Gaeco amplia atuação no Estado
Gaeco amplia atuação no Estado
Ao longo do ano de 2025, Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do MPPE atuou em 20 operações, seja resultantes de investigações próprias, seja em atuação conjunta e apoio a outras forças de segurança no enfrentamento ao crime organizado, a exemplo da desarticulação de um grupo criminoso que controlava a maior unidade prisional do Estado de Pernambuco. Em apoio aos Promotores de Justiça, o Gaeco fez ainda o acompanhamento de diversas ações penais, com participação em audiências e manifestações judiciais.
Quanto aos delitos contra a ordem tributária, o Gaeco teve intensa participação no Comitê Interinstitucional de Recuperação de Ativos (CIRA), colegiado presidido pelo Procurador-Geral de Justiça, José Paulo Xavier Filho, e que também é composto pela Procuradoria Geral do Estado e Secretarias da Fazenda e de Defesa Social. Em 2025, a atuação do Gaeco, através do Núcleo de Combate à Sonegação Fiscal, realizou mediações tributárias e acordos de não persecução penal, tratou e encaminhou 491 representações fiscais para fins penais (COFIMPs) aos Promotores de Justiça, promoveu investigações de fraudes fiscais estruturadas e ofereceu 125 denúncias no âmbito dos delitos contra a ordem tributária, totalizando em débitos R$ 120.297.720,01, sem contar com as diversas denúncias ofertadas pelos demais Promotores de Justiça do Estado, a partir das COFIMPs enviadas pelo Núcleo.
Na parte de aprimoramento continuada para atualização da equipe e membros, em parceria com a Escola Superior, o Gaeco também promoveu capacitações de membros, servidores, policiais lotados na Assessoria Militar e Policial Civil e agentes convidados das forças de segurança externas, resultando no treinamento de 44 pessoas em técnicas de OSINT (Open Source Intelligence) e de análise de evidências digitais.
Por fim, na parte de investimento e estrutura do Gaeco, neste ano, cumprindo o compromisso de priorizar o enfrentamento à criminalidade organizada, a Procuradoria-Geral de Justiça instalou o Núcleo Sertão do Gaeco, com disponibilização de equipamentos, a designação de Promotores de Justiça e servidores. Também houve investimento para renovação dos equipamentos de TI do Gaeco, com a entrega de 25 novas estações de trabalho. Além disso, o Gaeco destaca as aquisições de novas ferramentas de investigação e a renovação das licenças existentes, bem como as nomeações de novos servidores do quadro e recrutados outros cedidos de outros órgãos. Portanto, segue em andamento o projeto de reestruturação do Gaeco, visando à modernização e adequação da atuação aos novos desafios no combate ao crime organizado.