Consumir fruta e hortaliças ajuda a prevenir doenças cardíacas, neurológicas ou até alguns tipos de cancro. Estes alimentos são ricos em antioxidantes (vitamina A, beta-caroteno, vitamina E, vitamina C, selénio). Será que ingerir suplementos destes antioxidantes é benéfico para a sua saúde? Esta hipótese tem sido testada mas os resultados são muito pouco animadores. De acordo com os estudos efetuados, verifica-se até um ligeiro aumento da mortalidade (3-4%) nos consumidores destes suplementos.
Como afirma o Dr. José Paulo Andrade, Professor na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, no artigo que poderá ler na íntegra mais abaixo,”na ausência de carências nutricionais, um indivíduo saudável não deve consumir suplementos com antioxidantes.”
Ao invés de gastar dinheiro nesses suplementos, é preferível ir ao mercado, comprar umas belas hortaliças e fazer uma boa sopa. Fica melhor servido e gasta menos dinheiro.
Pode encontrar o artigo do Dr. José Paulo Andrade aqui: https://www.scimed.pt/geral/antioxidantes-prejudicial-para-saude
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/24241129