Nas semanas em torno de Purim, a Torá nos dá quatro mensagens especiais.
Os sábios instituíram quatro leituras especiais da Torah em quatro Shabbatot diferentes durante a temporada de Purim. Estas leituras são lidas como a parte Maftir na sinagoga na manhã de Shabbat, imediatamente após o parashah semanal.
1. PARASHAT SHEKALIM
O Êxodo 30:11-16 é lido em comemoração ao meio siclo que cada judeu trouxe durante o mês de Adar, para pagar as ofertas públicas no Santo Templo.
Esta parte é lida no Shabbat que precede Rosh Chodesh Adar (ou Adar II em um ano bissexto). Se Rosh Chodesh cai no próprio Shabbat, então esse Shabbat é Parashat Shekalim.
Qual é a conexão entre o meio Shekel e Purim? Quando Haman propôs a Achashverosh aniquilar os judeus, ele se ofereceu para lhe pagar 10.000 "kikars" pelo direito de fazê-lo (Ester 3:9). Como um kikar equivale a 3.000 shekels, Haman estava de fato colocando uma etiqueta de preço nos judeus de 30 milhões de shekels.
Como existem 600.000 almas principais na nação judaica (ver Números 2:32), e 50 shekels é o valor da doação de um homem adulto (como especificado em Levítico 27:3), este valor multiplicado por 600.000 almas equivale a 30 milhões.
2. PARASHAT ZACHOR
O Shabbat imediatamente anterior ao Purim é chamado de Shabbat Zachor. A parte de Amalek (Deuteronômio 25:17-19) é lida, já que Haman era descendente de Agag, Rei de Amalek.
Deve-se ter muito cuidado para ouvir todas as palavras, já que a maioria das autoridades haláquicas considera uma Torah mitzvah ouvir esta porção uma vez por ano.
Zachor significa lembrar, e a Torá nos ordena a "lembrar o que Amalek lhe fez quando você deixou o Egito" (Dt 25,17). Os sábios explicam que a definição de "lembrar" é falar sobre isso em voz alta uma vez por ano.
Como este não é um mitzvah dependente do tempo, as mulheres também são obrigadas a ouvir a leitura.
Se alguém acidentalmente falhou Parshat Zachor, a obrigação pode ser cumprida ouvindo a leitura da Torah no próprio Purim, ou ouvindo a leitura semanal do parsha Ki Tetzeh (e de acordo com muitas autoridades, o parsha Beshalach também).
Você notará que o leitor repete a palavra zecher e zecher no último verso, pois há duas opiniões diferentes sobre como essa palavra deve ser pronunciada. Isto enfatiza a importância de ouvir cada palavra corretamente.
3. PARASHAT PARÁ
Parashat Pará (Números 19:1-22) é lido no Shabbat a seguir a Purim. Estes versos tratam da vaca vermelha utilizada no processo de purificação espiritual na época do Santo Templo. Este tópico é importante nesta época do ano porque antes de Pessach, todo judeu tinha o cuidado de manter a pureza espiritual a fim de participar das ofertas do festival.
Muitas autoridades sustentam que esta leitura é um preceito da Torá.
4. SHABBAT HACHODESH
Finalmente, no Shabbat que precede Rosh Chodesh Nissan, lemos o Maftir especial do Êxodo 12:1-20. Estes versos contêm o mandamento de fazer da Nissan o primeiro dos meses. Este foi o primeiro mitzvah dado ao povo judeu, enquanto eles ainda estavam no Egito.
Ao declarar o novo mês, o povo judeu tem a capacidade e a responsabilidade de santificar a vida e a passagem do tempo.
Rav Shraga Simons