E. E. FLORIVALDO LEAL

CONTAÇÃO DE ESTÓRIAS NA EEEI FLORIVALDO LEAL

Trabalho desenvolvido para incentivar e apresentar a leitura a partir da contação de estórias 

Por: Silvana Cristina Ernandes Bernabé - Docente Responsável pela Gestão da Sala e Ambiente de Leitura

O dia 10 de maio de 2023 foi escolhido para um dia de contação de estórias, em nossa escola. Recebemos a visita da professora Beatriz Alves de Moura, contadora de estórias, que representa o Projeto Sacola Literária – “Onde for, vá lendo!”

A contação aconteceu no pátio de nossa escola e foi realizada para os alunos dos 6ºanos A e B, e 7ºano A.

O principal objetivo do trabalho foi incentivar e apresentar a leitura a partir da contação de estórias, de modo que despertasse no aluno o interesse ao conhecer as estórias apresentadas,  através de uma experiência de escuta e vivência, apresentando obras que fazem parte do acervo sacola- literária.

Para a aluna Natalya Motta Grotto, do 7ºano A, esse momento de contação de estórias foi muito interessante e a fez repensar sobre suas atitudes, comentou ela, sobre a primeira estória, “A Raiva”, da autora Blandina Franco:

Eu me identifiquei bastante, e, provavelmente, vários colegas também se identificaram;  a raiva é um sentimento muito forte, que uma hora acaba explodindo! E acabamos soltando frases que machucam pessoas. Eu consigo controlar a raiva, mas não são todos. Alguns têm paciência, outros não têm. Mas o que importa é que sempre deveríamos nos cuidar para não acabar explodindo de raiva.”

E Natalya continua: – “A segunda estória foi a de Obax e o que mais me impressionou foi a sua imaginação. Não são todos que têm uma imaginação forte, e ela nunca desistia de fazer as pessoas acreditarem nela, mas era apenas uma criança com sua grande imaginação. Em minha opinião, sempre que alguém vem falar de sua imaginação, não importa se criança, adulto, idoso... (sic) não importa a idade, devemos interagir com a pessoa, isso é muito legal, porque a imaginação não é para todos!”

Houve acolhimento e grande atenção na contação de estórias. O momento de interação confirmou o despertar pela leitura e o protagonismo de nossos alunos. O diálogo sobre as estórias se estendeu durante as aulas, conforme relato dos professores. Foi uma experiência muito positiva que impactou no aumento da procura por mais obras literárias na Sala de Leitura.

Beatriz Alves – Professora e Contadora de Estórias e; James Romano – Professor e Coordenador da Area de Linguagens.

GINCANA LITERÁRIA: NOSSO QUERIDO FOLCLORE

COMPROMISSO COM A APRENDIZAGEM NA EEEI FLORIVALDO LEAL

Silvana Cristina Ernandes Bernabé - Docente Responsável pela Gestão da Sala e Ambiente de Leitura


No dia 19 de outubro de 2022, realizou-se na EEEI Florivaldo Leal a apresentação dos trabalhos de incentivo à leitura (previstos no plano do MMR) desenvolvidos durante o terceiro bimestre, que culminaram em uma Gincana Literária. Os trabalhos com os alunos foram desenvolvidos pelos professores da área de Linguagem, Códigos e suas Tecnologias, juntamente com a docente da Sala de Leitura (articuladora e responsável pela ação). Contando com a participação dos alunos do Ensino Fundamental e Médio.

O principal objetivo do trabalho foi promover atividades de incentivo à leitura e aumentar o desempenho nas avaliações dos alunos na disciplina de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental, a partir da pesquisa e desenvolvimento de trabalhos que melhor ilustrassem a importância da cultura e riqueza do Folclore.

A Culminância contou com a apresentação de Teatro de Fantoches (alunos do 6°ano A), Podcast – “O sapo com medo d’água e o Bicho Folharal” (7°ano A), leitura compartilhada do livro: “Lua Crescente-Luana Adolescente” (por alunos dos 8° anos A e B), criação e exibição de poesias de Cordel (9º ano A e 1ª série A e B). Para fechar com chave de ouro, foi organizada uma brincadeira de completar o ditado popular, realizada pela professora Silvana da Sala de Leitura, e participaram todos os alunos das diversas séries, com direito a brindes (gibis e sacola de doces) para quem completasse o ditado.

Para o professor Coordenador da Área, James César Romano, “a Gincana literária atingiu o seu objetivo, pois incentivou os alunos na construção do hábito de leitura, apresentando a literatura de forma mais divertida”, disse ele.

De fato, foi uma tarde muito divertida, os alunos aprovaram e disseram que já esperam que a gincana aconteça no próximo ano.

Palco da Gincana Literária