Está aberta ao público a mais nova exposição do MAB - Museu de Arte de Brasília em parceria com o IFB Campus Samambaia. Trata-se da mostra "Oficina Escola de Restauro de Mobiliário Moderno do IFB", uma importante contribuição para a Educação Patrimonial e Museal...
Nesse tempo de pandemia e isolamento social, cresceu bastante o número de acessos nas redes sociais. Mesmo estando longe, se consegue conversar ou até mesmo ver uma pessoa do outro lado do mundo pelo simples fato do poder da tecnologia de conectar as pessoas...
Desde sempre, nas escolas, os processos criativos são pouco valorizados e por vezes reprimidos. Culturalmente, ser ligado às artes não é algo bem-visto pela família, tampouco pela sociedade. Vivemos engessados em convenções sociais que suprimem alguns conhecimentos e saberes em detrimento de outros. As escolas tendem a valorizar as “respostas certas”, mesmo que mecânicas, robotizadas e sem reflexão...
Os egípcios, por volta de 3200 antes de Cristo, começaram a adotar dietas vegetarianas em centros religiosos, conectando essa prática aos seus sistemas de crenças. Depois foi a vez da China, do Japão, e da Índia que já eram países que possuíam condições adequadas para tal prática, devido à geografia favorável, relevo e climatografia, além de inúmeras descobertas medicinais.
Levando em consideração os preceitos surrealistas e as obras deste movimento artístico trabalhadas na aula de Artes, a profa. Luiza Mader propôs uma atividade prática aos/às estudantes do 3°EMI dos cursos Design de Móveis e Controle Ambiental.
O racismo tem impacto em todas as esferas sociais, logo, seus ecos chegarão nos campos da Educação e da Estética, evidenciando em sua composição e em seu desenvolvimento os elementos da hegemonia racial europeia, com os seus sistemas de discriminações.
O dia internacional da mulher não é necessariamente uma comemoração, é uma data escolhida como símbolo de força e respeito que nos lembra todos anos como ocupamos e continuamos ocupando espaços mesmo com tamanha opressão, não é um privilégio.
Quantas artistas mulheres vocês conhecem? Existe um tema ou mesmo um tipo particular de arte feita por mulheres? Qual a relevância da mulher nos espaços artísticos? Será que as mulheres têm a mesma visibilidade que os homens na história da arte?
A professora de Artes do nosso campus Samambaia, Luiza Mader, fez uma seleção feminina no Podcast Itinerário das Artes Visuais – Obras do PAS, que conta com episódios sobre obras de importantes artistas e pensadoras mulheres...
Vivemos em uma sociedade doente em que basta ser mulher para tornar-se alvo. Feminicídio é um crime baseado em desigualdade de gênero e assassinatos de mulheres...
O que a maioria das pessoas pensam quando saem de um relacionamento sufocante é um denominador comum: “Eu estive num relacionamento ruim, algumas coisas eram muito difíceis de lidar mas… não, eu não estive um relacionamento abusivo”. Será que não esteve mesmo?
É extremamente comum ouvir casais dizendo ¨eu te amo¨, mas qual é a razão disso? Essas pessoas realmente se amam ou isso é uma convenção?
Cada dia mais estamos sendo influenciados a discutir sobre inúmeras falas e discursos que não cabem mais dentro da ¨caixinha¨ formada pela sociedade moderna...
Muito se discute atualmente sobre os inúmeros padrões de beleza impostos socialmente, em especial, sobre as brasileiras, mas qual é o impacto desses modelos na vida das mulheres?
Quando se fala em educação, temos o costume de imaginar salas de aula cheias de estudantes absorvendo algum conteúdo sendo oferecido por um professor.
Para que servem as universidades? Espaços de educação como um todo são lugares que guardam saber e cultura que devem ser exteriorizados.
Muito se comenta a respeito da índole das vítimas que se encontram ou se submetem a relacionamentos abusivos, mas pouco se fala sobre as condições psicossociais em que estas vítimas se encontram...
O movimento feminista surgiu da necessidade de dar às mulheres os direitos e liberdades que lhes são negados, direitos esses que possibilitam que toda mulher tenha dignidade e uma vida justa por meio da equidade de gênero...
A depressão é um distúrbio mental caracterizado pela persistência da melancolia e perda de interesse na realização de atividades cotidianas. Hoje, milhares de pessoas são depressivas.
Atualmente, desenrola-se o dilema: há limites para o humor? Partindo da questão, se desenvolvem argumentações e refutações que vão desde a piada até o tribunal.
Com o avanço da tecnologia, surgiram novos meios para protestar, como as redes sociais. No entanto, será se esse ativismo “de sofá” realmente tem ajudado?