As agencias espaciais utilizam regularmente foguetões para enviar mantimentos ou astronautas para a Estação Espacial Internacional (ISS), transportarem sondas que vão explorar o Sistema Solar e para lançar satélites que vão orbitar a Terra. Estes foguetões variam na seu tamanho, design e tipo de combustível que usam, tudo depende do seu objetivo. A família de veículos espaciais da ESA inclui o Vega, Vega-C e o Ariane 5. Neste momento está a ser desenvolvido um foguetão mais eficiente: o Ariane 6 (Ariane 62 e Ariane 64). Estes foguetões, são capazes de lançar satélites e sondas espaciais com objetivos de missão diferentes – desde comunicações a sondas que exploram o sistema solar. Todos eles têm propulsores bastante potentes que lhes permitem escapar da atração do campo gravítico do Terra.
“Família” de veículos de lançamento (foguetões) da ESA
A ESA lança os seus foguetões do seu porto especial localizado na Guina Francesa, América do Sul, localizado 500 km a norte da linha do Equador. A Terra roda mais rápido junto ao Equador e os foguetões podem aproveitar esse efeito, como se fosse uma fisga, para aumentarem a sua velocidade. Esta diferença é tão grande, que os foguetões podem aumentar a sua velocidade até mais 460 m/s só por se encontrarem numa região próxima do equador. A ESA tira partido deste efeito que poupa combustível e dinheiro. A localização deste porto especial também é ideal para lançar satélites para orbitas geoestacionárias.
Para transportar Astronautas até à Lua, temos de usar um foguetão bastante poderoso. Um dos foguetões mais potentes algumas vez lançado foi o Saturno V, que levou os humanos à Lua durante o programa Apollo, nos anos 60 e 70 do século XX. Desde de então que mais nenhum humano visitou o nosso satélite. A NASA e a ESA estão em parceria a desenvolver o veiculo especial Orion. A ESA é responsável por criar o Modulo de Serviço Europeu (European Service Module). Este novo veiculo especial, será lançado através de foguetões de nova geração e vai permitir aos astronautas chegarem mais longe…à Lua, a asteroides ou até mesmo a Marte.
O Espaço na sala de aula
European Space Agency
Orion com o Módulo de Serviço Europeu
(como escapar da gravidade terrestre)
Saber mais: resistência do ar; Como atuam as forças