Para uma pessoa pôr o caixote em movimento tem de exercer uma força sobre ele. Ao fazê-lo, está a transferir energia para o caixote.
Este processo de transferência de energia por ação de forças, chama-se trabalho. O valor da energia transferida é dado pelo produto da força pela distância percorrida na direção da força. À grandeza física resultante chama-se trabalho realizado por uma força e representa-se pelo símbolo W:
Se resolveres arrumar o teu quarto (para não teres de ouvir mais as queixas da tua mãe que acha a entropia do teu quarto excessiva...) e tentares, sem sucesso, arrastar o armário, podes até transpirar com o esforço mas não estás a realizar trabalho nenhum. Em Física considera-se que não há realização de trabalho sobre o armário, porque ele não se desloca.
Quando transportas a tua mochila, no caminho para a escola, exerces sobre ela uma força vertical, dirigida de baixo para cima, que equilibra o peso. Será que agora já estás a realizar trabalho? Não, porque a direção do deslocamento é perpendicular à direção da força.
Trabalho potente
Se a força aplicada num corpo tem a mesma direção e o mesmo sentido do deslocamento, o trabalho realizado é positivo (W = F x d) .
Trabalho nulo.
Se uma força aplicada num corpo é perpendicular ao deslocamento deste, não realiza trabalho sobre ele. (W = 0)
Trabalho resistente
Se a força aplicada num corpo e o deslocamento têm a mesma direção mas sentidos opostos, o trabalho realizado é negativo (W = - F x d).
Agora responde às questões do formulário seguinte: