E. E. TANNEL ABBUD COMENDADOR

EXPOSIÇÃO “FOLCLORE BRASILEIRO” – E. E. TANNEL ABBUD 

Por: Luciana Martins Francisco – Docente responsável pela Gestão da Sala e Ambiente de Leitura


Os alunos da E. E. Comendador Tannel Abbud, de Presidente Prudente, participaram da Exposição Cultural, com o tema “Resgatando a Cultura Popular Brasileira”, em comemoração ao Dia do Folclore. O Projeto foi desenvolvido pela Sala Ambiente de Leitura, sob a responsabilidade da professora Luciana Martins Francisco, em parceria com a disciplina de Língua Portuguesa. O período escolhido foi de 07 a 22 de agosto, envolvendo toda a comunidade escolar, sendo que todas as atividades realizadas pelos alunos foram apresentadas em um evento no encerramento do Projeto. 

A Exposição do Folclore Brasileiro teve como objetivo o estímulo do gosto e o hábito pela leitura, levando os estudantes a viajarem pelo universo das lendas, crendices, adivinhas, trava-línguas, parlendas, ditados, canções, poesias, contos, além de apresentar a riqueza cultural do nosso país.  Outro objetivo contemplado foi o de proporcionar aos alunos a percepção da influência dos povos africanos, europeus e indígenas, no Folclore Brasileiro, além da identificação dos elementos característicos de cada região brasileira. 

Para a professora de Língua Portuguesa, Sara Gonçalves da Costa, a parceria com a  Sala de Leitura enriqueceu o vocabulário dos alunos, a partir das leituras de diversos gêneros textuais, apresentados na exposição, e foi um evento de grande importância para o enriquecimento cultural dos alunos, pois além de despertar o prazer pela leitura, divulgou as obras disponíveis, e isso foi fundamental para incentivo à leitura.

Os alunos do Ensino Fundamental participaram de diversas atividades, como a leitura compartilhada, contação de história, desafio de trava-língua, oficina de dobradura, pintura dos personagens “Saci” e “Boto", e cantigas cantadas. 

As atividades promoveram o desenvolvimento do protagonismo juvenil com os estudantes.  Já os alunos do Ensino Médio, confeccionaram desenhos de Cordel, xilogravuras, teatros de fantoches e dedoches. 

A aluna Maria Isadora Oliveira de Almeida, do 2ºA-E.M, destacou que as leituras feitas por ela serviram para rever os gêneros textuais e foram de grande importância para sua formação acadêmica. 

Alunos do E.F. realizando leituras das lendas e contos folclóricos

Alunos do E.F. realizando leituras das lendas e contos folclóricos

Desafio de trava-língua, teatro de fantoches e dedoches 

Contação de histórias

PROJETO - “SABER MAIS” OU “SE LIGA NA LEITURA”


Luciana Martins Francisco – Docente Responsável pela Gestão da Sala e Ambiente de Leitura 

Considerando que a interatividade e conectividade relacionadas ao uso excessivo de aparelhos digitais acabam criando uma realidade que afasta cada vez mais nossos alunos do ato de ler, bem como o pouco incentivo fora do espaço escolar, além do baixo interesse pela leitura, fez-se necessário uma parceria com a Sala e Ambiente de Leitura e as professoras de Língua Portuguesa Sonia Breschi e a professora de Orientação de Estudos Milena Santana da E.E.E.I. Com. Tannel Abbud, a fim de buscarem novas estratégias para resgatar o hábito da leitura como ato de prazer e requisito para emancipação social e promoção da cidadania. O Projeto envolveu alunos do Ensino Fundamental do 6º A, 9º A e B, no qual escolheram o livro em visita à Sala de Leitura, acompanhados pela professora de Língua Portuguesa.

O projeto de leitura, iniciou no segundo semestre do ano letivo de 2022, no período de 16/10 a 02/12, com indicação do livro “O contador de estrelas”, do autor Marcos Aurélio Ceccon, envolvendo alunos do 6º ano. Iniciando com a leitura individual em sala de aula e após a produção de desenhos que a representasse, alguns alunos destacaram a inicial de seu nome, e reescreveram as histórias, conforme personagem e tema. No 9º ano, tiveram uma aula de leitura semanal de gêneros diversos, no ambiente da Sala de Leitura, onde fizeram em forma de registros suas anotações, também leram o livro “O contador de estrelas”, realizaram desenhos que o representasse e alguns alunos destacaram a inicial de seu nome. Ao final, todos os trabalhos foram expostos na sala ambiente de leitura.

O Projeto teve como principais objetivos: Despertar o prazer da leitura e aguçar o potencial cognitivo e criativo do aluno; promover o desenvolvimento e a ampliação do vocabulário, favorecendo a estabilização de formas ortográficas; possibilitar a vivência de emoções, o exercício da fantasia e da imaginação; possibilitar produções orais, escritas e em outras linguagens através da multimodalidade e do multiletramento, garantindo a formação crítica e emancipadora. A finalização foi através de uma exposição e varal dos trabalhos realizados.  


EXPOSIÇÃO DOS TRABALHOS E MOMENTO LEITURA