Por: Márcia Cristina Tomitan – Docente responsável pela Gestão da Sala e Ambiente de Leitura
No dia 15 de junho de 2023, os alunos do 6º ano B, da EE Professor Miguel Omar Barreto, participaram do projeto “Dragão de gelo”, com o objetivo de contribuir para que os alunos conhecessem e utilizassem elementos constitutivos da linguagem de forma reflexiva e funcional. Para tanto, a professora Márcia Tomitan, responsável pelo ambiente Sala de Leitura, em parceria com a professora Eliana Cristina, de Língua Portuguesa, desenvolveram o projeto com a intenção de aprimorar as atividades que seriam desenvolvidas, para que os alunos aprendessem diversas habilidades, de modo lúdico e autônomo, por meio da leitura.
Para finalizar o projeto, foi realizado um Quiz, com perguntas e respostas. Para os participantes, o projeto “foi um momento de trabalho coletivo e de muita interação, onde cada um pôde manifestar seu conhecimento em relação a narrativa lida”.
Para a professora, Eliana Cristina, da Área de Linguagens, “O projeto contribuiu muito para despertar o interesse dos alunos para o hábito da leitura, e assim, tornar uma rotina prazerosa.”
Márcia Cristina Gazolla Tomitan – Docente responsável pela gestão da Sala e Ambiente de Leitura
No dia 26 de novembro, os alunos da EE Professor Miguel Omar Barreto participaram do projeto “Sarau Literário”, que tem como objetivo contribuir para que os alunos conheçam e utilizem elementos constitutivos da linguagem de forma reflexiva e funcional. Sendo assim, o Sarau nasce da necessidade de criar espaço onde as pessoas se encontram para se expressarem ou se manifestarem artisticamente, compartilhando saberes quantos aos assuntos arrolados à literatura, podendo abranger dança, poesia, leitura de livros, música acústica e, também, outras formas de arte como pintura e teatro.
Durante a apresentação, percebemos o interesse e o prazer que os discentes têm por recitar poesias de autores consagrados, e de sua própria autoria, cantar e encantar, contar histórias e apresentar peças teatrais com os temas trabalhados em sala de aula e na leitura.
Para os participantes, o “Sarau Literário”, “foi um momento de trabalho coletivo e de muita interação, onde cada um pôde manifestar seus dons artísticos”.
Para os professores das áreas de linguagens: “O Sarau literário é, na verdade, um espaço para sair da rotina, permitindo maneiras diferentes de interação e uma maior autonomia dos nossos alunos, no qual saberes, experiências e curiosidades são trocadas. Mais do que sair da rotina, o Sarau é um método que pode ser usado para conhecer melhor a nossa clientela. E, dessa forma, a escola passa a ter uma função social, que não é apenas a de informar, mas formar cidadãos críticos e capazes para o exercício constante da cidadania”. Márcia Cristina Gazolla Tomitan – Docente responsável pela gestão da Sala e Ambiente de Leitura.