Claro, AntĂłnio! đ O grupo Salada de Frutas Ă© um dos nomes mais curiosos e criativos da chamada Nova Vaga do Pop/Rock PortuguĂȘs dos anos 80. Formado em Lisboa, em setembro de 1980, o grupo misturava irreverĂȘncia, sonoridade pop-rock e uma estĂ©tica visual ousada â tudo com um toque bem portuguĂȘs.
đ€ Formação original
Lena dâĂgua â voz principal (ex-Beatnicks)
LuĂs Pedro Fonseca â teclados e voz (ex-Chinchilas)
ZĂ© da Ponte â baixo, guitarra e voz (ex-Saga)
Mais tarde juntaram-se:
ZĂ© Carrapa â guitarra
Guilherme InĂȘs â bateria, percussĂŁo, guitarra acĂșstica
Carlos Pereira, Zé Nabo e Quico Serrano também passaram pela banda em diferentes fases.
đ Discografia e sucessos
Sem AçĂșcar (1980) â ĂĄlbum de estreia com faixas como Shui the Shock, Bolonha e Como Se Eu Fosse Tua.
Robot / Armagedom (1981) â single que vendeu mais de 30 mil cĂłpias e foi atĂ© parodiado por Tony Silva.
Se CĂĄ Nevasse â ĂĄlbum com temas como Namaptess, Zimalabararistix e HistĂłrias (Campanha Orquestrada).
Em 1982, mudam o nome para apenas Salada e lançam Crime Perfeito, com sonoridade mais experimental e instrumental.
đ Estilo e impacto
Misturavam pop, rock progressivo e eletrĂłnica, com letras surrealistas e arranjos modernos.
Eram conhecidos por uma estética visual provocadora e performances teatrais.
Fizeram parte do movimento que surgiu apĂłs o 25 de Abril, quando a mĂșsica portuguesa começou a respirar liberdade criativa.
đ„ PolĂ©micas e fim
Em 1981, Lena dâĂgua foi dispensada de forma controversa, com o grupo alegando que ela nĂŁo se encaixava num projeto de rock alternativo.
Após mudanças de formação e falta de sucesso comercial com Crime Perfeito, o grupo dissolveu-se em meados dos anos 80.
Salada de Frutas Ă© daqueles grupos que, mesmo com carreira curta, deixaram uma marca Ășnica â tanto pela ousadia como pela inovação.