Ao longo de 2025, a Assessoria Ministerial de Comunicação Social (AMCS) apostou em novos formatos e na criação de conteúdo para aumentar a interação com os principais públicos do MPPE.
Dentre as atividades de destaque deste ano, a AMCS viabilizou a realização de capacitações para porta-vozes do MPPE, realizadas em parceria com a Escola Superior, contemplando aproximadamente 50 membros da instituição.
Além disso, a equipe apresentou a estrutura do setor e os produtos de comunicação aos Promotores de Justiça no curso de ingresso na carreira realizado em novembro de 2025.
Uma grande evolução alcançada neste ano foi a estruturação do Departamento de Mídias Sociais, que desde agosto passou a gerenciar a estratégia de produção de conteúdo para os perfis institucionais no Instagram, Facebook e X, em alinhamento com o conteúdo desenvolvido pelas Gerências de Jornalismo e Radiojornalismo, Publicidade e TV e Audiovisual.
Desde o início das atividades, o Departamento de Mídias Sociais já produziu e apresentou ao Gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça um diagnóstico dos perfis institucionais, bem como uma proposta de adequações para ampliar a presença do MPPE ante ao público das redes sociais.
E a estratégia implementada já vem trazendo resultados impactantes: no Instagram, que é a plataforma mais usada, o alcance das publicações passou de aproximadamente 600 mil usuários em junho, quando o Departamento ainda não tinha profissionais exclusivos, para quase 1,4 milhão de usuários em setembro. Além disso, em novembro o MPPE atingiu a marca de 70 mil seguidores no Instagram.
Na criação de campanhas e ações de comunicação, o foco é tornar a atuação ministerial mais visível para a população, utilizando princípios da Linguagem Simples e recursos gráficos para facilitar a compreensão sobre os direitos de cidadania.
Ao lado apresentamos alguns exemplos de ações de interesse público e institucional.
Além das campanhas criadas pela própria equipe da Publicidade na AMCS, também merecem destaque ações derivadas de articulações com outras instituições, como por exemplo a campanha da Promotoria de Justiça de Direitos Humanos: Aqui o Racismo não tem Passagem, de enfrentamento ao racismo no Transporte Coletivo do Recife; e a campanha Surpresa Violeta, de divulgação do Protocolo Violeta, Lei municipal do Recife de combate à importunação sexual em bares, casas noturnas e outros estabelecimentos.
No campo das notícias, o MPPE está sempre na primeira página. Desde janeiro, a equipe da Gerência de Jornalismo produziu mais de mil notícias, enviou um total de 58 releases pautando a imprensa local e respondeu 641 demandas de jornalistas que entraram em contato.
A Rádio MPPE inaugurou novos programas especiais em 2025, como o podcast Plenário Vivo e os especiais Despertar da Consciência Negra, Traduzindo o Júri e Vozes da Resistência. Além desses produtos, a Rádio MPPE disponibilizou 394 matérias para as emissoras conveniadas, com um total de 52.265 compartilhamentos.
O ano também foi de muito trabalho para a Gerência de TV e Audiovisual, que publicou um total de 118 vídeos e atingiu quase 118 mil visualizações ao longo do ano. Além dos quadros já conhecidos, como os MPPE em Destaque, MPPE na Semana e Diálogos com o MPPE, neste ano foram criados conteúdos especiais como a série Defesa do Consumidor em Debate, para o CAO Consumidor; os vídeos do kit júri, para o Núcleo de Apoio ao Júri; e o projeto Caminhos Cruzados, que conta histórias de pessoas cujas vidas foram impactadas pelo MPPE, projeto lançado na Semana do MPPE e que terá continuidade em 2026.