Feminicídio
Por Emily Alves - 02/03/2021Vivemos em uma sociedade doente em que basta ser mulher para tornar-se alvo. Feminicídio é um crime baseado em desigualdade de gênero e assassinatos de mulheres em um país que muitas vezes diz que ela mereceu. Vivemos em uma sociedade na qual uma discordância de opiniões ou uma crise de ciúmes tornam-se motivo de morte. Grande parte é contra esse tipo de postura, mas há uma outra parcela que prefere passar pano dizendo que os homens sempre têm um motivo e que as mulheres costumam provocar seus parceiros, mas não é bem assim. Muitas vezes uma mulher sofre uma violência doméstica pelo simples fato de não acatar o que seu parceiro de relacionamento diz, outras tantas são oprimidas por seus parceiros tendo que se calar.
De acordo com matéria de Gabriela Caesar e Thiago Reis para o G1, em 2019, os casos de feminicídio aumentaram 7,3% em relação ao ano anterior, abarcando um número de 1.314 mulheres mortas pelo simples fato de serem mulheres. Estudos apontam que uma mulher morre a cada 7 horas e isso é muito grave! Infelizmente, esses casos de agressão doméstica aumentaram durante a quarentena, em um contexto no qual muitas mulheres se viram presas com seus agressores.
Existem várias campanhas contra esse tipo de violência doméstica, mas será que elas funcionaram? A pandemia contribuiu para um estado de silenciamento, já que muitas mulheres se viram presas e desesperadas sem poder fazer nada, tampouco uma ligação para denunciar os abusos e agressões. Geralmente, as mulheres não denunciam porque sem aquele companheiro não teriam como se manter. Esse fato acaba contribuindo para que elas fiquem presas nessa situação, por medo de não terem como sobreviver sem aquele parceiro que as fazem tão mal. Nós mulheres temos que nos unir para acabar com isso, um ato tão errado que é muito presente em nossa sociedade.
Se você conhece alguma mulher que sofre violência doméstica, denuncie! Não fique calado, pois temos que acabar com essa triste realidade. Se você vir alguma cena de violência, chame a polícia, não se cale e ajude essas mulheres.