Assiste ao vídeo da Agência Espacial Europeia. Foi concebido para crianças mas pode ajudar-te a perceber melhor a sucessão dos dias e das noites e das estações do ano.
A Terra não tem sempre a mesma face virada para o Sol:
- quando a luz solar incide numa dada zona, é de dia;
- quando a luz solar não incide numa dada zona, é de noite.
As estações do ano devem-se ao efeito conjunto do:
movimento de translação da Terra à volta do Sol e
à inclinação do eixo de rotação da Terra relativamente ao plano da sua órbita em torno do Sol.
O eixo de rotação da Terra tem uma inclinação de cerca de 23º relativamente à perpendicular ao plano da sua órbita em torno do Sol.
Imagina a Terra coberta de espelhos como se vê na figura. Se o eixo de rotação da terra (linha roxa) não fosse inclinado, a quantidade de radiação solar recebida pelos espelhos C e E e B e F seriam iguais (vê o gráfico ao lado).
Como na realidade o eixo de rotação da Terra tem uma inclinação de 23º, a quantidade de radiação recebida em C é menor do que em E e a quantidade de radiação recebida em B é inferior à quantidade recebida em F.
Passados 6 meses, a situação inverte-se. A quantidade de radiação recebida em C é agora maior do que em E e a quantidade de radiação recebida em B é superior à quantidade recebida em F.
Imagina alguém que se encontra no hemisfério norte, numa latitude de 48ºN.
Solstício de junho
No dia 21de Junho, o Hemisfério norte está "virado" para o sol. Para alguém que esteja no polo norte, é sempre de dia. Entre o equador e o polo norte, o dia é mais longo do que a noite. Repara na inclinação dos raios solares que atingem a superfície da Terra no dia 21de junho. Nesse dia os raios solares estão menos inclinados e a mesma quantidade de radiação solar distribui-se por uma área menor (as temperaturas são então maiores). Começou o verão.
Solstício de dezembro (48ºN)
No dia 21de dezembro, o Hemisfério sul está "virado" para o sol. Para alguém que esteja no polo norte, é sempre de noite. Entre o equador e o polo norte, o dia é mais curto do que a noite. Repara na inclinação dos raios solares que atingem a superfície da Terra no dia 21de dezembro. Nesse dia os raios solares estão mais inclinados e a mesma quantidade de radiação solar distribui-se por uma área maior (as temperaturas são então menores). Começou o inverno.
Observa o que acontece nestas datas noutras latitudes:
Experimenta o simulador de estações do ano da KHAN Academy:
Também podes experimentar o simulador abaixo. Basta selecionares, com o rato, a posição em que queres colocar a Terra. Em baixo, podes ver o que acontece em duas diferentes latitudes: Nova Iorque e Miami.