Poemas tristes são pistas que levam
à descobertas importantes sobre a personalidade do poeta
Por Lucimeire Peres Mineguesso – Docente Responsável pela Gestão da Sala e Ambiente de Leitura
Partindo do princípio que o personagem central da história é dono de ideias admiráveis, a mudança definitiva de sua vida triste e isolada, o enredo é marcado por uma carta de sua leitora, crítica e fã incondicional, Charlô.
Por este viés, o livro da autora, Eva Furnari, traz à tona a vida conturbada do poeta Felpo Filva, um coelhinho escritor famoso, que consegue envolver os estudantes, dos sextos anos, da E. E. Dr. Marrey Júnior, zona Oeste, de Presidente Prudente, em um Projeto de Leitura durante o primeiro semestre do ano letivo de 2023.
As responsáveis pela organização e condução dos trabalhos foram as professoras, Lucimeire Peres Mineguesso (Sala de Leitura) e Adriani Luiza de Oliveira Lucio (Língua Portuguesa), as quais relataram que as ações partiram da vivência das boas práticas de leitura, desenvolvidas ao longo dos anos na Unidade Escolar.
Destacaram, ainda, a importância da troca de experiências entre os estudantes da turma, em relação às habilidades leitoras, como também, a prática de produção textual. Já para a estudante, Maria Gabrielle, uma das participantes do projeto, “O protagonismo juvenil se concretizou por meio das oportunidades que a escola ofereceu.”
Alunos produzindo os textos
Alunos e professoras envolvidas no projeto
Livro Trabalhado
Produção Escrita
Lucimeire Peres Mineguesso Balotari de Souza - Docente Responsável pela Sala e Ambiente de Leitura.
No mês de outubro (5), o projeto de leitura dos alunos dos sextos anos, idealizado e desenvolvido pelas professoras Valdirene (Língua Portuguesa) e Lucimeire (Sala de Leitura) encerrou as atividades por meio de uma metodologia ativa que estimulou ainda mais a criatividade e o protagonismo dos estudantes: World Café.
Criado por Juanila Brown e David Isaccs, em 1995, na Califórnia/EUA, a técnica visava contribuir para a criação de espaço coletivo de reflexão e socialização de ideias. Adaptada ao universo escolar, a estratégia foi apresentada em formações de ATPC pela EFAPE e trazida pela professora Lucimeire aos alunos para o encerramento das atividades de um de seus projetos de leitura, especificamente “O Mistério da Ilha”, da autora Ana Maria Machado, que propunha a leitura dos livros aos estudantes dos 6º anos.
As professoras relatam que a atividade contribuiu e impactou positivamente no engajamento dos alunos com a leitura, além de ter proporcionado espaço para o compartilhamento de ideias, troca de experiências e protagonismo.