Fonte: site web Sephardic.com
Hezkia Eliezer Arochas, de bendita memória, mais conhecido como Kiki, nasceu no Cairo, Egito, em 20 de dezembro de 1924, o segundo de seis filhos homens. Seu pai, Eliezer Hezkia Arochas, era de Izmir, Turquia, e sua mãe, Esther Cohen, era uma sabra de Jerusalém.
Desde sua juventude, Kiki mostrou grande talento e amor pelo hazanut, uma constante que o acompanhou durante sua longa e produtiva vida na América. Desde muito jovem, ele praticou seu talento para o canto. Com a tenra idade de seis anos, ele liderava todas as manhãs as orações de Shaharit em sua escola. Ele também foi diretor do coro da grande sinagoga ashkenazita do Cairo. Ele gostava de todo tipo de música em muitas línguas, e seu repertório incluía desde árias de ópera até baladas árabes.
No entanto, o Hazanut ocupava um lugar muito especial em seu coração. Ele apreciava rezar mais do que qualquer outro tipo de canto e era muito apreciado. Os fiéis se sentavam maravilhados com a beleza e clareza de suas orações. Ele compunha uma liturgia única, misturando melodias ladinas e árabes. Homens adultos, comovidos por seus recitais de Tehillim, ficavam emocionados até as lágrimas ao ouvir sua voz. Juntava-se à sua bela voz um coração igualmente belo. Fosse um casamento, um Bar Mitzvah, um funeral ou mesmo um problema de imigração, Kiki sempre estava lá para ajudar. Em algum momento, todos os membros de sua congregação foram afetados por sua bondade e, de fato, sentimos muito a falta de seu amor ao próximo.
Hezkia Eliezer ben Esther deixou este mundo no dia 29 de Shevat, 22 de fevereiro de 2001. Ele é carinhosamente lembrado por sua amada esposa de 53 anos, Rosette, suas três filhas, Mireille, Esther e Sophie, todos os seus netos e bisnetos, e eu mesmo, seu filho Eliezer.
Queremos agradecer ao rabino Ely Allen e ao Sr. Raphael Benaroya por sua dedicação e esforço extremo para tornar esse empreendimento possível. Que Hashem conceda a eles todos os seus desejos e os abençoe.
Que essas gravações mantenham viva sua santa memória e que sua bela voz esteja sempre entre nós.
Com agradecimento a Hashem
Muitas pessoas merecem agradecimento por sua participação neste projeto. Raphael Benaroya, Brad Orloff e sua equipe da United Retail, Dan Aron da No Soap e Phil Bulla da A1 Platinum Productions pelo excelente trabalho na masterização de áudio. Albert Allen, Elie 'Loulou' Arochas, Michael Allen, Alfred Efremoff, Cantor Moshe Tessone e Rebecca Allen por seu incansável trabalho de edição e consultoria. Que Hashem os abençoe por seu esforço e dedicação.
Sempre é difícil criar coletâneas desta natureza. Kiki, de bendita memória, deixou poucas gravações diretas. Embora muito tempo tenha sido gasto tentando determinar o melhor do que estava disponível, algumas das faixas estão cortadas ou têm qualidade inferior devido ao estado das cópias originais. Acreditamos que a capacidade do Kiki está acima dessas deficiências e esperamos que você aprecie a gravação apesar delas.
Estamos sempre procurando por outras gravações de Kiki e esperamos, com a ajuda de Di-s, produzir futuros álbuns e talvez até um vídeo. Se você tiver algo com o que gostaria de contribuir, entre em contato com o rabino Ely Allen em ElyAllen@aol.com. Obrigado pelo seu apoio.
Que Hashem conceda a Hezkiah Eliezer ben Esther uma aliat haneshama e que sua memória seja lembrada em bênção.