Vemos constantemente uma onda de protestos ocasionados pela morte brutal de George Floyd, negro morto por um policial branco, em um claro ato de racismo e discriminação. O que leva pessoas de todos os lugares do mundo a se curvarem e fazerem parte arduamente de protestos assim?
Uma coisa é visível, o sentimento de medo e indignação em um patamar social. No caso de George, pessoas negras se indignaram e se puseram no lugar dele; "e se fosse eu ali?" assim como pessoas brancas privilegiadas por um sistema cruel também se puseram. Assim ocorre um protesto, por compaixão, por ansiar uma revolução daquilo que não faz mais sentido, diferentemente da cultura.
George Floyd foi um afro-americano que morreu em 25 de maio de 2020, depois que Derek Chauvin, então policial de Minneapolis, ajoelhou-se no pescoço dele por pelo menos sete minutos, enquanto estava deitado de bruços na estrada. Os policiais Thomas Lane e J. Alexander Kueng também ajudaram a conter Floyd, enquanto o policial Tou Thao estava perto e observava., O incidente ocorreu durante a prisão de Floyd em Powderhorn, Minneapolis, Minnesota, e foi gravado em vídeo nos celulares por vários espectadores. As gravações em vídeo, mostrando Floyd dizendo repetidamente: "I Can’t Breathe!" ("Não consigo respirar") foram amplamente divulgadas nas plataformas de redes sociais e transmitidas pelos meios de comunicação do mundo inteiro. Os quatro policiais envolvidos foram demitidos no dia seguinte, como descreve a wikipédia.
Assim como varias pessoas protestaram fisicamente, os artistas também protestaram usando seus dotes. Pinturas, histórias, poesias e charges são um meio criativo de passar uma crítica social a diante. Abaixo veremos um poema de Carla Antunes, sobre o racismo.
"O Racismo"
A tua cor não importa
o teu amor
tem mais valor.
Sê tu próprio!
Com carinho,
abre o teu caminho
e vem comigo.
Enfrenta-o sem medo!
Abre o coração:
o que importa são os teus sentimentos,
dá largas à imaginação.
Carla Antunes
"Em um mundo de diferenças sociais, dar razão á um grupo leva a conotação de chacina proliferada"