Assiste ao vídeo da série Eureka! para saberes mais sobre a grandeza física "Aceleração" e conheceres a Lei fundamental da dinâmica. Vídeo completo aqui.
A 2.ª Lei de Newton, ou Lei fundamental da dinâmica, explica o que acontece a um corpo quando a resultante das forças nele aplicadas é diferente de zero.
Abre a simulação, em baixo, em "Acceleration"
Seleciona, à direita, "values", "masses" e "acceleration". Em "Friction", move o cursor para "none". Clica uma única vez na dupla seta ( a força resultante deverá ser igual a 50 N). Qual é o valor da aceleração?
Clica uma vez mais na dupla seta, A força resultante duplicou (tem agora o valor de 100 N). O que foi que aconteceu à aceleração?
Coloca outro caixote por cima do primeiro. A massa duplicou. O que foi que aconteceu à aceleração?
Conclusão:
Para a mesma massa, quanto maior for a intensidade da força resultante aplicada maior será a aceleração que o corpo experimenta.
Para a mesma força resultante, quanto maior for a massa do corpo onde é aplicada, menor é a aceleração que o corpo experimenta.
A 2.ª Lei de Newton pode enunciar-se do seguinte modo:
• A aceleração adquirida por um corpo é diretamente proporcional à intensidade da resultante das forças que atuam sobre o corpo, tem a direção e o sentido dessa força resultante e é inversamente proporcional à sua massa.