Na simulação abaixo, percebemos como o sinal de celular é produzido na antena (torre) e como ele viaja até chegar na antena receptora.
A antena irradia ondas eletromagnéticas, tridimensionais, e essas ondas têm alcance em uma certa região ao redor da antena. As regiões onde o sinal da torre consegue alcançar são chamadas de regiões onde há cobertura da operadora, como é possível observar na figura abaixo.
Para que a comunicação se dê de forma eficiente é necessária a existência de várias antenas. As antenas podem se comunicar entre si, formando o que é chamado de rede, que de certa forma é formada por um conjunto de células.
O celular é, portanto, uma espécie de rádio que envia informação para as antenas e elas se comunicam entre si formando uma grande rede celular.
O processo de comunicação é bastante complexo. No lado esquerdo da figura abaixo há um conjunto de células. A central de comutação (operadora) recebe um sinal de algum aparelho celular (que foi enviado até ela por uma torre, a mais próxima deste aparelho), processa esse sinal e o reenvia para a torre mais próxima do celular da pessoa com quem se procura comunicação.
O processo é um pouco mais complexo do que o descrito acima, pois a frase: processa esse sinal e o reenvia, guarda algumas dificuldades. O que acontece, na verdade, é que a cidade A, figura abaixo, se comunica com a operadora que envia o sinal para um satélite. O satélite se comunica com alguma estação repetidora terrestre que se comunica com a torre mais próxima do celular com o qual se busca comunicação e essa torre envia o sinal até ele. Essa rede complexa é chamada de Rede WAN.
Para mais detalhes clique aqui.
Caixa de texto
https://phet.colorado.edu/pt_BR/
https://youtu.be/D3UOtG50sfk