Por: Equipe IFB em Pauta - 10/12/2021
Na imagem acima, os docentes Frederico Hudson, Fernanda Freitas e os alunos do curso de Design de Móveis do IFB Campus Samambaia
Está aberta ao público a mais nova exposição do MAB - Museu de Arte de Brasília em parceria com o IFB Campus Samambaia. Trata-se da mostra "Oficina Escola de Restauro de Mobiliário Moderno do IFB", uma importante contribuição para a Educação Patrimonial e Museal, organizada pelos docentes Frederico Hudson e Fernanda Freitas Costa de Torres. Essa ação associa ensino, pesquisa e extensão, gerando difusão e debate da cultura e memórias da capital brasiliense.
A professora Fernanda, coordenadora do curso de Móveis do IFB Campus Samambaia, compartilhou algumas ideias que nortearam a exposição:
"Estamos apresentando bens móveis recuperados como um curso de capacitação inicial e continuada, que uniu a pesquisa, o ensino e a extensão para a conservação e restauro de mobiliário moderno, bem como o fortalecimento da consciência de preservação da memória, através da recuperação física, histórica e estética do acervo de móveis, criados por grandes arquitetos e designers para os principais órgãos públicos de Brasília".
A exposição apresenta resultados parciais de um Acordo de Cooperação Técnica firmado entre a Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso do Distrito Federal – FUNAP/DF e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília/DF – IFB, que tem por objetivo executar ações de capacitação dos reeducandos do Sistema Prisional do DF para a conservação e restauro de móveis. Essas ações vêm sendo realizadas no escopo da parceria firmada desde 2016 entre o IFB e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN/DF sob a coordenação do Núcleo de Pesquisa em Mobiliário Moderno do IFB com a Oficina-escola de restauro de mobiliário moderno.
Ademais, “a exposição busca contribuir para aproximação do público aos espaços do Museu de Arte de Brasília; esse contato possibilita o desenvolvimento da preservação cultural e do senso crítico", comentou a professora Fernanda.
Conheça mais sobre o Mobiliário Moderno em Brasília: Jorge Zalszupin e Sérgio Rodrigues
Sergio Rodrigues (1927 – 2014) Nascido no Rio de Janeiro. Formado em 1952 na Faculdade Nacional de Arquitetura do Brasil, no Rio de Janeiro, na década de 1950 ganhou notoriedade mundial; em 1955 fundou a loja OCA, acreditava que os móveis deveriam refletir a cultura de sua origem e proporcionar o conforto adequado ao clima e ao nosso jeito mais descontraído de viver, numa época em que se valorizava o móvel estritamente funcional e o design internacional.
Jorge Zalszupin (1922 – 2020) Nascido na Polônia. Formado em arquitetura na Romênia, arquiteto e designer polonês naturalizado brasileiro. Chegou ao Brasil em 1949, depois de escapar da perseguição aos judeus na Polônia. Em 1959 fundou a L'Atelier, fábrica pioneira na produção de móveis em série no Brasil. Suas criações utilizavam materiais típicos brasileiros. Foi um dos responsáveis pelo reconhecimento internacional do design brasileiro dos anos 1950 e 1960.
AGENDE — Oficina Escola de Restauro de Mobiliário Moderno
Local: Museu de Arte de Brasília (MAB)
Data: De novembro 2021 até fevereiro de 2022
Horário: das 7h às 18h
Matéria adaptada do site: https://www.ifb.edu.br/reitori/29028-museu-de-arte-de-brasilia-recebe-nova-exposicao-da-oficina-escola-de-restauro-do-ifb