Alunos do 6º ano participam da ATPC e levam leitura aos professores
Projeto de leitura com o livro “Quarto de despejo – Diário de uma favelada”, com os alunos do 6º e 7º anos, da Escola Ivo Liboni
Com o objetivo de desenvolver a proficiência leitora, trabalhar contexto histórico e cultural, levar conhecimento e reflexão sobre racismo, machismo, política, economia, responsabilidade social, e as mazelas da desigualdade social e da fome, as professoras Rubia, de Língua Portuguesa, e Juliana, da Sala de Leitura, desenvolveram, durante o primeiro semestre, o Projeto de leitura com o livro “Quarto de despejo – Diário de uma favelada”, com os alunos do 6º e 7º anos, da Escola Ivo Liboni.
Para finalizar o Projeto, alguns destes alunos foram convidados a realizar uma apresentação aos professores, em ATPC, para que pudessem apreciar e avaliar a ação. Durante a apresentação, foi possível observar o gosto pela leitura e o quanto os alunos se envolveram com os temas abordados. Eles deram um show! Foram exibidos também os cartazes com o tema “favela”, confeccionados durante os intervalos da leitura.
Ao final da apresentação, os professores puderam avaliar o Projeto como positivo, com engajamento e comprometimento dos alunos com as atividades apresentadas.
Para o segundo semestre, o Projeto continua. Desta vez com a leitura do livro “Extraordinário” e, com certeza, seguirá contribuindo com a aprendizagem de nossos alunos.
Professora Juliana, apresentando os parceiros do projeto.
Professoras Rubia e Juliana apresentando o projeto aos professores em ATPC.
Professoras Rubia e Juliana, apresentando junto ao aluno Anthony os cartazes produzidos pelos alunos durante o desenvolvimento do projeto.
Projeto estimula a leitura e escrita dos alunos
Aline Colnago Cavalcanti Guimarães e Alda Seli Malacrida Guimarães – Docentes Da Unidade Escolar
Durante o ano letivo, os alunos do 6ºB participaram, na sala de leitura, de um projeto chamado Contos e Poesias.
O objetivo é reconhecer que os textos literários fazem parte do mundo da ficção e apresentam uma dimensão lúdica, de encantamento, valorizando-os, em sua diversidade cultural.
Durante o projeto, os alunos desenvolveram competências e habilidades importantes para a sua aprendizagem de um modo lúdico e autônomo por meio da leitura, despertando maior interesse em contos e poesias.
Ao final, foram motivados a ler um conto ou poesia e, em seguida, contar o que entenderam e representá-lo em forma de texto verbal e/ou não-verbal.
SUGESTÕES DE LEITURA
REPRESENTAÇÃO DA LEITURA EM TEXTO VERBAL E/ OU NÃO-VERBAL