Pîrvu IONICÃ
Luminita OPREA
Este módulo de formação é produzido no âmbito do Projeto CP-PACK e de acordo com o Relatório de Análise de Necessidades derivado dos resultados das entrevistas a grupos focais e questionários realizados a pais e professores de crianças com paralisia cerebral.Este é essencialmente um módulo de treinamento teórico, que se baseia nos instrumentos jurídicos internacionais em matéria de direitos das pessoas com deficiência e sobre o quadro jurídico principal disponível em países parceiros.Este módulo de formação deve ser usado como um ponto de partida sobre como lidar e entender a lei aplicada. Este módulo não é e não pode ser entendido como uma ferramenta de aconselhamento jurídico.
Resultados de Aprendizagem
Os formandos deverão;
1-compreender em que medida e enquadramento jurídico da UE e internacional pode ser implementado nos seus países
2-compreender o que pode ser feito para obter um melhor e mais apropriado sistema jurídico nacional.
Conteúdos do Capítulo:
O principal documento internacional e europeia no domínio dos direitos das pessoas com deficiência é a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e seu Protocolo Facultativo, adotada em 13 de Dezembro de 2006, na sede das Nações Unidas em Nova York.A Convenção entrou em vigor no dia 3 de maio de 2008.
Os Países que participaram na Convenção comprometem-se a desenvolver e executar políticas, leis e medidas administrativas para garantir os direitos reconhecidos na Convenção e abolir leis, regulamentos, costumes e práticas que constituam discriminação.
Como uma mudança de perceção é essencial para melhorar a situação das pessoas com deficiência, torna-se necessário que os países que ratificaram a Convenção se comprometam a combater os estereótipos e os preconceitos e a promover a consciência sobre as capacidades das pessoas com deficiência.
Os países devem garantir que as pessoas com deficiência têm o direito inerente à vida em igualdade de condições com os outros, assegurar a igualdade de direitos e promoção de mulheres e meninas com deficiência e proteger as crianças com deficiência.
As crianças com deficiência devem ter direitos iguais, não devendo ser separadas dos seus pais contra a sua vontade, exceto quando as autoridades determinarem que tal é no melhor interesse da criança, em nenhum caso devendo ser separadas dos seus pais com base em uma deficiência da criança ou dos pais.
Os países estão a reconhecer que todas as pessoas são iguais perante a lei, proibindo a discriminação com base na deficiência e garantindo igual proteção legal.
Os países devem assegurar o a igualdade de direito a possuir e herdar bens, de controlar finanças e de ter igual acesso a empréstimos bancários, crédito e hipotecas. Deverão garantir o acesso à justiça em condições de igualdade com os outros, certificando-se que as pessoas com deficiência têm o direito à liberdade e segurança e não são privadas da sua liberdade de forma ilegal ou arbitrária.
Os países devem proteger a integridade física e mental das pessoas com deficiência, assim como a todas as outras, protegendo-as de tortura e tratamentos cruéis, desumanos ou degradantes e proibindo experiências médicas ou científicas sem o consentimento da pessoa em causa.
A exploração, violência e abuso devem ser prevenidas por leis e medidas administrativas. Em caso de abuso, os Estados devem promover a recuperação, reabilitação e reintegração da vítima e investigar o abuso.
As pessoas com deficiência não são serão submetidas a interferências arbitrárias ou ilegais na sua privacidade, família, lar, correspondência ou comunicação. A privacidade das suas informações de saúde, pessoais e de reabilitação deve ser protegida como a das outras.
Sobre a questão fundamental da acessibilidade, a Convenção exige que os países identifiquem e eliminem os obstáculos e barreiras, garantindo que pessoas com deficiência possam aceder ao seu ambiente, transporte, equipamentos e serviços públicos, e tecnologias de informação e comunicação.
As pessoas com deficiência devem ser capazes de viver de forma independente, ser incluídas na comunidade, escolher onde e com quem viver e ter acesso a serviços de apoio domiciliários, residenciais e comunitários. A independência e mobilidade pessoal devem ser promovidas através de formação acessível em técnicas de mobilidade e acesso a ajudas técnicas de mobilidade, dispositivos, tecnologias de apoio e assistência ao vivo.
Os países reconhecem o direito a um nível adequado de protecção da qualidade de vida e social, o que inclui habitação pública, serviços e assistência para as necessidades relacionadas com a deficiência, bem como a assistência em despesas relacionadas com a deficiência em caso de pobreza.
Os países promoverão o acesso à informação, fornecendo informações destinadas ao público em geral, em formatos e tecnologias acessíveis, facilitando o uso de Braille, linguagem de sinais e outras formas de comunicação e incentivando os meios de comunicação e provedores de Internet para realizar as informações disponíveis on-line em formatos acessíveis.
A discriminação em relação à família, casamento e relações pessoais deve ser eliminada. As pessoas com deficiência devem ter a igualdade de oportunidade para perfilhar, casar e de constituir família, para decidir sobre o número e espaçamento entre filhos, para ter acesso à educação, planeamento familiar, e desfrutar de igualdade de direitos e responsabilidades em relação à tutela, curatela, guarda e adoção de crianças.
Os Estados devem assegurar a igualdade de acesso ao ensino primário e secundário, formação profissional, educação de adultos e aprendizagem ao longo da vida. O sistema de ensino empregará os materiais, técnicas e formas de comunicação apropriados. Os alunos com necessidades receberão medidas de apoio, e os alunos que cegos, surdos e surdos-cegos receberão a sua educação nos modos mais adequados de comunicação de professores fluentes em língua de sinais e Braille. A educação de pessoas com deficiência deve promover a sua participação na sociedade, o seu sentido de dignidade e auto-estima e o desenvolvimento da sua personalidade, habilidades e criatividade.
Pessoas com deficiência têm o direito ao mais alto padrão de saúde possível, sem discriminação com base na deficiência. Elas devem receber a mesma gama, qualidade e padrão de serviços de saúde gratuitos ou a preços acessíveis, conforme previsto para outras pessoas, receber os serviços de saúde necessários em virtude das suas deficiências, e não ser discriminadas na prestação de seguro de saúde.
Para permitir às pessoas com deficiência atingir o máximo de independência e capacidade, os países fornecerão serviços completos de habilitação e reabilitação nas áreas de emprego, saúde e educação.
As pessoas com deficiência têm direitos iguais para trabalhar e ganhar a vida.Os países proibirão a discriminação em matérias laborais, promover emprego autónomo, empreendedorismo, e começar seu próprio negócio, empregar pessoas com deficiência no setor público, promover o emprego no setor privado, e assegurar que eles são fornecidos com alojamento razoável no emprego.
Os países devem garantir a igualdade de participação na vida política e pública, incluindo o direito de votar em eleições e ocupar cargos.
Os países promoverão a participação na vida cultural, recreativa, lazer e desportiva, assegurando a oferta de programas de televisão, filmes, teatro e material cultural em formatos acessíveis, criando teatros, museus, cinemas e bibliotecas acessíveis, e garantindo que as pessoas com deficiência têm a oportunidade de desenvolver e utilizar o seu potencial criativo, não só para seu próprio benefício mas também para o enriquecimento da sociedade. Os países devem garantir sua participação nas atividades desportivas, gerais e específicas para pessoas com deficiência.
Os países prestarão ajuda ao desenvolvimento dos esforços promovidos pelos países em vias de desenvolvimento na aplicação prática nos esforços dos países em desenvolvimento para colocar em prática a Convenção.
Para garantir a implementação e monitorização da Convenção, os países devem designar um ponto focal no governo e criar um mecanismo nacional para promover e monitorizar a implementação.
Um Comité sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, composto por peritos independentes, receberá relatórios periódicos dos Estados sobre os progressos realizados na implementação da Convenção.
Um protocolo opcional de 18 artigos sobre as Comunicações permitirá aos indivíduos e grupos peticionar à Comissão, uma vez esgotados todos os procedimentos de recurso nacionais. É de sublinhar que o direito de petição só pode ser utilizado se a autoridade nacional responsável não estiver a fornecer ou garantir esse direito de acordo com as disposições da Convenção, e a pessoa interessada tenha seguido todos os procedimentos nacionais a fim de alcançar esses direitos. A Comissão examina as denúncias,e observações do Estado, e sobre esta base formulará as suas opiniões e recomendações e, se for o caso, encaminha-as para o Estado, tornando-as públicas.
A seguinte distinção entre incapacidade, deficiência e limitação é feita pela Organização Mundial da Saúde:
1. Incapacidade: Qualquer perda ou anormalidade de estrutura psicológica, fisiológica ou anatómica ou função.
2. Deficiência: Qualquer restrição ou falta (resultante de uma deficiência) de capacidade para realizar uma atividade na forma ou dentro da faixa considerada normal para um ser humano.
3. Limitação: A desvantagem para um determinado indivíduo, resultante de uma deficiência ou incapacidade, que, limita ou impede o cumprimento de um papel que é normal, dependendo da idade, sexo, fatores sociais e culturais, para o indivíduo.
As definições que se seguem são desenvolvidas a partir desta perspectiva. Os termos relevantes de ação propostas no Programa Mundial são definidas como prevenção, reabilitação e igualdade de oportunidades.
Prevenção representa as medidas destinadas a prevenir o aparecimento de deficiências mentais, físicas e sensoriais (prevenção primária) ou a impedir a incapacidade, quando ocorrer, de ter negativas consequências físicas, psicológicas e sociais.
{0} {/0} {0}Reabilitação é um processo orientado por objetivos e tempo limitado, destinado a permitir que uma pessoa deficiente possa atingir um nível mental, físico e/ou social óptimo e funcional, conferindo-lhe as ferramentas necessárias para conformar a sua própria vida.{/0} Pode envolver medidas destinadas a compensar a perda de função ou uma limitação funcional (por exemplo, ajudas técnicas) e outras medidas destinadas a facilitar o ajuste ou reajuste social.
Igualdade de oportunidades consiste no processo através do qual o sistema geral da sociedade, tal como o ambiente físico e cultural, alojamento e transportes, serviços sociais e de saúde, as oportunidades educacionais e laborais, a vida cultural e social, incluindo instalações desportivas e de lazer, são disponibilizados a todos.
Estatuto legal de uma pessoa com Paralisia Cerebral a nível nacional
Em diferentes países, existem diferentes abordagens para o status legal das pessoas com Paralisia Cerebral.Estes oaches appr variar de um quadro específico e jurídico especial para indivíduos com PC para um mais geral, eram indivíduos com PC estão incluídos na categoria mais geral das pessoas com deficiência (em alguns países, o termo utilizado é pessoas com deficiências).A situação das crianças afetadas é, conseqüentemente, de diferenciadas. Em alguns países, as crianças com PC são considerados uma categoria distinta dentro da categoria geral de crianças com deficiência.Em outros países, as crianças com PC têm nenhum estatuto especial comparando com outras crianças com deficiência ..
Apesar destas diferenças, todos os países da UE reconhecer e conceder direitos a todos os vários pessoas com deficiência, incluindo crianças.Dependendo da legislação nacional e os sistemas administrativos, estes direitos são agrupados tendo em conta os diferentes níveis de necessidades sociais das pessoas com deficiência.Para facilitar a abordagem internacional sobre o tema do estatuto legal de uma pessoa com Paralisia Cerebral, uma triagem dos principais direitos foi feita e os direitos são agrupados em duas categorias.Uma categoria compreende aqueles direitos que são concedidos ex-oficio.Este tipo de direitos são reconhecidos através da simples prova do estado da pessoa, sem qualquer outra formalidade administrativa.Outra categoria de direitos compreende os direitos concedidos sob a condição de cumprir certos direitos administrativos.
Crianças com deficiência, incluindo crianças com paralisia cerebral (PC), beneficiam dos seguintes direitos:
Proteção da saúde, prevenção, tratamento e recuperação, educação e formação profissional,
§ -Apoio social, ou seja, os serviços e benefícios sociais,
§ -Casa, preparação do ambiente e vida pessoal, transporte, acesso ao ambiente psíquico, informativo e de comunicação,
§ -Oportunidades para o lazer, o acesso à cultura, desporto e turismo,
§ -Apoio jurídico,
§ -Benefícios financeiros,
§ -Avaliação e reavaliação domiciliária para pessoas imóveis, feita pela comissão de avaliação dentro de um determinado período.
Um pouco de prática legal!
Identificar três temas de seu interesse na convenção internacional.Motivar a sua escolha. Agora, descreva em que medida essas disposições internacionais estão incluídas na lei nacional.
Citar pelo menos cinco diferenças entre o que está escrito no instrumento jurídico internacional e a execução real na prática. Tentar explicar por que estes podem acontecer.
Como pode um indivíduo legalmente solicitar que os seus/suas direitos internacionalmente reconhecidos sejam reconhecidos na prática.
Leituras sugeridas:
-Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e o seu Protocolo Facultativo, adotada em 13 de Dezembro de 2006, na sede das Nações Unidas em Nova Iorque. A Convenção entrou em vigor em 3 de Maio 2008.
-Convenção sobre os Direitos da Criança, adoptada e aberta à assinatura, ratificação e adesão pela Assembleia Geral das Nações Unidas - Resolução 44/25, de 20 de novembro de 1989
-Convenção de Haia de 19 de Outubro de 1996, relativa à competência, lei aplicável, reconhecimento, execução e à cooperação em matéria de responsabilidade parental e de medidas de protecção de crianças ou Convenção de Haia de 1996
Resultados de Aprendizagem
Os formandos deverão;
1 - {2}compreender o funcionamento das administrações públicas{/2}
2 - compreender como as responsabilidades de observância aos direitos das pessoas com deficiência são compartilhados entre diferentes entidades
Observância dos direitos das pessoas com deficiências "está geralmente em autoridades administrativas locais.O papel complementar ou subsidiário na observação desses direitos encontra-se em autoridades administrativas centrais, a sociedade civil e as famílias ou representantes legais de pessoas com deficiência.A este respeito é de notar que uma melhor aplicação do quadro jurídico para pessoas com deficiência pode ser alcançado através da cooperação entre autoridades administrativas locais e ONG.
Dependendo da especificidade dos sistemas administrativos de cada país, diferentes entidades públicas ou privadas responsáveis com o apoio administrativo para crianças com PC podem ser identificados.Em alguns países, existem em prática procedimentos administrativos para o registro de pessoas com a CP. Em outros países, as pessoas com CP não são registados na base de um diagnóstico específico, mas em função da gravidade da deficiência.
Uma vez que a PC tem uma variedade de abordagens jurídicas, este módulo irá utilizar principalmente o termo geral de deficiência.
Há vários direitos das pessoas com deficiência e obrigações diversas instituições e organizações, que são considerados especiais.Quando estes direitos são violados e as obrigações não forem cumpridas, são estabelecidas sanções financeiras contra as respectivas instituições ou organizações. A autoridade designada aplica as penalidades.As pessoas interessadas devem anunciar as violações de direitos e do não-cumprimento das obrigações.
Quando um direito é concedido mediante um pedido individual, a não concessão do direito ou o atraso na concessão podem ser objecto de uma ação em tribuna Normalmente existem advogados ex-officio, capazes de patrocinar judicialmente as pessoas a título gratuito.
Os direitos e obrigações acima mencionados são:
a) o acesso livre e igual de pessoas com deficiência a qualquer forma de educação,
b) O direito das pessoas com deficiência, no processo educativo para:
-De suporte de serviços educacionais,
Equipamento técnico adaptado à deficiência,
-Escola de manual e cursos acessíveis aos alunos e estudantes com deficiência visual,
Utilização de equipamentos e software de apoio durante os exames.
c) Uma vez por ano, um livre de lugar de carga em campos de recreação para as crianças com deficiência, juntamente com seus assistentes pessoais de apoio.
d) As obrigações das autoridades públicas em relação às pessoas com deficiência o acesso aos prestadores de educação para:
-Promover e garantir o acesso à educação e formação profissional das pessoas com deficiência,
-Assegurar a educação em casa para pessoas com deficiência que não podem ser movidas durante a escolaridade obrigatória e educação através do envolvimento de professores de apoio/itinerantes,
-Assegurar o acesso à educação continuada de acordo com as necessidades das pessoas com deficiência,
-Apoiar a cooperação entre educação geral e principal e as famílias ou comunidade,
-Apoiar a formação profissional dos professores de ensino regular, a fim de lhes permitir adaptar as práticas educacionais para alunos com deficiência,
-Garantir a prática de esporte para qualquer pessoa com deficiência e à formação de professores para determinadas práticas médicas e técnicas,
-Assegurar os serviços de apoio educativo para pessoas com deficiência e suas famílias calha especiais psicopedagogia especialistas,
-Assegurar o acesso a organizações educacionais.
e) Para conceder prioridade às pessoas com deficiência para alugar um apartamento em apartamentos de edifícios inferiores em edifícios públicos pertencentes
f) As pessoas com deficiências graves têm direito a uma sala suplementar nos apartamentos alugados e até o menor nível de alugar preço.O mesmo direito é reconhecido ao representante legal da família ou de uma pessoas com deficiências graves durante o período de atendimento,
g) Criança com deficiência e benefícios acompanhante de entrada gratuita para shows, museus, espectáculos,
h) A fim de assegurar o transporte público de pessoas com deficiência, as autoridades locais públicos são obrigados a comprar veículos de transporte coletivo adaptados ou adaptar os veículos existentes e criar programas de transporte para pessoas com deficiência
i) Pessoas com benefícios graves e marcada deficiências de transporte urbano público gratuito,
j) Pessoas com benefícios graves e marcantes deficiências de uma série de viagens de longa distância livre s no transporte público,
k) As autoridades públicas são obrigados a tomar as medidas necessárias, a fim de facilitar a transição dos jovens com deficiência para o sistema de protecção dos adultos,
k) a obrigação de conceder o direito a apoio social na forma de serviços sociais a pedido ou ex-officio,
m) Obrigação de admitir uma pessoa com deficiência em um centro residencial quando o cuidado em casa ou outros tipos de serviços comunitários não são possíveis,
n) As organizações são obrigadas a adaptar edifícios, para organizar e permitir o acesso a lugares de estacionamento em benefício de pessoas com deficiência,
o) Obrigação de editoras para disponibilizar padrões digitais utilizados para imprimir livros e revistas, a fim de ser transformado em um formato acessível para pessoas com deficiência visual,
p) Obrigação de bibliotecas públicas para as seções estabelecidas com livros para pessoas com deficiência visual ou leitura,
q) Obrigação de empresas de telefonia e operadoras de serviços bancários para tornar os serviços disponíveis e serviços de informação para as pessoas com deficiência,
r) obrigação de os proprietários do Hotel para se adaptar pelo menos um quarto para pessoas com deficiência, para marcar com sinais táteis a entrada e recepção e montar elevadores com sinais táteis
s) As autoridades públicas e privadas e organizações obrigações a disponibilizar para seus intérpretes de relações públicas para pessoas com deficiência auditiva e para a disponibilização de outros serviços de informação para pessoas com deficiência.Estas medidas aplicam-se também aos serviços de internet disponíveis.
s) empregadores com mais de um determinado número de funcionários são obrigados a empregar pelo menos uma percentagem do seu pessoal com pessoas com deficiência ou a contribuir para o orçamento público um imposto especial
u) As unidades protegidas têm o direito de isenção no pagamento de determinados impostos.
Administrativas em benefício da educação e terapia de crianças com deficiência / CP
Cada país europeu criou diferentes sistemas de apoio à educação e terapia de crianças com deficiência / CP. Dependendo do quadro geral administrativo e jurídico, estes sistemas de apoio são pública, privada ou uma combinação dos outros dois.
A abordagem mais comum em cada país é a criação de um órgão público para lidar com crianças com deficiência / CP. Dependendo das condições locais, há jardins de infância, escolas ou outras instalações.As instalações podem ser integrativa, eram crianças com PC são hospedados junto com crianças sem deficiência, meia-integrativa, eram crianças com PC são educadas e tratadas em conjunto com as outras crianças com deficiência ou com instalações especializadas, dedicadas apenas para crianças com PC.
Por outro lado, na maioria dos países, existem unidades especializadas que podem oferecer terapia profissional e especializada para PC e outras deficiências similares.
Uma vez que a PC não é uma deficiência muito comum, é possível constatar que uma educação especializada ou instalação terapêutica não está disponível nas proximidades da criança e da sua família.
Professores e terapeutas precisam saber que, de acordo com os tratados internacionais e da UE e convenções, eles têm o direito de pedir e receber com prioridade diferentes tipos de apoio do poder público. Por exemplo, as autoridades públicas devem introduzir nos seus orçamentos os montantes necessários para apoiar o desenvolvimento e aprimoramento das atividades de escolas, centros de terapia e de outras instalações designadas para apoiar criançasdeficientes / PC .
Um pouco de prática legal!
Usando seu conhecimento comum , nomear as autoridades ou organizações responsáveis com a adaptação das casas de pessoas com deficiência.
Verifique a sua opinião recorrendo à lei escrita.
Motivar cada um dos seguintes pressupostos:
-A família tem a obrigação jurídica principal em proteger os direitos dos membros da família com deficiência.
-O poder público é obrigado apenas a fornecer conselhos e algum apoio financeiro.
Leituras sugeridas:
Orientações disponíveis em sites de autoridades públicas, privadas, organizações especializadas ou em sites de organizações internacionais (UNESCO, UNICEF, ONU)
Resultados de Aprendizagem:
Os formandos deverão;
1-entender melhor as diferenças entre os diferentes tipos de apoio psíquico
2-ser capaz de evitar a confusão entre os vários tipos de suporte
Conteúdos do Capítulo:
Desde que uma pessoa com a CP é uma pessoa com deficiência, o direito geral das pessoas com deficiência se aplica a eles também.O apoio logístico pode cobrir o acesso gratuito a vários serviços, preços reduzidos para diferentes serviços, acessibilidade nas instalações e edifícios, acesso a dispositivos gratuitos ou reduziu os preços de apoio e técnicas, modificados serviços de apoio, materiais e técnicas e assim por diante. Alguns desses direito são concedidos mediante solicitação individual e outro são assumidos para ser concedidos ex officio por diferentes organizações.
É de notar que em muitos casos o apoio logístico para pessoas com deficiência é reconhecida como um direito geral.A este respeito, um indivíduo não tem o direito de pedir individualmente esses direitos que incumbem aos organismos públicos ou privados.Por exemplo, o direito de acesso e apoio associado pode ser concedido através de faixas marcadas sobre as formas de acesso, transportes acessíveis para cadeiras de rodas, etc.
Geralmente, o apoio pode abranger:
a) Direito a ter um assistente pessoal que o acompanha
b) dispositivos médicos grátis, medicamentos e tratamento médico gratuitos
c) bilhete gratuito para tratamento SPA para a pessoa com deficiência e seu / sua assistente pessoal que o acompanha
d) Alojamento gratuito e serviços de refeições em hospitais, instalações de spa e outros serviços similares
e) Título de Estacionamento livre para pessoas com deficiência
f) espaço extra em edifícios públicos em caso de arrendamento
g) O acesso a um centro público de apoio para crianças com deficiência sem família ou de outras pessoas de apoio
h) o direito a ter um intérprete especializado durante os procedimentos legais, a fim de facilitar a comunicação
i) o acesso a terapia e instalações de apoio públicas.
Medidas logísticas a serem tomadas pelas escolas em benefício das crianças com deficiência / CP
Escolas, centros de terapia e outras instalações designadas para crianças deficientes / PC precisam de saber que os poderes públicos devem proporcionar-lhes vários tipos de dispositivos de apoio ou de obras.
Por exemplo, as autoridades públicas têm de apoiar as organizações especializadas, públicas ou privadas, para a construção de rampas e instalação de elevadores ou escadas rolantes. Além disso, as autoridades públicas têm de fornecer às organizações especializadas tecnologias de apoio e dispositivos como:
-Livros, jogos, materiais educacionais
Cadeiras de rodas, dispositivos de apoio para pescoço, coluna, pernas, braços, cadeiras e mesas adaptadas
É importante saber que certos tipos de apoio fo para escolas pode ser fornecida usando formas indiretas.A este respeito, a pesquisa e desenv olvimento de novos ou melhores dispositivos de assistência estão disponíveis normalmente para as universidades e instituições de pesquisa.Para chegar a esse apoio, as escolas precisam de pedir a tais entidades de pesquisa para desenvolver um projeto comum a ser financiado.
Além disso, em muitos países, as responsabilidades para apoiar as escolas e centros de terapia são compartilhadas por diferentes órgãos públicos. Por exemplo, um ministério ou autoridade de nível nacional pode ter no seu orçamento a quantia de dinheiro necessária para ser usado em tecnologias de apoio e de assistência, assim como um corpo público diferenciado para cobrir as despesas de modificar e adaptar edifícios.
No entanto, todos os professores, terapeutas e outros profissionais que trabalham com crianças com deficiência / CP têm o direito de pedir para participar de vários treinamentos, a fim de desenvolver as suas competências.Em muitos países, os sistemas de formação para professores e terapeutas não cobrem adequadamente as necessidades de formação de professores e terapeutas.A fim de ultrapassar esta situação, os professores e terapeutas precisam de saber que existem oportunidades de financiamento disponíveis para participar em vários eventos internacionais de treino (conferências, seminários, etc.)
Por outro lado, as escolas são capazes de Coope taxa com ONGs e outras organizações privadas.Em muitos casos, esta cooperação pode ter a forma da organização "anfitriã", onde uma escola pode permitir uma organização privada desenvolver as suas próprias acções de apoio sobre o benefício de crianças deficientes / PC.
Um pouco de prática legal!
Faça uma lista dos direitos concedidos por um organismo público como uma abordagem funcional do mesmo
Faça uma lista das situações em que um direito legal não foi concedido pela autoridade pública responsável.
Leituras sugeridas:
Materiais orientadores fornecidos por diferentes autoridades e ONGs
Resultados de Aprendizagem:
Os formandos deverão;
1 - sabe qual o apoio financeiro precisa ser feita para
2 - compreender a diferença entre pagamento em dinheiro como apoio financeiro e outros tipos de apoio
Conteúdos do Capítulo
Normalmente, o apoio financeiro é concedido de acordo com um procedimento específico cumprida pelas pessoas com deficiência, ou, no caso de crianças com deficiência, por seus pais.O apoio financeiro pode ser concedido à pessoa com deficiência apenas e / aos de seus familiares (pais) ou assistente pessoal acompanhante.
Em caso de apoio financeiro para as crianças, geralmente os pais necessitam de realizar vários procedimentos administrativos, a fim de alcançar o apoio. Mais frequentemente esses procedimentos são muito simples e podem ser cumpridos após o nascimento da criança.Noutros casos, o certificado de deficiência ou outro registo probatório de precisa de documentos suplementares ou procedimentos, a fim de conduzir a um apoio.
Medidas financeiras de apoio:
-Isenção no pagamento de renda em casos de arrendamento de edifícios do domínio público.
Férias pagas com uma duração variável e dentro de determinadas quantidades para um dos pais de uma criança com deficiência, de acordo com a gravidade da deficiência.
-Livres acesso a bilhetes para museus, shows e performances e outros eventos culturais e desportivos.Este direito é concedido também para o assistente pessoal acompanhante.
-Bilhetes e assinaturas de sistema de transporte público grátis, tanto no transporte local como de médio e longo curso.Dependendo de cada regulamento administrativo, os bilhetes gratuitos e inscrições podem cobrir viagens ilimitadas em todos os meios de transporte ou um certo número de viagens em meios de transporte específicos.Este direito é concedido também para o assistente pessoal acompanhante.
-Isenção de imposto sobre casas, edifícios ou terrenos, quando estas propriedades são de propriedade de uma pessoa com deficiência
-Juros bancários suportado pelo erário público nos casos de empréstimos bancários necessários para cobrir as despesas de modificação de casas ou de aquisição de dispositivos de apoio e veículos adaptados
-Isenção de imposto para veículos motorizados adaptados
-Mensalidade quando os pais ou a família de uma criança com deficiência decidir não ter assistente pessoal de acompanhamento para a criança.
-Aumento ou taxa suplementar mensal para as crianças com deficiência, até a idade adulta.
Apoio financeiro do que as escolas podem se beneficiar em relação com as crianças com deficiência / CP
As escolas públicas são directamente financiadas pelo orçamento público. Isto significa que os orçamentos públicos têm que cobrir todos os tipos de despesas que podem ser geradas pela educação e terapia de crianças, incluindo a cobertura financeira para educadores e terapeutas de treino.A fim de receber os necessários apoios financeiros, educadores e terapeutas necessitam de submeter formalmente o seu pedido à gestão das escolas e às autoridades públicas também.
Centros de terapia públicos têm também as suas despesas cobertas pelo orçamento público. Assim, comparando com entidades educativas, os pacientespagarão uma quantia de dinheiro a fim de beneficiar de certos tipos de terapia.
Em caso de escolas e centros de terapia privados, as suas despesas são cobertas geralmente a partir de doações ou pagamentos feitos pelas famílias das crianças. Assim, mesmo as escolas ou centros de terapia privados têm direito a receber incentivos financeiros do orçamento públicos. Para que tal aconteça, estas organizações devem obedecer a determinados critérios e condições. O apoio financeiro público vai cobrir principalmente as despesas a um nível mínimo de serviços educativos ou terapia.
Um pouco de prática legal!
Sem usar qualquer orientação preencha um formulário de requerimento que ache necessário para pedir apoio financeiro.Agora, use a orientação apresentada no documento legal e preencha, de novo, o mesmo requerimento.Tome nota sobre as diferenças e discuta-as com os seus colegas.
Explique por que não é necessário para um advogado para saber exatamente todos os detalhes necessários para a utilização de formulários oficiais.
Leituras sugeridas:
Materiais informativos sobre como alcançar o apoio para que deficientes / PC crianças têm direito.
Resultados de Aprendizagem:
Os formandos deverão;
1-evitar confusões e erros durante o processo de solicitação
2-sabe o que fazer quando um pedido não for aprovado
3-fazer o melhor uso de todos os meios legais
Conteúdos do Capítulo:
O apoio real pode ser obtido depois de ser cumprido u determinado procedimento administrativo por parte dos pais da criança.O procedimento básico é o registo da criança após o nascimento. Neste caso, o registo é feito através de uma declaração da mãe juntamente com um certificado médico para demonstrar a existência da incapacidade e da sua gravidade.
Noutros países, os direitos individuais são concedidos mediante um procedimento administrativo específico e mais elaborado. Por exemplo, os dispositivos de assistência só podem ser fornecidos se os pais apresentarem um pedido formal e outro documento oficial de uma autoridade, a fim de receber os dispositivos como tal ou uma quantidade equivalente de dinheiro.Por outro lado, há países onde compete a ONGs ou outras organizações privadas processar os pedidos dos pais.
A fim de receber um apoio individual, os pais necessitam de saber exatamente qual o procedimento que tem que cumprir. A actual concessão de apoio pode variar muito de caso para caso num país específico. Quando um pedido não recebe uma resposta positiva é aconselhável que os pais processem judicialmente a autoridade pública, ou peçam ajuda a uma ONG que lide diretamente com pessoas com deficiência.
Como obter o apoio a que as escolas têm direito
Dependendo do país concreto, o apoio público para centros educativos ou terapia é concedido de acordo com o estatuto jurídico da entidade.As entidades públicas devem apresentar anualmente um pedido formal de orçamento.Professores e terapeutas podem propor à gestão das entidades a sua proposta de materiais educativos, ferramentas de terapia ou treinamento.
Em caso de empresas privadas, eles devem primeiro cumprir as condições de uma organização privada publicamente financiada. Então, em cada ano que submetam o pedido de dinheiro, as organizações irão relatar no final do ano como gastaram o mesmo.
Apoio privado pode ser alcançado através de pedidos a vários patrocinadores ou doadores, de acordo com as suas regras.Alguns doadores apenas apoiam as organizações, enquanto outros criam também bolsas ou outros tipos de apoio para pessoas físicas.
Um pouco de prática legal!
Quais são as razões para a não concessão de um direito específico?
Quanto tempo levou até que o pedido de um direito tenha sido atendido?
Descontando o pedido básico, que outras ações foram tomadas a fim de receber o apoio legal?
Leituras sugeridas:
Advogados de direito, sites especializados ONGs, fóruns