Projeto Mês de Abril – Mês do Livro: Pizza Literária: Cânones da Literatura Brasileira e Estrangeira
Por: Edgard Ribeiro de Barros- Docente Responsável pela Gestão da Sala e Ambiente de Leitura
Os alunos da E.E.E.I. Professora Fátima Aparecida Costa Falcon, participaram, no mês de abril, de uma pizza Literária que nasceu do Projeto “Mês do Livro: Cânones da Literatura Brasileira e Estrangeira”. A ação contou com a parceria de professores de O.E. e Língua Portuguesa para desenvolver potenciais de convivência harmoniosa e respeitosa entre os membros da comunidade escolar. Além disso, foi uma forma de promover a aprendizagem significativa de leitura dos Cânones Literários nacionais e internacionais.
O Projeto teve como principais objetivos explorar a bibliografia dos Cânones, relatando vários momentos marcantes de sua existência, bem como, orientar os alunos a perceberem sua importância, trabalhar o espírito de equipe e de cooperação, cultivar o sentido de responsabilidade no desempenho das funções tarefas, estimular a criatividade, desenvolver estratégias para alcançar os objetivos desejados e oferecer oportunidades para os alunos participarem de atividades divertidas.
Para os alunos, foi muito gratificante e emocionante participarem da culminância do Projeto, com a apresentação da biografia dos poemas e de músicas.
Divididos em turmas e séries/anos, todas as salas participaram do Projeto por meio da escuta ativa entre os alunos. A apresentação foi no palco da escola e todos os participantes se destacaram. O momento mais especial foi quando o 7° A cantou a música “Deserto” – Maria Marçal. Foi emocionante. A escola inteira cantou a música juntamente com o 7º A.
A equipe escolar considerou o Projeto um sucesso e que deve ser realizado novamente em 2024.
Alunos do Ensino Fundamental e Médio participaram do “Projeto Mês do Livro”.
Nessa foto, os alunos do 6º Ano A, Davi Maciel de Souza e Emanuele Moreira Mota, declamaram a letra de música “Tempo perdido” - Legião Urbana.
Edgard Ribeiro de Barros – Docente Responsável pela Gestão da Sala e Ambiente de Leitura
Os alunos da EEEI Professora Fátima Aparecida Costa Falcon, participaram, nos dias 01 e 30 de novembro, do mês da Consciência Negra, na luta contra o racismo em Presidente Prudente.
O professor Edgard, responsável pela sala ambiente de leitura, juntamente com os alunos dos 6º Anos A e B e 7º Ano A, fizeram a Leitura Deleite – O Pequeno Príncipe Preto – Rodrigo França e ilustração de Juliana Barbosa Pereira.
A ação nasceu de um projeto da PCA de Ciências Humanas: Paola G. C. Barra Rosa - FESTIVAL CULTURAL BRASILIDADES E AFRICANIDADES, cujo foco foi valorizar os talentos, trabalhando de forma interdisciplinar, focando nas competências socioemocionais defasadas em virtude da pandemia, ampliar conhecimentos culturais, e também o Protagonismo, as Premissas e os Valores do PEI, e a Consciência Negra, através da Lei 10.639, "Art. 26-A.
Os objetivos específicos foram: Trabalhar o Protagonismo dos alunos; Despertar o gosto pela leitura; Trazer informações para os estudantes; Intensificar o hábito da leitura, que se mostra essencial para o desenvolvimento de uma boa escrita e permite o aperfeiçoamento das ideias. Habilidades:
● EF67LP28: EF69LP47:
Para o professor Edgard, a leitura do livro foi um sucesso, porque valorizou o trabalho individual e coletivo dos alunos, "que foi notado desde o planejamento da ação até sua realização na escola". Após a leitura do livro, o aluno Rodrigo C. S., do 6º ano A, destacou algumas comparações entre os livros “O Pequeno Príncipe” e “O Pequeno Príncipe Preto”. O aluno Miguel O. R., 6º Ano B, comentou sobre a importância de empoderar crianças negras a partir de referenciais positivos, e ao mesmo tempo problematiza a falta de representatividade da pessoa negra nos livros, filmes e personagens do imaginário popular artístico. A equipe escolar considera que a Leitura Deleite foi sim um sucesso e que deve ser realizada novamente em 2023.
Durante o ano houve: Aulas dialogadas, expositivas e vídeos.
Culminância do projeto: Festival, apresentações de música e dança, tertúlia de poesia, indicação de livros temáticos, Boneca Abayomi e exposição de fotos de alunos negros e pardos.
O Pequeno Príncipe Preto – Rodrigo França – Ilustração Juliana Barbosa Pereira.
Foi criado um painel de EVA com uma escrita UBUNTU, com o desenho do rosto do pequeno príncipe preto e uma arvore Baobá com várias sementes com velcro, para reabastecer as sementes com palavras chaves diferença ajuda, ordem, amor, simpatia, carinho, generosidade, solidariedade, compaixão com os necessitados, e o desejo sincero de felicidade e harmonia entre outras palavras. Em cada sala que fiz a leitura do livro e cada aluno conseguiu colher na arvore de Baobá uma semente “palavra” no sentido de mensagem Ubuntu é a capacidade humana de compreender, aceitar e tratar bem o outro, uma ideia semelhante à do “amor ao próximo”.