SALA DE LEITURA

 A leitura torna o homem completo; a conversação torna-o ágil; e o escrever dá-lhe precisão.

(Francis Bacon)

PROGRAMA SALA DE LEITURA

Docentes da Sala e Ambiente de Leitura e equipe DE responsável pelo Programa em formação realizada em 2022

 Nilcéia Souza

Tendo em vista a importância da formação continuada e a necessidade de rever as estratégias utilizadas no decorrer das formações ao longo do ano de 2022, a equipe responsável pelo Programa Sala de Leitura desta Diretoria de Ensino fez uma reflexão sobre como formar os docentes responsáveis pela Gestão da Sala e Ambiente de Leitura e, assim, ser mais assertivo em relação às ações pedagógicas que contribuem ao processo de ensino e aprendizagem dos estudantes.

Assim, a PEC de Língua Portuguesa e, também, responsável pelo programa deu uma nova “roupagem” às formações, de modo a envolver seu público-alvo à frente das Orientações.

Primeiramente, criou-se um Clube de Leitura da Diretoria de Ensino, nomeado “Entre Capas", e os docentes responsáveis pelas SL nas UE indicaram a obra a ser lida durante o ano. Assim, as obras votadas e escolhidas pelos pares, foram envolvidas na formação.

Deste modo, a PEC formou estes docentes para estarem como parceiros, com isso, visitava as escolas e in locus alinhava o que aconteceria durantes as formações. Outro ponto que merece destaque em relação aos detalhes pensados pela PEC foi utilizar uma metodologia ativa em cada formação, sendo possível vivenciar a dinâmica. A ideia foi tão assertiva que ao colocar em prática a narrativa, os docentes replicaram a formação nas respectivas UE. Diante disso, para fechar o ciclo na formação posterior, um docente, a convite, socializava a “Boa Prática” na formação, evidenciando o sucesso das Orientações Técnicas do Programa Sala de Leitura.

De acordo com a docente Maria Cristina Vieira Martins, responsável pela Gestão da Sala de Ambiente de Leitura da E. E. Prof. Joel Antônio de Lima Genésio, após as formações, neste novo formato, a mesma relata ver mais sentido. Anteriormente, o formato em que estava sendo trabalhado era muito distante do que era possível realizar. Hoje, compreende o referencial trabalhado, vivência metodologias ativas e consegue replicar a formação na escola. Na Orientação Técnica: “2º Encontro do Clube de Leitura da DERPP e os Processos Criativos do Autor”, por exemplo, aprendeu tanto que replicou a prática exitosa Fishbowl após vivenciar a metodologia, considerando-a um sucesso, pois trabalhou com todas as turmas de estudantes da Unidade Escolar e, também, com os docentes e equipe gestora em ATPC e, o melhor, trabalhou com habilidades em defasagens, proporcionando momentos agradáveis de leitura em que os estudantes a procuravam para se informarem quando poderiam ir até a sala, destaca a docente.

Para a equipe responsável pelo Programa Sala de Leitura desta Diretoria de Ensino, a intenção é continuar com os modelos formativos.

destaque das escolas

Curta Adaptada(o) da obra: “A hora da estrela”, escrita por Clarice Lispector Título do Curta : A hora da estrelaNome da Escola: E. E. PEI: João Carlos Padilha Siqueira Diretoria de Ensino: Presidente prudente Professores/orientadores responsáveis pelo projeto: Thays de Padua Teixeira e Ozana Aparecida dos SantosAutores (estudantes): Macabéa: Isabella Leticia Pereira Delatorre Cartomante: Rafaelly Kauane Santos Silva
Radionovela/podcast adaptado(o) da obra Um apólogo escrita por Machado de Assis.Título da radionovela/podcast: A agulha e a linha. Nome da Escola: EE Aníbal Vitor Fava.Diretoria de Ensino: Presidente Prudente - SP.Professores/orientador responsável pelo projeto: Rosângela Domingos de Souza.Autores (estudantes): Maria Fernanda Andrade - 8A; Thiago Oliveira de Alencar - 8A; Ketlyn Fernandes Fontes - 9B;Gabriel Henrique Panage - 2A; Lourival Rampazzo Brunholi - Coordenador.
Podcast "Escolha ser gentil" Nome da Escola: E. E. Professor Gildásio Silva LimaDiretoria de Ensino: Presidente Prudente - SP.Realizado pelos alunos dos 6º anos Responsável pelo podcast: professora- língua portuguesa  Vanessa Xavier  e docente responsável pela gestão da sala e ambiente de leitura Sandra Mirian.

Radionovela da E. E. Aníbal Vitor Fava chega a 15 mil visualizações

Alunos da E. E. Aníbal Vitor Fava, do município de Santo Expedito, elaboraram no ano de 2022 a Radionovela "A agulha e a linha", após a leitura do texto "Um Apólogo", de Machado de Assis. 

Nilcéia Souza

Alunos da E. E. Aníbal Vitor Fava, do município de Santo Expedito, elaboraram no ano de 2022 a Radionovela "A agulha e a linha", após a leitura do texto "Um Apólogo", de Machado de Assis. A produção foi iniciada a partir do Projeto Mediação & Linguagem, promovido pela equipe central do Programa Sala de Leitura.

A produção da Radionovela foi iniciada a partir do projeto Mediação & Linguagem, o qual foi orientado pela PEC de LP, Nilcéia de Souza, em parceria com os docentes responsáveis pela gestão da sala e ambiente de leitura desta Diretoria de Ensino. 

A docente Rosângela Domingos de Souza, na época responsável pela programa na UE, trabalhou com os estudantes: Maria Fernanda Andrade (8º A); Thiago Oliveira de Alencar (8º A); Ketlyn Fernandes Fontes (9º B); Gabriel Henrique Panage (2ª série A) e, também, contou com o apoio do Coordenador de Gestão Pedagógica (CGP) Lourival Rampazzo Brunholi. O trabalho, muito bem planejado, culminou com a Radionovela, que representou a DE da região de Presidente Prudente na fase estadual do projeto.

Programa SL

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, na vanguarda das preocupações com atendimento às exigências do mundo contemporâneo, que demandam acesso cotidiano à fontes de informação e cultura atualizadas e diversificadas, desenvolvimento das competências e habilidades de leitura e escrita, implantou, em 2009, o Programa Sala de Leitura (Resolução Estadual n°. 15 de 18 de fevereiro de 2009).

As Salas de Leitura são espaços pedagógicos de trabalho interdisciplinar, apoiadas no currículo, apresentam-se como espaços dinâmicos e inovadores de convivência, com atividades de promoção da leitura, escrita e pesquisa, incentivo ao protagonismo, à inclusão e à criatividade de alunas e alunos de todas as faixas etárias.

Mediação & Linguagem

O projeto Mediação & Linguagem nasceu em 2014, foi idealizado e colocado em prática pela Equipe Curricular de Língua Portuguesa, com o protagonismo de estudantes, de profissionais da escola e da Diretoria de Ensino, entre outros colaboradores que atuam na rede estadual de ensino de São Paulo. O histórico que temos é grande e nele está incutido todo entusiasmo de pessoas que se descobriram produtores de vídeos (animação, encenações etc.), diz um dos representantes da equipe central.

No primeiro semestre de 2022, a proposta foi a elaboração de podcast/radionovela e, para o segundo semestre, a proposta foi a elaboração de um Curta/Animação.

Este ano (2023), a Radionovela foi inserida na aula 2 “Elementos da narrativa: o foco narrativo” - do 3º Bimestre, no material digital para ser trabalho com os estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental. E, para surpresa da Unidade Escolar, de 26 visualizações, a Radionovela saltou para 15 mil até o momento, viralizando entre os adolescentes da rede.

A CGP, Érica Gois Nicochelli, ao ser entrevistada sobre o assunto disse que “ao escutar, a equipe gestora e todos os envolvidos na ação, ficaram lisonjeados com a repercussão e sentiram que serve para ações futuras que possam contribuir com a aprendizagem dos estudantes de toda a rede estadual. Aproveitamos o momento para parabenizar o seu reconhecimento, Nilcéia Souza, em relação ao que foi feito na E.E. Anibal Vitor Fava.

Para Souza, uma das responsáveis pelo programa na DE, é um privilégio compartilhar com a rede uma atividade protagonizada pelos estudantes, além do mais, foi objeto de estudo e planejamento dos docentes em prol ao processo de ensino e aprendizagem dos discentes da rede estadual, em especial, para com os 9º anos.

Confira a Radionovela produzida pela EE Aníbal Vitor Fava clicando no link: https://www.youtube.com/watch?v=zp5bgXhaYyY. Ao final, aproveitem para curtirem e compartilharem este trabalho espetacular.