Projeto: Chá Literário
Leitura, Interpretação e Produção de Poemas
Por: Maria Aparecida Zerial - Docente Responsável pela Gestão da Sala e Ambiente de Leitura
Um dos grandes desafios que todos os professores encontram em sua prática pedagógica é despertar o interesse pela leitura, que é fundamental para o desenvolvimento da competência leitora e engloba diversas habilidades, tais como: a decodificação, compreensão e interpretação textuais.
Neste sentido, dominar essas habilidades constitui um desafio, porém é fundamental na formação de leitores competentes que possam apreciar a arte literária, identificando na estrutura do poema, por exemplo, aspectos que produzem significados, tais como: a sonoridade, o ritmo, a métrica e a poesia.
Assim, para estimular a leitura e superar esses percalços, nasceu o Projeto Chá Literário, pensando na formação de novos leitores para que possam, tanto compreender ideias e conceitos encontrados nos textos escritos, como fruir um texto literário, desenvolvendo a sensibilidade artística dos alunos.
O objetivo, além de desenvolver a competência leitora dos alunos, foi o de inserir, na vida desses leitores em formação, uma leitura que esteja além do pragmatismo dos textos escritos funcionais, para que fossem estimulados a iniciar a leitura de textos literários que os levassem à fruição artística, fundamental para o equilíbrio existencial humano.
Para tanto, optar pela escolha do gênero textual poema foi adequado para as pretensões, já que possibilita múltiplas interpretações, dialoga com a subjetividade do leitor, além de possuir características estruturais próprias, importantes na produção de significados, tais como: métrica, sonoridade por meio de rimas e, muitas vezes, uma sintaxe própria.
Desta forma, o gênero trabalhado, começou pela execução do Projeto, utilizando como recursos didáticos livros de poemas, notebook e materiais reciclados, em diferentes espaços, a Sala de Tecnologia, a Sala de Projetos e a Sala de Leitura.
A importância de utilizar diferentes recursos didáticos para demonstrar aos alunos as possibilidades de se produzir poemas, são mecanismos fundamentais para trabalhar a significação, por meio de diferentes canais de comunicação e por meio de diferentes representações, tais como, pequenas instalações artísticas feitas com material reciclável.
Para tanto, foi realizada uma parceria com a professora de Eletivas, Marlene Biscaino Após definir os objetivos do Projeto, foi escolhido o gênero literário e depois os recursos que seriam utilizados. Por fim, restou estabelecer as etapas e as metodologias para o processo, pensar no desenvolvimento e nas habilidades subsequentes para a consolidação da competência leitora, habilidades essas que vão desde a decodificação das palavras, passando pela interpretação textual e suas possibilidades de produção de significados, até a produção de textos escritos com viés literário.
O Projeto
Etapas de execução do projeto e as metodologias utilizadas:
Professores:
1° - Organizar os grupos de alunos para que se familiarizassem com os livros e, posteriormente, escolhessem os que mais se identificavam.
2º - Realizar as leituras explicativas em voz alta.
3º - Destacar as características do gênero poético, tais como: sonoridade, ritmo, estrofes e rimas presentes na estrutura do texto poético.
4° - Explicar aos alunos a possibilidade de múltiplos significados na interpretação dos textos literários.
5º - Demonstrar aos alunos como os objetos podem compor textos e produzir significados, dependendo do contexto e disposição que tenham no espaço.
Alunos:
1° - Escolher as obras com base nas capas, formatos dos livros, apresentações dos autores, conteúdos, apresentação editorial etc.
2°- Realizar uma leitura silenciosa e interpretação individual.
3º - Escolher alguns poemas que gostariam de compartilhar a leitura realizada.
4º - Realizar leitura compartilhada, em voz alta.
5° - Ressaltar as características do poema;
6° - Criar ilustrações, transferindo os significados encontrados nos textos poéticos para a linguagem gráfica, visual etc.
Avaliação e Culminância
Durante todo o processo pedagógico houve alguns percalços, porém o resultado foi amplamente positivo, considerando o envolvimento dos alunos. Os alunos conseguiram relacionar a produção de significados à estrutura do gênero, importante fator, pois a medida em que os sons e até mesmo a edição gráfica produzem significados, possibilita ao aluno vislumbrar interpretações com novas linguagens, introduzindo assim, as instalações.
Como culminância do projeto , foi realizado o Chá Literário, momento no qual foram realizadas leituras, apresentando os poemas produzidos pelos alunos, além das pequenas instalações e poemas visuais produzidos durante o projeto.
Em relação aos elementos referenciais, para embasar a avaliação, foram fornecidos durante a execução do projeto: leituras e interpretações que levaram a compreensão do gênero, análises e interpretações das obras e a produção dos textos poéticos expostos no Chá Literário.
De acordo com a docente responsável pela Gestão da Sala e Ambiente de Leitura, Maria Aparecida Zerial, o objetivo de formar leitores e produtores de textos artísticos literários foi alcançado com sucesso. “A avaliação final foi realizada durante a realização do projeto, os alunos se familiarizaram com os poemas e com suas possibilidades significativas e, o mais importante, passaram de leitores a produtores textuais”, destacou, Zerial.
Maria Aparecida Zerial Mateo – Docente Responsável pela Gestão da Sala e Ambiente de Leitura
O projeto “Meus Poemas” surgiu a partir da iniciativa da professora de Eletivas, Joelma, e da professora responsável pela Sala de Leitura, Maria Aparecida Zerial, e foi desenvolvido durante o ano letivo de 2022 na E.E. Fernando Costa. Sua criação se deu para proporcionar aos alunos, mais especificamente dos 7° e 8° anos, a oportunidade de acessarem o universo mágico da literatura por meio da poesia. Para isso, foram realizadas diversas etapas, tais como ambientação e familiarização com os textos poéticos, leitura e interpretação individual e coletiva, seleção de temas, produção textual e apresentação dos textos produzidos.
O projeto teve como um dos objetivos proporcionar a inserção dos alunos no mundo mágico da literatura, criado pelas inúmeras possibilidades significativas da palavra escrita. Para isso, nada melhor que a poesia, daí a escolha do gênero poético e sua estrutura concisa. Nesse sentido, as professoras proporcionaram aos alunos momentos nos quais puderam se ambientar com os livros, identificando autores, estilos, e temas diferentes.
Assim, os alunos tiveram acesso às obras de poesia, manusearam e se familiarizaram com o acervo, enquanto escolhiam as que gostariam de ler. Os professores ajudavam nessa escolha e, ao mesmo tempo, davam dicas sobre os estilos, estruturas e estimulavam a interpretação pessoal. Nesse momento de ambientação, houve a leitura interpretativa de alguns poemas e, no final dessa etapa os alunos, já familiarizados ao gênero, levaram os livros escolhidos para realizarem uma leitura individual.
Realizadas as leituras individuais, durante os encontros entre os professores responsáveis pelo projeto e os alunos, houve momentos de interação e compartilhamento das impressões leitoras, produzindo discussões, interpretações pessoais que se somaram na construção de significados coletivos. Enquanto realizavam as dinâmicas de interpretação textual de maneira individual e coletiva, os alunos escolhiam temas que se identificassem para a sua produção textual.
Nessa última etapa do projeto, a de produção textual, os professores construíram, junto com os alunos, o caminho da criação poética; escrita, reescrita, ajuste dos sons e das significações precisas que pudessem aproximar ao máximo os sentimentos, os sonhos e fantasias dos textos escritos. Dessa forma, foi constituído todo o percurso que levou os alunos às diferentes estações da produção literária, desde a leitura e interpretação, pontos de partida, passando pela crítica, produção literária, até chegar à estação final que é a recepção, nesse caso, constituída pelos 6° anos no seu papel de leitor e receptor.