Pergunta: Como saber se uma série de aulas online é adequada para mim?
Resposta: considerando a grande quantidade de aulas disponíveis hoje em dia pela internet, é difícil saber a primeira vista se aquelas aulas são adequadas, ou mesmo dirigidas à nós.
Deve-se descobrir
o objetivo das aulas,
a que tipo de público se dirigem as aulas
se se espera algum resultado, atitude de quem escuta
se existe uma relação de compromisso entre o que está sendo dito e o resultado a ser alcançado
se quem as ministra é responsável pelos resultados
se a aula se enquadra nas atividades de um instituto
se as aulas vêm promover alguma instituição, vendas, produtos, etc.
Em geral aulas para "o público em geral" não são compatíveis à priori, pois não se enquadram em objetivos claros.
Aulas online de judaísmo online podem classificar-se em alguns tipos principais:
--> aulas de kiruv
--> aulas de promoção de uma kehilá
--> aulas de identidade
--> aulas de halakhot
--> aulas para um público x ou y (por exemplo para jovens, para não judeus,....)
--> aulas para promoção de um serviço pago (conversão, escolas, midrashot, etc.)
Além do mais deve-se verificar quem dá o aval para as atividades de um ou outro Rabino: se é o rabinato de uma cidade ou país, instituto de casherut, o próprio mestre do rabino, ou se ele saiu em auto-promoção por decisão própria.
Aulas de kiruv são destinadas a aproximar os judeus de sua identidade, trazê-lo à sinagoga, incentivá-lo a dedicar horas ao estudo da Torá.
Estas aulas podem atingir níveis de excelência em todas as instituições judaicas e sinagogas conhecidas. Seus rabinos e expoentes são extremamente consequentes e responsáveis pelo que dizem e selecionam seus assuntos com critério. Elas não são direcionadas nem se aplicam no entanto a nosso contexto, já que nós buscamos nos adaptar, integrar e assimilar à sociedade Israelense - se o aspecto ideológico destas aulas será sempre enfatizado, será em detrimento do lado da aliá propriamente dita ou da conversão. Estas aulas direcionam-se a judeus de nascimento, estabilizados ou em vias de estabilizar-se emocionalmente e economicamente onde estejam - a judeus para que não se assimilem e não contraiam matrimônios fora do judaísmo. Não têm como vocação ajudar à integração à sociedade israelense um candidato à conversão em seus primeiros passos para conhecer o alef-bet buscando os meios para integrar-se à uma sociedade diferente da sua sociedade de origem.
Aulas ministradas em kehilot dirigem-se em geral a membros daquela mesma kehilá, não podem ser extrapoladas para outros contextos. Elas podem ser interessantes na medida em que sua kehilá avança à horizontes compatíveis e semelhantes ao da kehilá em questão. No nosso caso, aulas ministradas em kehilot de Israel podem ser úteis de acordo com o assunto tratado ou temas de interesses de todos os que vivem em nossos país. Aulas em kehilot fora de Israel, quando são assuntos tipo paz no lar, relações judaicas, história e identidade podem ter interesse. Cada caso é um caso.
As aulas de Rabinos (ou pseudo-rabinos) independentes ou palestrantes no geral não têm compromisso com o público, nem ele responde pelos resultados. Não se sabe com quem fala, qual o objetivo nem para onde nos leva. E se alguém seguir suas orientações e sua vida não melhorar, não terá com quem queixar-se - Devem evitar-se.
As aulas para "o público largo" são para fugir. Geralmente são assistidas por cristãos.
Aulas de halakhot (ortodoxas) são muito úteis. É muito importante estar estudando halakhot o tempo inteiro, sobre shabath, casherut e pureza familiar. Como agir, etc. convém ouvir ciclos de palestras sobre estes assuntos. Geralmente provém de alguma midrashá, colel ou yeshivá. Ajudam a nossa formação e completam nosso conhecimento.
Cada aluno independentemente tem os interesses que lhe tocam a nível pessoal e podem interessar-se por debates, etc. Alguns respeito à ciência, outros à filosofia, outros à profissões dentro do judaísmo, como sofer, cho'het, mohel, etc.
Nada no entanto substituirá a aula presencial, regular, com um rabino responsável, que nos conhece e sabe para onde está dirigindo sua yeshivá.