ALUNOS DA ESCOLA FIORAVANTE PARTICIPAM DE CONCURSO DE DESENHO
Os alunos da Escola Estadual de Ensino Integral “Antônio Fioravante de Menezes”, de Presidente Prudente, participaram, durante os meses de maio e junho, da etapa escolar do Concurso de Desenho do Consulado Geral da China - 2023.
Por Rodolfo Cruz Merino – Docente Responsável pela Gestão da Sala e Ambiente de Leitura
Os alunos da Escola Estadual de Ensino Integral “Antônio Fioravante de Menezes”, de Presidente Prudente, participaram, durante os meses de maio e junho, da etapa escolar do Concurso de Desenho do Consulado Geral da China - 2023, em parceria com a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc). Neste ano, o tema do concurso foi “Da Imigração aos Dias Atuais: Intercâmbio e Integração Cultural China-Brasil”.
Os estudantes participantes receberam orientações do professor responsável pela Sala de Leitura, Rodolfo Merino, com apoio das professoras Isabel Balisardo (Arte) e Viviane Coser (CGPAC Linguagens). Eles concorreram de acordo com o nível de ensino (ensino fundamental anos finais e ensino médio).
Na fase escolar do concurso, que terminou em 15/06, uma comissão multidisciplinar de professores da escola realizou, durante a ATPCG (Aula de Trabalho Pedagógico Geral), a seleção de cinco desenhos de cada grupo (ensino fundamental, anos finais e ensino médio). Os trabalhos foram encaminhados à Diretoria de Ensino de Presidente Prudente.
Para a CGPAC (Coordenadora de Gestão Pedagógica por Área do Conhecimento) de Linguagens e Códigos, Viviane Coser, “o concurso de desenho promovido pelo Consulado Geral da República Popular da China, em parceria com a Seduc, nos trouxe a oportunidade de ampliar os conhecimentos relacionados aos aspectos culturais, políticos, históricos, entre outros, da influência chinesa em nosso país, assim como proporcionar a divulgação de amostras das competências e habilidades através dos desenhos produzidos pelos alunos”.
O desenho do aluno Francisco Luiz (1ª série A) foi um dos três selecionados do Ensino Médio, na fase Diretoria de Ensino de Presidente Prudente. As etapas seguintes do concurso foram a fase Seduc e o Consulado da China. A cerimônia de premiação ocorreu no Auditório “Caetano de Campos” / Secretaria da Educação, do Estado de São Paulo – Praça da República, na capital, no dia 15 de agosto.
Desenho do aluno Kaue Soares Tsukamoto (8º ano A) – ensino fundamental anos finais
Desenho do aluno Leonardo Nogueira Fontinele (2ª série A) – ensino médio
Rodolfo Cruz Merino – Docente Responsável pela Gestão da Sala e Ambiente de Leitura
A Escola Estadual de Ensino Integral “Antônio Fioravante de Menezes” completou 60 anos de fundação em Presidente Prudente. Para comemorar a data, um evento cultural foi realizado na terça-feira (29/11). A celebração contou com a presença de integrantes do Clube Amigos da Viola, apresentação de balé clássico, recital de poemas, dentre outras atividades promovidas pelos alunos da unidade.
O evento foi realizado com a parceria da 'Sala de Leitura' da escola e o cordelista Renato de Jesus Souza Silva, o “Jesus de Burarama”. “Convidei nossos parceiros de festas caipiras: Benê Soares, acompanhado de seu filho, Paulo Soares, e o harpista paraguaio Derlis Fernández para mostrarmos um pouco da música raiz para a comunidade escolar”, comenta o artista.
Para a realização das festividades, os professores da unidade escolar auxiliaram os alunos na produção de poemas, rimas, apresentação de balé e danças.
HISTÓRIA DA ESCOLA
A primeira denominação do colégio foi Grupo Escolar da Vila Marina, tradicional bairro da zona leste de Presidente Prudente. A partir de 1967, passou a denominar-se Grupo Escolar “Antônio Fioravante de Menezes”.
Ao longo dos anos, a escola passou por muitas reformas no prédio. Desde 2019, a unidade faz parte do Programa de Ensino Integral. Atualmente, possui 225 alunos matriculados no Ensino Fundamental e Médio.
PATRONO
Antônio Fioravante de Menezes nasceu no estado do Espírito Santo, em 1910. Perdeu o seu pai muito cedo e, por conta disso, teve que ajudar no sustento da família. Aos 14 anos, começou a trabalhar como entregador e pacoteiro das Casas Pernambucanas, em Pinhal (ES).
Em 1936, foi transferido para a filial das Casas Pernambucanas em Presidente Prudente, onde ocupou o cargo de gerente até 1952. Na cidade, foi presidente da Associação Comercial e vereador da Câmara Municipal.
Faleceu em 15 de junho de 1966, deixando esposa e três filhos. Devido às contribuições no comércio local, teve seu nome gravado no Grupo Escolar da Vila Marina - atual Escola Estadual de Ensino Integral “Antônio Fioravante de Menezes”.