Por: Maria Aparecida Cordeiro - Docente responsável pela Gestão da Sala e Ambiente de Leitura e Ana Cláudia Martinez - Docente de Língua Portuguesa
Estudantes do 6°, 7° e 8° anos, da E. E. Vereador Pedro Tófano, participaram, no decorrer das primeiras semanas do mês de junho, de uma ação literária sobre o gênero textual notícia. O projeto teve como objetivo promover por meio da metodologia “notícias”, o incentivo à leitura e a ampliação do repertório histórico dos estudantes.
Para a realização do Projeto, a responsável pela Sala de Leitura, em parceria com a professora de Língua Portuguesa, levou a proposta a todas as turmas. Para desenvolver essa ação, foi disponibilizado o computador da Sala de Leitura afim de pesquisarem temas e notícias, os quais foram escolhidos por cada participante. Após a escolha e suas pesquisas, cada um decidiu a forma que produziria suas notícias, que poderiam ser vídeos, áudios ou texto escrito.
Nesta metodologia desenvolvida pelos docentes, foram trabalhadas algumas habilidades do Currículo Paulista como: EF15LT01 - Identificar a função social do texto que circulam em campos da vida social dos quais participaram (a casa, a rua, a comunidade) e nas mídias impressas de massa e digital. EF15LP02- Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler, apropriando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção deste texto, o gênero, o suporte e o universo temático.
Segue o link contendo as notícias produzidas pelas estudantes da Escola Pedro Tófano em formato de vídeo e áudio:
https://drive.google.com/drive/folders/1NqzXgb8RWM5zFrIkIA_edKa8yk44LZ?usp=s haring
Aluna Maria Clara e Natacha, 6º ano B, gravando suas notícias
Alunas Mariah, 7º ano B e Ana Clara, 7º ano A, gravando notícias sobre vacinação
Maria Aparecida Cordeiro – Docente Responsável pela Gestão da Sala e Ambiente de Leitura
World Café foi uma das atividades desenvolvidas pela Sala de Leitura dentro do projeto “Negras Palavras” da EE Vereador Pedro Tófano.
A finalidade desta atividade foi estimular a capacidade criativa, destacar a diversidade de pensamento, conhecimentos e pontos de vista existentes nos grupos. Para esse projeto, utilizou-se a obra Rosa Parks, que mostra uma mulher norte americana negra que foi símbolo do movimento pelos direitos civis dos negros nos Estados Unidos.
O envolvimento e engajamento dos alunos do 8º Ano A e da Professora de Língua Portuguesa, Maria Solange Francisca Santos Gonçalves, foram muito satisfatórios e dignos de surpresa e muita gratidão, destaca Cordeiro.
Link do site para maiores detalhes:
https://sites.google.com/prof.educacao.sp.gov.br/educacaoantirracista/galeria/sala-de-leitura