E. E. JOÃO CARLOS PADILHA DE SIQUEIRA PASTOR

RAÍZES DO PADILHA – CONHECENDO NOSSA HISTÓRIA


Por Ozana A. dos Santos – Professora Responsável pela Gestão da Sala e Ambiente de Leitura


 No 1º semestre de 2023, na E.E.E.I. Pastor “João Carlos Padilha de Siqueira”, as professoras Ozana A. dos Santos (Sala de Leitura) e Thays de Pádua Teixeira (Arte), e  os professores Guilherme Silva de Sousa (Geografia) e José Rafael da S. Lima (Sociologia), fizeram uma parceria para o desenvolvimento do projeto de Mediação & Linguagem, tendo como desafio orientar os estudantes Gabriele F. Garcia, Micael Rainner e Guilherme Adriano da Fonseca, na elaboração de um documentário sobre o Patrono da Escola, por meio de uma investigação científica, com o objetivo de coletar dados sobre a importância da escola para o bairro e o porquê da escolha do patrono Pastor João Carlos Padilha de Siqueira.

O principal objetivo desse projeto foi resgatar a história do patrono, a fim de preservar sua memória. Para tanto, uma das ações consistiu na pesquisa para o conhecimento da História do Patrono da Escola, do levantamento de sua biografia e do processo de escolha de seu nome. 

A memória, entendida como elemento fundamental na formação da identidade cultural, individual e coletiva, na instituição de tradições e no registo de experiências significativas, deve ser valorizada e preservada. Haja visto que, preservar a memória cultural de uma sociedade não significa atrelá-la ao passado e impedir seu desenvolvimento, mas sim conservar seus pilares constituintes para não perder conhecimentos e identidades.  Pensando sob este prisma, a elaboração desse projeto visou proporcionar elementos para uma leitura crítica da experiência educacional, além de ter propiciado uma excelente oportunidade para os estudantes colocarem os seus lados “repórter” para funcionar, pois, para isso, tiveram de buscar fontes que conviveram  com o patrono, como por exemplo, familiares e amigos.

          https://youtube.com/watch?v=Oo_15hlJ8so&feature=share9

Estudantes pesquisando sobre o Patrono da Escola com a professora Thays de Pádua Teixeira

Estudantes selecionando os textos para a construção do documentário com o professor José Rafael da S. Lima 

Estudantes pesquisando sobre o Patrono da Escola com a professora Thays de Pádua Teixeira

PROJETO PIZZA LITERÁRIA

Ozana A. Santos – Docente Responsável pela Gestão da Sala e Ambiente de Leitura


Os alunos da E.E.E.I. Pastor João Carlos Padilha de Siqueira participaram, do dia 22/05 a 30/06/2022 do projeto “Pizza Literária”, desenvolvido pelos professores de Língua Portuguesa Éder e Márcia, em parceria com a professora da Sala de Leitura Ozana Santos.

O projeto relaciona-se ao Objetivo do Desenvolvimento Sustentável no 4, que visa assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.

A intenção deste projeto foi envolver os estudantes numa atitude mais participativa no trabalho com o texto, observando a adequação de uso da linguagem, a partir da leitura de diversos gêneros textuais, tendo em vista diferentes situações comunicativas, proporcionando, assim, condições para tornar a aprendizagem da leitura e da produção de texto mais eficiente e prazerosa.

Esse projeto foi desenvolvido com estudantes do 8º.ano A do Ensino Fundamental e, também, os estudantes da 2ª série A do Ensino Médio. Primeiramente, eles foram convidados para irem à Sala de Leitura para escolherem um livro de sua preferência. Após a leitura do livro, eles reuniram-se numa roda de conversa para compartilharem suas ideias sobre a obra literária escolhida por cada um deles. Houve depoimentos marcantes dos alunos, tais como: “ler é entrar num mundo mágico cheio de acontecimentos”. A seguir, os estudantes construíram uma “pizza” e em cada “fatia” escreveram um breve resumo da história lida, retratando os fatos mais marcantes do enredo. Nas tampas das caixas de pizzas, eles desenharam a capa do livro com os respectivos nomes das obras literárias.

A equipe escolar considerou esse projeto um sucesso, pois oportunizou o desenvolvimento da competência leitora e escritora dos estudantes com autonomia e responsabilidade.