"Estamos cansados de saber que nem na escola, nem nos livros onde mandam a gente estudar, não se fala da efetiva contribuição das classes populares, da mulher, do negro e do índio [indígena] na nossa formação histórica e cultural."
Lélia Gonzalez
*Aviso aos usuários direcionados através do Aplicativo Rioeduca:
Este site possui alguns links não patrocinados pela Prefeitura do Rio. Clicar pode gerar eventuais custos ao seu pacote de dados.
SOBRE A GERÊNCIA
A Gerência de Relações Étnico-Raciais (Gerer) é um órgão da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, cujo objetivo é consolidar a Política Pública de Equidade Racial na Rede de Ensino. Nesse sentido, pensa e articula ações de caráter transversal e intersetorial, respaldadas pelas legislações que orientam o trabalho de implementação da Educação para as Relações Étnico-Raciais. Constitui um órgão de natureza mediadora, executora e de planejamento estratégico, atuando de forma circular através dos eixos Currículo, Formação e Projetos Intersetoriais.
Ações da gerer com estudantes
Oferecer uma aula-passeio desbravando os aspectos culturais, históricos, arqueológicos, turísticos e geográficos da região da Pequena África (abrangida pelos bairros Gamboa, Saúde, Quilombo da Pedra do Sal e Santo Cristo) para os estudantes e profissionais da Educação Carioca, visando a ampliação das narrativas históricas com a partir da Educação das Relações Étnico-Raciais.
O Projeto Rolé Carioca é uma iniciativa cultural, criada em 2013, que promove passeios guiados e gratuitos com foco na história, cultura e memória da cidade do Rio de Janeiro. promovendo o reconhecimento e a valorização das matrizes afro-brasileiras e indígenas na formação do Brasil, em diálogo com as Leis Nº 10.639/03 e Nº11.645/08, aproxima o público da história de diversos bairros e localidades do Rio, indo além dos pontos turísticos tradicionais.
O Conselho Municipal de Defesa dos Direitos do Negro - COMDEDINE, desde realiza, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação - SME, O Prêmio COMDEDINE de Pesquisa Escolar - Concurso Conselheiro Waldemar Bernardes Filho. A parceria com a Gerência de Relações Étnico- Raciais - GERER, foi instituída em 2021 com a finalidade de ampliar o estímulo à disseminação e informação sobre a contribuição do negro para construção da sociedade e da cidadania brasileira e contribuir para a difusão de práticas educadoras para as relações étnico-raciais.
Ocupação do estande da SME com atividades de contação de histórias, rodas de conversa e apresentações de materiais pedagógicos, conectando Literatura e a Educação das Relações Étnico-Raciais. Além da Lista da Gerer com sugestões de livros que auxiliam as Unidades Escolares na renovação de seus acervos.
MATERIAIS PEDAGÓGICOS
Este é mais um recurso desenvolvido pela Gerer convidando os educadores a mergulharem em um material cuidadosamente elaborado para inspirar, provocar reflexões e induzir práticas pedagógicas que valorizem a história e a cultura dos povos indígenas.
Baixe o arquivo para uma melhor experiência interativa.
Bom trabalho!!
Visando estimular o avanço de proposições pedagógicas que dialoguem com o fortalecimento das identidades múltiplas que formam nossa sociedade, e se encontram no espaço escolar, a Gerer apresenta um instrumento para ampliar as possibilidades didáticas em prol da efetivação de uma educação cidadã, pautada em direitos humanos e no debate étnico-racial genuíno.
As escolas de samba tem muito a ensinar sobre história, cultura e memória. Através de seus movimentos cotidianos e apresentações que realizam durante o carnaval, a partir de seus enredos, as agremiações promovem a valorização da ancestralidade afro-brasileira e a inclusão, reafirmando identidades por meio da arte, da música e da coletividade. . Reconhecendo a importância desse movimento para a educação escolar, a equipe da Gerer organizou um material, contendo uma seleção de enredos étnico-referenciados desenvolvidos pelas escolas de samba do Rio de Janeiro, que se destaque durante os desfiles na Marquês de Sapucaí.
Aproveite!
A Gerer TÁ ON!!
Acompanhe como foi V Jornada da Gerência de Relações Étnico-Raciais – “Práticas Leitoras e Educação para as Relações Étnico-Raciais” – realizada entre os dias 18 e 22 de abril de 2025, durante a Semana Educar pela Igualdade Racial, instituída no calendário oficial da cidade do Rio de Janeiro, em referência ao Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial (21 de março).
A primeira turma da formação “TECER Rio - Gestores da Educação em Movimento para a Equidade Racial”, uma proposta formativa sobre Educação das Relações Étnico-Raciais, teve 544 gestores escolares da nossa Rede de Ensino concluintes. Em 2025 a formação será novamente ofertada, com público ampliado para além de Diretores, Diretores Adjuntos e Coordenadores Pedagógicos. Em breve, mais informações sobre os procedimentos para inscrição.
Com mais de 1.000 professores representando nossas Unidades Escolares, a 2ª edição da formação Território Educador está a pleno vapor!
O curso Território Educador é uma formação continuada oferecida aos professores cariocas com a perspectiva de capacitá-los para enfrentar as desigualdades educacionais agravadas pelas tensões raciais no cotidiano.
O encerramento da primeira turma ocorreu em dezembro de 2024, com uma atividade presencial nas dependências do Circo Marcos Frota, na Quinta da Boa Vista.
A Gerer participou da XII Jornada de Educação e Relações Étnico-raciais do Museu de Artes do Rio – MAR, que aconteceu entre os dias 29/11 e 01/12/2024 nas dependências do Museu. A partir do tema “Cultura visual e digital em redes”, o evento teve como objetivo elaborar discussões, reflexões e mapear práticas conectadas com as mídias e tecnologias atreladas ao sentido de educação. Nossa Gerência marcou presença na mesa de abertura - “Arte, educação e tecnologias: conectando saberes Educação” e, nas comunicações “Usos das tecnologias na Educação”.
Em mais um ano de ações do Novembro Negro Rio, a Gerer participou desenvolvendo oficinas e participando de rodas de conversa sobre educação antirracista.
Confira como foi a 30ª premiação do Prêmio Comdedine de Pesquisa Escolar - Concurso Conselheiro Bernades Filho.
PNEERQ - Política Nacional de Equidade, Educação das Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola
No dia 08/10, a Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro - SME/RJ , através da Gerência de Relações Étnico-Raciais - Gerer, recebeu a comitiva do Ministério da Educação – MEC, representado pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão – Secadi, para apresentar e debater as diretrizes da Política Nacional de Equidade, Educação das Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola - PNEERQ, formalizada pela Portaria MEC nº470/2024.
Como anfitriões do encontro, nosso Secretário Renan Ferreirinha, o Subsecretário de Ensino Adriano Giglio, o Subscretário de Articulação e Integração da Rede Hugo Nepomuceno e a Gerente de Relações Étnico-Raciais Joana Oscar, recepcionaram a Secretária Zara Figueiredo, a Diretora de Políticas de Educação Étnico-Racial Educação Escolar Quilombola - Wilma Coelho e demais integrantes da Secadi, que fizeram falas destacando a importância da PNEERQ para a educação nacional. Também estiveram presentes a Vereadoa Tainá de Paula, o Deputado Federal Reimont, a representante da Undime-RJ Marlise Cardoso, Carlos Estevan representando a Capes, a embaixadora da Política Madah Gordiano, Diego Ferreira - Superintendente de Desenvolvimento de Pessoas da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro - Seeduc/RJ, a Diretora da Escola Quilombo Campinho da Independência, em Paraty - Janaína Siqueira, Secretários Municipais de Educação e suas equipes, além das equipes da SME/RJ, Professores, Coordenadores Pedagógicos e Diretores das nossas unidades escolares.
O encontro foi abrilhantado por apresentações artísticas da cantora e professora Andréa Martins, junto ao estudante da nossa Rede Breno do Cavaco, e a banda do GET Maestro Pixinguinha. Um momento ímpar para a educação carioca, que demonstra sintonia com os caminhos da educação nacional.
Cerimônia em homenagem ao Retorno do Manto Tupinambá
A Gerer participou da cerimônia de retorno do Manto Tupinambá realizada no dia 12 de setembro de 2024, nos arredores do Museu Nacional, no parque da Quinta da Boa Vista Rio de Janeiro. A cerimônia contou com a participação de autoridades do governo brasileiro, representantes dos povos indígenas Tupinambá e outras etnias, professores e estudantes das Escolas Municipais cariocas. Enaltecendo a volta do manto, que estava exposto no Museu Nacional da Dinamarca desde o século XVII, a cerimônia organizada pelo Ministério dos Povos Indígenas (MPI) reafirmou o compromisso do governo com o reconhecimento e respeito aos direitos dos povos indígenas.
A GERER participou, durante os dias 13 e 14 de setembro, da Caravana abre caminhos pelo Brasil, uma ação do Ministério da Igualdade Racial. Na ocasião, a gerente Luiza Mandela apresentou como prática exitosa para a equidade racial, a inserção da justificativa de falta por motivo religioso no sistema 3.0, onde é feito o controle de frequência dos estudantes da rede municipal de educação carioca.
A Gerer representada pela Gerente Luiza Mandela e pela coordenadora da Coordenadoria de Diversidade Cultura e extensão curricular Joana Oscar compareceram ao evento evento: "Equidade étnico- racial na educação básica : desafios e oportunidades para 2023-2026" , que contou com a presença de intelectuais negros e indígenas, além de lideranças dos Ministérios da Educação, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos. O evento discutiu avanços e desafios relativos à política de equidade racial no triênio 2023-2026. A Gerer esteve presente como destaque de boa prática para equidade racial no documento produzido pela Mahin consultoria e o Todos pela Educação. Na ocasião, as representantes da Gerência tiveram a oportunidade de apresentar o trabalho desenvolvido na Secretaria Municipal de Educação/SME ao Ministério da Igualdade Racial. através da Secretaria de Políticas para Quilombolas, Povos e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana, Povos de Terreiros e Ciganos.
A IV Jornada da Gerer aconteceu entre os dias 03 e 05 de junho de 2024, de forma híbrida. Nestes dias, a partir das 15h, aconteceram mesas de conversa sobre o tema "Caminhos e perspectivas para futuros possíveis", que estão disponíveis para acompanhamento na página da MultiRio no YouTube.
O II Seminário de Boas Práticas em Erer aconteceu no dia 05 de junho de 2024, presencialmente, na Escola de Formação Paulo Freire.
Aproveite, as mesas de conversa estão disponíveis para assistir quando você quiser!
Curso de Formação Antirracista em parceria com o Gepear/UFRJ
A GERER atuou em parceria com o Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Antirracista - Gepear/UFRJ e o Museu de História e Cultura Afro-brasileira - Muhcab na organização do Curso de Extensão em Educação Antirracista, garantindo, também, 30 vagas, das 50 ofertadas, para professores da SME/RJ.
O curso se estabelece enquanto espaço de construção coletiva de reflexões e de estratégias pedagógicas para a consolidação de uma educação antirracista e democrática em nosso país, em consonância com a Lei 10.639/03, que completou 20 anos neste 2023.
O curso aconteceu em 12 aulas presenciais, divididas em 7 encontros, sempre aos sábados no espaço do MUHCAB, abordando variados temas que embasam a educação antirracista. No dia 08/07, a Gerer ministrou uma aula apresentando a proposta de atuação da gerência na SME/RJ e as ações desenvolvidas, estimulando a produção prática dos cursistas a partir do momento "mão na massa", quando as Agendas Gerer foram utilizadas pelos grupos para elaborarem planejamentos de aulas.
A aula de encerramento do curso e extensão foi ministrada pela professora Mônica Lima no Circuito da Herança Africana.
Entre os dias 01 e 10/09, ocorreu a 20ª edição da Bienal do Livro - Rio 2023, que completou 40 anos.
A Gerência de Relações Étnico-Raciais acompanhou as atividades, participando ativamente junto à Secretaria Municipal de Educação da dinamização das propostas de incentivo à leitura, com foco na valorização das literaturas afro-brasileiras e indígenas.
A Lista da Gerer foi um sucesso, ajudando os profissionais na garantia dos 30% , da verba destinada para renovação do acervo literário das Unidades Escolares, para investimentos em obras e materiais relacionados à ERER.
Além disso, a equipe da Gerência participou e dinamizou atividades no estande do Rio de Leitores, junto com a Coordenadoria de Diversidade Cultura e Extensão Curricular - CDCEC.
Já estamos ansiosos para a próxima Bienal do Livro!
Roda de conversa "GRIOT: BRINCA E CONTA "
Roda de conversa:
SABERES E CIRCULARIDADES
Roda de conversa:
AFROFUTURISMO
Roda de conversa:
POTÊNCIAS NEGRAS
Roda de conversa:
IATI KO EKO: ONDE SE ENCONTRAM MÚSICA, TEATRO E ARTES
acompanhe!
Séries de publicações com variados temas da ERER, além da divulgação dos tabalhos realizados nos territórios.
Participação da Gerência na organização e dinamização de atividades nos eventos literários que contam com apoio da SME RJ.
Em janeiro de 2003, surge no cenário educacional brasileiro o marco legal de reparação contra a exclusão de sujeitos não-brancos das políticas educativas no Brasil, a Lei nº 10.639/03. Um movimento de reconhecimento das vozes que sonharam com uma educação para toda a população brasileira, enfrentando assim, o processo que historicamente afetou negativamente a identidade étnico-racial de milhares de pessoas, inclusive através da escola.
gerer na mídia!
Gerer participou de audiência pública na Câmara Municipal do Rio de Janeiro
saiba mais sobre erer!
"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo." Nelson Mandela