Uma série de iniciativas focadas na proteção e garantia dos direitos da população pernambucana foram destaques em 2025 na atuação do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Saúde (CAO Saúde). As ações abrangeram desde a fiscalização de serviços de estética até a qualificação de profissionais para atendimento em saúde mental, reforçando o compromisso do MPPE com a saúde coletiva.
Uma das principais frentes de atuação foi a fiscalização sanitária e ética dos serviços de estética. Em parceria com a Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa), Vigilâncias Sanitárias municipais, conselhos profissionais e Polícia Civil, foram realizadas operações que resultaram na interdição de 31 estabelecimentos no Recife, Jaboatão dos Guararapes e Olinda por irregularidades como falta de licença sanitária e produtos vencidos. A iniciativa também investigou indícios de exercício ilegal da medicina e odontologia, demonstrando o rigor do MPPE na segurança da população.
No âmbito da saúde mental, o CAO Saúde promoveu o seminário "A Internação Involuntária na Rede de Atenção em Saúde Mental: Um Desafio aos Ideais Libertadores da Reforma Psiquiátrica", que reuniu mais de 200 participantes. O evento visou qualificar a atuação do MPPE na proteção de pessoas com transtornos mentais e coibir internações indiscriminadas, em conformidade com a Lei Federal nº 10.216/2001.
Adicionalmente, o programa "Saúde Mental, não faça disso um Bicho de 7 Cabeças" realizou seminários para a formação de Agentes de Acolhimento, resultando na criação de 4 Comitês Regionais de Saúde Mental.
Essa iniciativa busca tornar o MPPE referência em atendimento humanizado e qualificado em saúde mental, com a participação de cerca de 120 integrantes da instituição.
Outro ponto de destaque foi a realização de seminários de integração entre o MPPE e o Sistema Estadual de Vigilância Sanitária (Sevisa). Quatro eventos ocorreram em Recife, Caruaru, Petrolina e Serra Talhada, com a participação de aproximadamente 320 pessoas, incluindo Promotores de Justiça, fiscais da Apevisa e profissionais das Vigilâncias Sanitárias municipais. Os seminários fortaleceram a cooperação interinstitucional e alinharam estratégias para uma atuação mais eficaz em prol da saúde pública em Pernambuco.
Finalizando 2025, o CAO Saúde realizou uma ação do programa Bora Vacinar, que estimula e conscientiza a população sobre a necessidade de se vacinar. A ação ocorreu dentro das comemorações da Semana do MP, no Centro Cultural Rossini Alves Couto, em dezembro. No local, várias pessoas de todas as idades receberam doses de vacinas e ficaram a par da imunização como forma de proteção a doenças.