Por Emily Alves
Em nossas postagens, já abordamos diversos assuntos, tais como, a ansiedade durante a quarentena e a cobrança social que sofremos. Chegou a hora de falarmos da doença do século, a depressão.
A depressão é um distúrbio mental caracterizado pela persistência da melancolia e/ou perda de interesse na realização de atividades cotidianas. As causas possíveis incluem uma combinação de origens biológicas, psicológicas e sociais de angústia. Quando diagnosticado por um médico, deve-se buscar imediatamente um tratamento.
Uma doença que vem atingindo pessoas do mundo todo não é chamada de "doença do século" atoa. Durante a pandemia da Covid19, os casos de depressão aumentaram e as milhares de pessoas já diagnosticadas, tiveram seus casos agravados pelo isolamento social. Quando abordamos esse assunto há uma tendência em evitar a discussão, ressalto que, falar sobre isso é muito importante! Devemos estar sempre dispostos a ouvir e cultivar a empatia.
Se você conhece alguém, que possua depressão, procure sempre ajudá-lo, entendê-lo. Apenas ouvir a pessoa ou demonstrar preocupação, já é de grande apoio e suporte, nesses momentos difíceis essas pessoas precisam de toda ajuda possível. Busque sempre propor atividades dinâmicas para fazer, seja um passeio no parque, ver um filme, sair com amigos, etc.
Mas, não esqueça de respeitar o espaço das pessoas, se não quiserem conversar ou interagir, não fique insistindo.
Fique agora com um poema de Rian Matos. Através de sua escrita o sentimento de várias pessoas é expressado e compreendido, além de trazer motivação para não abraçarmos a desistência.