Eruv Tavshilin:
O que é Eruv Tavshilin e por que é proibido cozinhar de iom tov para shabat?
Acontece freqüentemente que o Shabat cai imediatamente após o iom tov.
Neste caso, com iom tov pegado ao Shabat, nossos mestres proibiram o cozimento de iom tov para o Shabat.
Uma das principais razões pelas quais os mestres estabeleceram esta proibição é para que o dia do iom tov não passasse como um dia comum do ano em que se cozinha para o Shabat.
Assim, os mestres estabeleceram que em cada casa se deve fazer um Eruv Tavshilin, uma refeição para o Shabat preparada antes da entrada do moed, isto nos permitirá cozinhar de sexta-feira (que ainda seria iom tov) ao Shabat.
Por que o Eruv Tavshilin me permitiria cozinhar de iom tov a Shabat?
Preparar uma refeição para o Shabat antes da entrada do iom tov, significa começar os preparativos do Shabat antes do moed, portanto, ao fazer isso quando na sexta-feira se cozinhar para o Shabat eu não estarei fazendo nada mais do que continuar e terminar uma ação já iniciada anteriormente. Isto é permitido.
Como se prepara?
Um alimento é cozido no fogo e outro alimento é cozido no forno.
O costume mais comum é fazê-lo com ovo cozido e um pão inteiro (em pessach uma matsá) pesando 30 gramas, se possível. Isto porque são dois alimentos que são fáceis de fazer e podem suportar o calor sem se estragar.
Em seguida, coloque o ovo em um prato junto com o pão (ou a matsá de Pessach) e levante o prato para recitar a beracha e a fórmula.
Quem esqueceu de fazer o eruv
Quem esquecer de fazer o eruv tavshilin ainda pode cozinhar do iom tov ao Shabat apoiando-se no eruv feito pelo rabino chefe. Isto se aplica apenas a posteriori, a priori cada casa deve ter seu eruv tavshilin.
Casos especiais
Se eu preparei tudo antes do moed e, portanto, não precisarei cozinhar nada desde yom tov até Shabat, tenho que fazer o eruv?
Mesmo aqueles que se organizaram desta maneira deveriam fazer o eruv mas sem a beracha. Basta recitar a fórmula.
RESUMO PRÁTICO
Antes da entrada do moed, levanto o prato onde coloco o ovo cozido e o pão (ou a matsá para pessach) e recito primeiro a beracha e depois a fórmula, tentando entender o que estou dizendo. Fazendo isso na sexta-feira, será possível cozinhar para o Shabat.
Convém consumir o eruv durante o jantar do Shabat ou durante a seuda shelishit.
Beracha: baruch atá A. Elo-enu melech haolam asher kideshanu bemizvotav vezzivanu al mitzvat eruv.
ברוך אתה ה' אלוהינו מלך העולם אשר קדשנו במצוותיו וציונו, על מצות עירוב
Fórmula: bedin iruva ie share lana leafuie velevishule veleadluke shraga velemebad kol tsarkana miom tov leshabat.
בדין עירובא, יהא שרי לנא לאפויי, ולבשולי, ולאדלוקי שרגא, ולמעבד כל צרכנא מיום טוב לשבת
É necessário entender o que é dito na fórmula. Tradução: graças a este eruv seremos autorizados a cozinhar, assar, acender a vela e fazer tudo o que precisamos fazer desde iom tov até Shabat.