Em 2025, a Assessoria Ministerial de Planejamento e Estratégia Organizacional (Ampeo) se dedicou a fortalecer a gestão estratégica do MPPE, otimizar o planejamento orçamentário e aperfeiçoar os processos internos, atuando como um eixo central para guiar a instituição às metas estratégicas.
No âmbito da Gestão Estratégica, o foco foi o aperfeiçoamento contínuo do Plano de Atuação de Promotorias de Justiça (PAPJ) e de Procuradorias de Justiça, instrumento de alinhamento ao planejamento estratégico que ajuda Promotores e Procuradores a planejarem suas atividades por meio da adesão a projetos institucionais. A Ampeo mantém painéis de Business Intelligence (BI) atualizados para monitorar os projetos e a adesão aos Planos de Atuação, o que ajuda a subsidiar reuniões de acompanhamento e a avaliação de projetos finalísticos.
Outra ação relevante foi a sistematização do Plano de Gestão da Procuradoria-Geral de Justiça para o biênio 2025-2027. A Ampeo organizou as propostas da gestão em cinco eixos estratégicos: carreiras valorizadas e infraestrutura física; cidadania ampliada; combate à criminalidade; avanços tecnológicos; e integração nacional. O plano permitiu o alinhamento das propostas ao Plano Estratégico Institucional e sua posterior disponibilização à sociedade no site do MPPE.
Junto a isso, buscando aumentar a eficiência da atuação ministerial, a Ampeo trabalhou no aperfeiçoamento dos fluxos de trabalho, criando um repositório de processos e mapeando rotinas críticas. Como resultado, a Ampeo concluiu o mapeamento do processo extrajudicial criminal da Central de Inquéritos da Capital.
Paralelamente, a assessoria realizou o gerenciamento e assessoramento em projetos, monitorando o Portfólio MPPE 2024–2029, que chegou a 48 projetos cadastrados. Em 2025, nove novas iniciativas foram incluídas.
Por fim, a AMPEO foi crucial no planejamento orçamentário do MPPE. A área monitorou a execução do orçamento de 2025, fornecendo dados para as reuniões mensais de acompanhamento e elaborando relatórios específicos para auxiliar nas tomadas de decisões gerenciais.
Além disso, coordenou a elaboração da proposta orçamentária para 2026, consolidando as demandas das áreas e alinhando-as ao Planejamento Estratégico antes de apresentá-la ao Órgão Especial do Colégio de Procuradores de Justiça, reforçando o compromisso com a boa governança e a gestão responsável.