LEITURA & AÇÃO
LIVRO: Borboletas na chuva
Por Gessica Cristina Fuzzi – Professora Responsável pela Gestão da Sala e Ambiente de Leitura
A E.E. Lúcia Silva de Assumpção, através da Sala de Leitura, teve o privilégio de desenvolver o projeto “LEITURA E AÇÃO” com os 6º anos do Ensino Fundamental. O projeto surgiu no início do 2º bimestre do ano letivo de 2023, a fim de estimular nos alunos a prática pela leitura, pois ao ler estimula a criatividade, trabalha a imaginação, exercita a memória, além de muitos outros benefícios.
Assim, dia 02 de junho de 2023, foi o dia escolhido para a apresentação da obra literária em nossa escola. O livro escolhido, pelos alunos, foi: Borboletas na chuva, de Neusa Sorrenti. Os alunos expressaram compreensão e interpretação do texto por meio de poemas, músicas ou teatro. A apresentação aconteceu no auditório da U. E. (Unidade Escolar).
Apresentação de música.
O projeto teve como objetivo incentivar o hábito pela leitura, enriquecer o vocabulário, reconstruir as condições de produção, circulação, réplica e, principalmente, melhorar a escrita e estimular o respeito aos turnos de fala, na participação em conversações e em discussões ou atividades coletivas.
Cada aluno pôde desfrutar da leitura do livro escolhido, mediada pelas professoras Elma Fonseca Silva de Lima, de Língua Portuguesa, e Gessica Cristina Fuzzi, da Sala de Leitura.
Ao término da leitura, os alunos colocaram no papel, através do formato escolhido (poema, música ou teatro), a compreensão da leitura realizada. Puderam, também, expor as experiências leitora oralmente, onde em grupo, os estudantes alocados no auditório da U.E. recontaram a história do livro Borboletas na chuva de Neusa Sorrenti, tendo a oportunidade de atuar efetivamente no mundo, opinando, criticando e sugerindo. Também, permitiu ajudar o aluno a desenvolver alguns aspectos como: criatividade, coordenação, memorização e vocabulário.
Teatro desenvolvido pelos alunos.
Acredito que esse trabalho colaborou muito para que grandes leitores fossem descobertos, uma vez que o incentivo à leitura através do projeto foi o grande diferencial para esse processo. Segundo os próprios estudantes, esse trabalho deveria ser feito todo mês, afinal, conseguiram entender que a leitura transforma, destaca uma das professoras responsáveis.
Alunos recitando poemas
Aluno recitando poemas
Alunos recitando poemas
Alunos recitando poemas
Apresentação teatral
Apresentação teatral
Brenda Dayane Manarin – Docente Responsável pela Sala e Ambiente De Leitura.
A E.E. Lucia Silva de Assumpção, através da sala de leitura, teve o privilégio de desenvolver o projeto “Hora da resenha” com os 6º anos do Ensino Fundamental. Esse projeto surgiu no início do 2º bimestre do ano letivo de 2022, a fim de estimular nos alunos a prática pela leitura, pois sabemos que ler estimula a criatividade, trabalha a imaginação, exercita a memória, além de muitos outros benefícios.
O projeto teve como objetivo incentivar o hábito da leitura, enriquecer o vocabulário e, principalmente, melhorar a escrita, visto que se enfrentou uma pandemia e a defasagem, infelizmente, está impregnada em nossas escolas e estudantes. Diante dessa realidade, a leitura contribui muito para a prática da aprendizagem.
Cada aluno pôde desfrutar da leitura de um livro de sua preferência, mediada pelas professoras de Língua Portuguesa e da Sala de Leitura; ao término da leitura, colocaram no papel, através do gênero textual resenha, o livro lido. Puderam também expor a experiência leitora oralmente, na qual cada estudante alocado em uma roda formada na sala de leitura contou um pouquinho de sua história para que os demais colegas pudessem ouvi-las e apreciá-las, aguçando a curiosidade dos demais para sempre procurarem os livros lidos pelos colegas a fim de terminarem a leitura.
Acredito que esse trabalho colaborou muito para que grandes leitores fossem descobertos, uma vez que o incentivo à leitura através do projeto foi o grande diferencial para esse processo. Segundo os próprios estudantes, esse trabalho deveria ser feito toda semana, afinal, conseguiram entender que a leitura transforma e traz alegria. “Que eles cresçam com essa sede de leitura e a carreguem para vida ", destaca Manain
Alunos escolhendo seus livros