Ações, Projetos e parcerias da Sala e Ambiente de Leitura-2023
Pipoca Literária
Por Márcia Regina de Oliveira – Docente Responsável pela Gestão da Sala e Ambiente de Leitura
Os terceiros anos do Ensino Médio, da EE Profª. Angélica de Oliveira, em Álvares Machado, realizaram, durante o mês de maio, a leitura de diversas obras literárias, na Sala e Ambiente de Leitura da escola. Os alunos foram acompanhados pela professora Márcia Oliveira, docente responsável pela sala, em parceria com Andrea Simony D. Souza, professora de Língua Portuguesa.
As atividades foram feitas a partir das versões adaptadas das seguintes obras: O Cortiço, de Aluísio Azevedo, O Alienista, de Machado de Assis, Triste fim de Policarpo Quaresma, de Lima Barreto, A escrava Isaura, de Bernardo Guimarães e Dom Quixote, de Miguel de Cervantes.
O objetivo inicial do Projeto foi proporcionar encantamentos do leitor por meio das obras literárias, bem como divulgar as mesmas para leituras.
Durante as atividades, os alunos puderam ler as obras, debater, expressar opiniões e formular argumentos próprios, a partir da leitura compartilhada e individual dos livros citados. As atividades permitiram aos professores planejarem atividades diversificadas para sanar essas dificuldades. Para finalizar, os alunos apresentaram seus trabalhos fazendo uso da tecnologia.
Segundo a professora Márcia Oliveira, foi possível oportunizar aos alunos a melhoria da leitura, interpretação e produção de texto, além do uso das novas tecnologias, permitindo novos aprendizados.
Alunos antes da apresentação
Socialização da leitura
Alunos apresentando a leitura
Márcia Regina de Oliveira – Docente Responsável pela Gestão da Sala e Ambiente de Leitura
Foi inaugurada, no dia 17 de fevereiro de 2023, a sala de leitura da E.E. Profª Angélica de Oliveira, localizada no Centro de Álvares Machado. O evento foi aberto pela Srª Diretora Márcia Peruzzo Santos e pela professora responsável pela sala de leitura Márcia Oliveira, contou com a presença especial dos alunos e professores do período da manhã e da noite da escola. Cada sala foi recepcionada separadamente, pois foram apresentadas as normas de utilização do espaço durante o período de estudo. Os alunos receberam marcador de páginas, como uma forma de incentivo para a retirada do seu primeiro livro.
A inauguração ocorreu após 4 anos da sala de leitura fechada. “Com o espaço colorido e amigável, os alunos podem conhecer diversas obras literárias que abrangem todos os gêneros e fazem uma ponte que possibilita que os leitores vejam o mundo de uma nova forma. Além disso, os alunos podem usar o espaço como uma extensão de cada sala de aula, estimulando a prática da leitura, o desejo e o prazer de ler, auxiliando o trabalho pedagógico dos professores”, comemora a professora responsável pela sala, Márcia Oliveira”.
A diretora Márcia Peruzzo Santos, o professor de Língua Portuguesa Ariel Pontes e a professora responsável pela sala de leitura Márcia Oliveira.