a acidificação dos oceanos

Os oceanos são o habitat de muitas espécies de seres vivos e cobrem cerca de 71% da superfície terrestre.

Infelizmente, a poluição ameaça a biodiversidade do meio marinho. Diariamente são lançadas nos mares toneladas de pesticidas, fertilizantes químicos, plásticos, detergentes, produtos petrolíferos e esgotos. Também as alterações climáticas estão a afetar a vida marinha pondo em perigo os ecossistemas marítimos.

Recife de coral da Ilha do Lagarto em 2014

Recife de coral da Ilha do Lagarto em 2016

Para além de absorver calor da atmosfera, o oceano absorve também dióxido de carbono. Estima-se que os oceanos absorvam, anualmente, cerca de 25% do dióxido de carbono (CO2), proveniente de atividades humanas, que é libertado para a atmosfera. 

Devido à grande quantidade de sais dissolvidos na água, os oceanos são globalmente alcalinos ou básicos, com um pH médio da ordem dos 8,1-8,2. 


O excesso de dióxido de carbono leva à diminuição do pH da água do oceano - fenómeno designado por acidificação

A dissolução do dióxido de carbono na água origina a formação de ácido carbónico (H2CO3), que acidifica a água. Estima-se que a acidez média dos oceanos aumentou cerca de 30% desde 1750.

Desde a revolução industrial até ao presente, o pH do oceano diminuiu de 8,2 para 8,1. 

Uma diminuição de 0,1 pode não parecer muito, mas a escala de pH, tal como a escala de Richter para medir a magnitude dos sismos, é logarítmica. Por isso esse valor representa um aumento de 30% na acidez.  

Atenção: o termo acidificação significa que a acidez da água do mar está a aumentar em comparação com o passado, ou seja, está menos básica. 

Relembra:

Para quantificar o carácter químico de uma solução recorre-se à escala de pH.

Para soluções pouco concentradas e à temperatura de 25ºC, a escala de pH varia entre 0 e 14.

Quanto menor for o valor do pH, mais ácida é a solução.

Quanto maior for o valor do pH, mais básica é a solução.

Acidificação dos Oceanos.mp4

Vídeo original aqui

Quais são as consequências ambientais da solubilidade do carbonato de cálcio em meio ácido?

Os corais, os moluscos, as ostras e outros organismos marinhos que formam conchas de carbonato de cálcio têm mais dificuldade em formar conchas ou material do esqueleto à medida que diminui o pH da água do mar. Estes organismos produzem conchas e esqueletos duros combinando cálcio e carbonato da água do mar. 

À medida que a acidificação do oceano aumenta, os iões de carbonato disponíveis (CO32- )  para os organismos construírem e manterem suas conchas, esqueletos e outras estruturas de carbonato de cálcio diminuem

O banqueamento dos corais

Corais_60s.mp4

Vídeo original aqui

Faz um mergulho virtual (360º) na Grande Barreira de Coral da Austrália. (2014)

Observa o branqueamento sofrido pelos corais em 2016:

A.Prática_acidificação_oceanos.pdf