daniel 7:5...

A Biblical Law de Joe M. Sprinkle afirma que alguns textos como Deut 20:12-13 deveria ficar assim: "Ter paz com vocês, mas em vez disso fizer guerras... YHWH seu Deus deixará em sua mão, você tem permissão para matar qualquer um de seus homens ao fio da espada."


"Mataram até crianças?"

Imagina uma tarefa indo a Síria, onde as crianças são pegas para ser treinadas a matar outros. Deus dizendo "poderá matar" é algo que ele permitiu, como um policial que pode ser permitido de matar outro caso aquele ataque-o. Você tem duas opções: Você deixa o povo se propagar e recrutar crianças para matar outros, e a imoralidade também aumentar, o povo aumentando e evitando a possibilidade do propósito de Deus com o nascimento do messias, ou matar aquelas pessoas...


1 - O extermínio dos cananeus não tinha nada a ver com raça, religião, ou a terra. Tinha tudo a ver com o julgamento de um povo por seus pecados.


2 - Deus não ordenou Israel para exterminar os cananeus, porque eles eram uma raça diferente. Na verdade, as pessoas Cananeus eram semitas como os israelitas.


3 - Não mataram porque não queriam se converter ao Judaísmo. Deus não obriga as pessoas a se converterem.


E o que os cananeus tinham de pecados?

  • Sacrifícios de crianças, imoralidade, violência...


A pessoa quer culpar a Deus por ele simplesmente eliminar a moral ruim? De fato, como já dizia Fiódor Dostoiévski "Se Deus não existe, tudo é possível" **

Eu posso até rasgar a bíblia e desconsiderar o que ela diz, mas se não tiver outra lei no lugar da bíblia, eu serei a pessoa mais liberal dos liberais. Eu digo que coisas são erradas de acordo com a bíblia, mas se a bíblia não serve de argumento, o que servirá? A opinião imperfeita, subjetiva e sem nenhum ponto de referência das pessoas com culturas? Se for assim, eu lanço um desafio. Vamos ver se existe bem e mal sem Deus.

Faz sentido você não crer na bíblia e em Deus? Sem Deus você nem mesmo pode acusar uma pessoa do certo e errado. Se uma pessoa, por exemplo, roubar a sua bolsa, você não pode falar que aquela pessoa está fazendo o certo ou o errado com a perspectiva de não haver um Deus. Quem falou que roubar e matar alguém é errado, foram pessoas imperfeitas, que erram, e que tem opiniões diferentes de você... Eu posso gostar de pizza e outra pessoa não, ou seja, isso são opiniões e escolhas diferentes dependendo da pessoa. Quem escolhe que a pizza é boa ou não, é a própria pessoa que irá comer. Se a pizza é boa ou não, vai depender do que a pessoa sentiu, o gosto dela... Mas as pessoas tem gostos diferentes, então qual a objetividade daquilo ser bom ou não? Qual o ponto de referência? Seria mais fácil uma pessoa no espaço falar se esta para baixo ou para cima do que ter algo concreto sobre mal e bem. Não estou falando que o ateu é bom ou não sem acreditar em Deus, mas estou falando que não existe o bem e o mal sem Deus. A pessoa fazendo a pior atrocidade que existe, escondido por exemplo, não vai ter alguém que conseguirá julgar, e não vai ser punido. Mas muitos podem dizer: mas eu creio em Deus só não creio na bíblia, portanto, os atos como assassinato são errados. Quem afirma isso, não vai fazer sentido, pois como eu vou saber que na perspectiva de Deus isso ou aquilo é errado sem ele ter falado ou escrito em algum lugar? e se Deus não achar isso errado? Por isso que entra a bíblia, onde tem as revelações e os escritos dos "pensamentos" de Deus, lá onde fala que algo é certo ou errado, às vezes não fala diretamente, mas diz algo que abrange muita coisa, por exemplo: Amar o seu inimigo. Como uma viuvá negra que mata outra viuvá negra não é preso por fazer o mal, mas o ser humano vai preso ao fazer isso com outro ser humano. O que eu quero dizer, é que sem Deus não haveria um ponto objetivo para a moral de certo e errado. (Veja Mais)


Muitas pessoas ficam debochando e ridicularizando cristãos por conta da bíblia conter isso, certos "assassinatos"... Como especulam. Na verdade ela mesmo já esta assassinando ao fazer isso com o seu próximo. Ela não consegue olhar para si mesma e perceber como é ruim.

O assassinato maior nos dias de hoje é esse:

Mateus 5:21,22,23 e 24 - "Vocês ouviram que se disse aos dos tempos antigos: ‘Não assassine, e quem cometer um assassinato prestará contas ao tribunal de justiça.’ 22 No entanto, eu [Jesus] lhes digo que todo aquele que continuar irado com seu irmão terá de prestar contas (...) e quem se dirigir a seu irmão com uma palavra imprópria de desprezo terá de prestar contas (...) ao passo que quem disser: ‘Tolo imprestável!’ estará sujeito à Geena ardente (...) Faça primeiro as pazes com o seu irmão..." (TNM)