Por: Luci Mara Colette – Docente responsável pela Gestão da Sala e Ambiente de Leitura
Alunos dos 8º anos, da E.E.E.I. “Prof. Oracy Matricardi”, participaram no dia 11 de abril, de uma Ação Literária - Fishbowl, com o livro “Os Miseráveis”, de Victor Hugo. O projeto interdisciplinar envolveu as disciplinas de Língua Portuguesa, História e, também, a Sala Ambiente de Leitura, tendo como objetivo promover por meio da metodologia ativa Fishbowl o incentivo à leitura e a ampliação do repertório histórico dos estudantes.
Para desenvolvimento da mesma, foi disponibilizado aos discentes um QR Code com acesso ao drive da escola para baixarem o livro em pdf ou em uma versão adaptada em HQ. Sendo disponibilizados, também, livros e filmes em formato musical, na Sala de Leitura, durante os intervalos.
Durante o mês de março, os alunos adentraram no universo da leitura e tiveram a oportunidade de ampliar os conhecimentos sobre a França do século XIX e conhecer a linguagem utilizada no período.
Nesta metodologia desenvolvida pelos docentes, algumas habilidades do Currículo Paulista referente ao 1º bimestre, foram contempladas como: EF08HI04 – Identificar e relacionar os processos da Revolução Francesa; EF08HI01 – Identificar os principais aspectos conceituais do Iluminismo e do Liberalismo; EF89LP33A – Ler, de forma autônoma; EF69LP46 – Participar de práticas de compartilhamento de leitura/recepção de obras literárias/ manifestações artísticas e EF67LP24B - Identificar as informações principais de apresentações orais.
Para conclusão da atividade, foi montado na quadra escolar um ambiente que remetia a estrutura de um aquário, cenário que chamou a atenção dos estudantes, que se reuniram em grupos para participarem de um Quiz com perguntas sobre o romance épico, levando os discentes a refletirem sobre as questões sociais.
Como forma de motivação aos estudantes, os professores premiaram os alunos com maiores acertos de respostas.
Para os professores envolvidos, o projeto enfatizou as habilidades contempladas no bimestre e a aprendizagem foi nítida, sendo observada na socialização e realização das avaliações.
Professores realizam perguntas aos alunos dos 8º anos.
Alunos no aquário, Cauã 8ºC responde à pergunta.
Premiação aos alunos: Diego 8ªA e Ana Julia 8ªB
Premiação aos alunos: Diego 8ªA e Ana Julia 8ªB
Luci Mara Colette – Docente responsável pela gestão da Sala e Ambiente de Leitura
Os discentes dos 8º anos A e B da EEEI. Prof. Oracy Matricardi participaram, nos dias 26 e 30 de setembro, de um World Café, que iniciou a partir de uma formação realizada no CEEJA Prof. José Libânio Filho em 22/09/2022 pela PEC, Maria Nilcéia de Souza Tureta, e Docente Responsável Pela Gestão da Sala e Ambiente de Leitura, Tânia Sanches. Para o desenvolvimento do World Café, estava sendo realizada uma ação com as professoras Luci Mara Colette - Docente Responsável Pela Gestão da Sala e Ambiente de Leitura e Maria L. B. Silva-Disciplina de História, com a leitura do livro “O Cortiço”, iniciada em 28/07, com a finalidade de desenvolver as potencialidades dos discentes, bem como de promover aprendizagem significativa.
O World Café tem como principais objetivos: despertar no aluno o prazer pela leitura, possibilitando o desenvolvimento de competências que visem torná-lo leitor e produtor competente de textos, oferecendo os mecanismos e condições necessárias ao desenvolvimento de habilidades da leitura e da escrita, ampliando assim, o conhecimento da linguagem e aumentando a capacidade de comunicação e expressão dos envolvidos, despertando-lhes de forma espontânea e prazerosa para o mundo fantástico da leitura; por meio da leitura e análise da obra, compreender as características do Naturalismo no Brasil; compreender as influências que exerce uma habitação coletiva na vida de seus moradores; estabelecer relações entre “O Cortiço” e alguns aspectos sociais presentes na realidade brasileira atual; tendo como cenário uma habitação coletiva, o romance difunde as teses naturalistas, que explicam o comportamento dos personagens com base na influência do meio, da raça e do momento histórico.
Para todos da gestão, docentes e discentes, o World Café foi um sucesso, algo diferenciado, que foi notado desde o planejamento da ação até sua finalização, porque valorizou o trabalho coletivo, pois tinham toda semana o encontro desses estudantes na sala de leitura, onde eram levantadas perguntas a respeito dos capítulos do livro, determinadas por um cronograma entregue duas semanas antes do início no dia 12/08.
Primeiramente, é necessário ter foco na proposta da ação, pois é a direção que aponta o caminho a ser seguido para alcançarmos o ponto almejado.
Quinze dias antes do início do trabalho da situação de aprendizagem, houve o alinhamento sobre o ponto de vista da obra literária “O Cortiço” de Aluísio Azevedo. Levantou-se o número de obras presentes no acervo da Sala de Leitura; elaborou-se o cronograma do calendário de leitura; realizaram-se encontros na Sala de Leitura; o último encontro foi finalizado com uma avaliação (rotação por estações), na sequência, houve a socialização com o World Café e a realização do quiz para melhor assimilação do conteúdo trabalhado.
A ação permitiu para os participantes a aquisição de mais conhecimentos que levarão para a vida e assim, diversificar a maneira de trabalhar conteúdos diversos em todas as disciplinas.
A equipe escolar considera que a ação foi algo diferenciado e significativo, e deve ser realizada nos próximos anos, envolvendo as demais séries/anos.
OS ESTUDANTES PARTICIPAM DO WORLD CAFÉ – METODOLOGIA ATIVA, NA AVALIAÇÃO FINAL.
LUCI MARA ORGANIZANDO A SALA DE LEITURA
PREMIAÇÃO DOS ESTUDANTES POR TEREM MAIOR PONTUAÇÃO NO QUIZ.