AULA DE CAMPO DA E. E. JOÃO BATISTA BERBET PARQUE ESTADUAL MORRO DO DIABO MAIO/2023
Por Elizabete Soares – Professora Responsável pela Sala e Ambiente de Leitura
Os docentes responsáveis pelos Itinerários Formativos, da E. E. João Batista Berbet, organizaram junto às turmas A e B, da 3ª Série do Ensino Médio, uma aula de campo, no dia 23 de maio de 2023.
A ação teve como objetivo principal associar teoria à prática, promover a interação dos alunos com o meio físico, compreender e maximizar os conteúdos estudados em sala, sobre biomas e educação ambiental, bem como a interdisciplinaridade, além de proporcionar aos alunos uma aula diferente.
Os alunos saíram da Unidade Escolar por volta das 6h, em direção ao município de Teodoro Sampaio, onde se localiza o Parque Estadual. Foi realizada a primeira parada no ponto de apoio turístico da cidade para orientações prévias sobre o local.
A trilha foi iniciada por volta das 9h, com auxílio do guia local que, durante todo o trajeto informava os alunos sobre a história e especificidades do local como fauna, flora e informações específicas da população de animais da região.
Foi feita uma pausa para almoço, por volta das 12h, e, por volta das 14h, os alunos foram encaminhados à sede do parque onde puderam explorar outras trilhas e visitar o Museu.
No fechamento do evento, foi feita uma roda de conversa com as considerações sobre os conhecimentos e informações obtidas ao longo da atividade.
Todos os envolvidos ficaram extremamente satisfeitos com a experiência vivenciada e, como tarefa posterior, os alunos elaboraram um relato em forma de podcast sobre este dia tão produtivo.
Placa informativa no início da trilha
Elizabete Soares – Docente Responsável pela Gestão da Sala e Ambiente de Leitura
A Docente Responsável pela Gestão da Sala e Ambiente de Leitura da E. E. João Batista Berbet, Elizabete Soares, em parceria com os demais docentes da unidade escolar, organizou junto às turmas A e B da 1ª, 2ª e 3ª Série do Ensino Médio um Sarau Literário com culminância das apresentações no dia 15 de setembro de 2022. O projeto teve como objetivo principal promover o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem, abordando temas de relevância social como combate a preconceitos e respeito às diferenças, desenvolver as habilidades da BNCC em Experimentar diferentes formas de expressão artística; Compreensão das linguagens como construção humana, histórica, social e cultural, de natureza dinâmica, reconhecendo-as e valorizando-as como formas de significação da realidade e expressão de subjetividades e identidades sociais e culturais, e Analisar obras significativas das literaturas brasileiras e de outros países e povos, em especial a portuguesa, a indígena, a africana e a latino-americana, com base em ferramentas da crítica literária.
Foram feitos estudos com todas as turmas sobre a obra clássica do escritor inglês William Shakespeare, Romeu e Julieta, e os alunos da 1ª série B, juntamente com a professora de Língua Inglesa, elaboraram uma produção teatral com adaptação de um trecho da obra literária.
As boas-vindas foram dadas aos presentes pelo Coordenador de Gestão Pedagógica, Fernando Biazi e a condução das apresentações foi coordenada pela Professora de Arte, Angela Maria Ibanhês Farias e pelo Professor de Matemática, Anderson Biazi.
As apresentações se iniciaram com a leitura de poesias e poemas dos autores Clarice Lispector com os textos: “Um sopro de Vida” e o texto “Quadrilha”, de Carlos Drummond de Andrade e, também, poemas autorais das alunas Mirella de Sousa Meira (2ª série B), com o título “Intolerância Religiosa”, Ingrid Soares Foratto (3ª série B), com o título “Racismo” e do aluno Gean Fillipi Marques de Jesus Santos (3ª série B), com o título “Homofobia”.
Todos os textos foram apresentados com o intuito de levar os presentes à reflexão.
Os alunos da 1ª série B realizaram também apresentação de música falada da cantora Karol ConKa, título “Bate a Poeira”.
Na sequência, as Professoras de Física, Ana Maria Carnisares de Lima, e Biologia, Vanessa da Silva Manrique Canisares auxiliaram os alunos da 2ª série B nas apresentações musicais das canções “Olhos Coloridos”, de Sandra de Sá e “Toda forma de amar”, de Milton Nascimento.
Foi apresentada uma performance com o tema “Aceitação”, pelo aluno Raul da 2ª série A, com a leitura do poema “Homofobia”. O público presente também pôde apreciar a leitura do poema “Diversidade” do escritor Cearense Bráulio Bessa.
Houve também apresentação de músicas instrumentais pelos alunos Israel Gomes de Sousa e Abigail Belchior da 1ª série B, e Ingrid Soares Foratto da 3ª série B.
Em continuidade, as alunas da 1ª série B procederam com a apresentação de leitura compartilhada do texto “Pedrada no Sistema de Hoje: Um sonho”, de Sérgio Vaz.
A aluna Samyra, da 1ª série A, apresentou a performance: “Uma mulher que grita na esperança de viver”.
No fechamento do evento, foi entoada a canção “Ouvi dizer”, do artista Melim com a participação de todos os presentes utilizando a iluminação da lanterna de seus celulares. Todo o corpo docente, coordenação pedagógica, direção e supervisão saíram deste encontro satisfeitos com a experiência vivenciada, bem como o empenho e dedicação dos alunos e equipe.