Polímeros

Os Polímeros nos anos 70

É nesta década que a produção mundial de plásticos supera a do aço e são produzidas e comercializadas as primeiras garrafas de PET para refrigerantes da Pepsi-Cola. 

Na moda, o poliéster, entre outros plásticos, é usado por designers famosos devido à sua versatilidade na criação de estampados coloridos.

               1974

A crise petrolífera iniciada em outubro de 1973 (A Organização dos Países Árabes Exportadores de Petróleo proclamou um embargo petrolífero a todos os países que apoiavam Israel na Guerra do Yom Kippur) vai afetar profundamente a indústria dos plásticos durante o ano de 1974. O preço do petróleo bruto sobe 300%, o que provoca um aumento de 200% no preço do etileno (matéria prima para o fabrico do polietileno) e um aumento de 50 a 100% no preço dos polímeros sintetizados por via petroquímica. Cresce o interesse pela reciclagem de plásticos. 

O químico norte americano Paul Flory recebe o Prémio Nobel da Química, pelas investigações que realizou sobre  macromoléculas sintéticas e naturais. 

Fonte: "A evolução dos materiais Poliméricos ao longo do tempo",  Faculdade de Ciências da Universidade do Porto

PAUL FLORY  

Prémio Nobel da Química em 1974

1910-1985

Polímeros

Polímeros.mp4

Vídeo da Porto Editora

A palavra polímero tem origem grega: poli (muitos) e mero (unidade de repetição). Assim, um polímero é uma macromolécula composta por muitas (dezenas de milhares)  unidades de repetição denominadas meros, ligados entre si por ligações covalentes. 

Polímeros são materiais constituídos por macromoléculas que se obtêm a partir de uma reação entre monómeros (moléculas pequenas) que podem ser iguais ou diferentes.

Exemplo: Produção do Polietileno

O eteno (ou etileno) é o monómero; o polietiletileno é o polímero

O ADN é uma macromolécula – biopolímero

O diamante e a grafite são macromoléculas, mas não são polímeros, porque não há repetição  de monómeros (moléculas mais pequenas), havendo apenas repetição do átomo de carbono.

Onde está o Polímero?

Em C, claro.

Em A, há repetição de átomos e em B, repetição de iões. Só em C temos repetição de monómeros (moléculas pequenas)

Polímeros Naturais

São sintetizados por organismos vivos (lã, seda e celulose, por exemplo) Podem ser de origem animal ou vegetal. 

Polímeros Sintéticos

São produzidos pelo ser humano através de processos de transformação, como reações químicas.

Polietilenos. 

Utilizado em embalagens de alimentos, revestimentos de cabos, tubos e mangueiras, etc. Consoante o processo físico de fabrico, podem dar origem a baldes e bacias, tampas para garrafas, boias, frascos, etc.

Poliamida ou nylon 6.6 

Poliéster 

Aplica-se em fibras

sintéticas para roupas, cordas, 

embalagens (garrafas de bebidas

PET), válvulas cardíacas, protetores

de queimaduras, guarda-chuvas, linhas

de pesca, etc.

O policloreto de vinilo (PVC) é muito utilizado nas canalizações de água doméstica, por ser resistente à água. É um dos três polímeros mais usados no mundo, sendo utilizado na produção de encanamentos hidráulicos, isolantes de fios elétricos e filmes para embalar alimentos.

Breve História dos Polímeros

1000  A.C. - 800 D.C.

1550 -1839

1845-1900

1903-1940

Década de 1940 

Década de 1950

1960-1980

1980-2000

Fonte: "A evolução dos materiais Poliméricos ao longo do tempo",  Faculdade de Ciências da Universidade do Porto